O teste de usabilidade é essencial para quem vai lançar um site ou aplicação nova. Isso porque ele testa o produto antes de chegar no público final. Apesar de existir outros testes a serem feitos no momento da criação de um site, o teste de usabilidade é ideal para verificar a qualidade e consistência do produto.
O que é o teste de usabilidade?
É um método de testagem que, a partir do ponto de vista do usuário, lhe dá respostas concretas sobre como executar um projeto digital. Ou seja, é uma maneira de comprovar a qualidade de uma interface ao colocá-la em ação com usuários.
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Como funciona?
A execução do teste, de certa forma, é uma parte bem simples do processo. Ela se dá de forma automática, pelo uso de pessoas reais, ao observar seu comportamento dentro da plataforma. Agora, o feedback por parte do usuário pode vir através de formulários ou perguntas abertas.
Como funciona?
Ao selecionar os participantes peça para eles executarem ações dentro do site, e usá-lo normalmente, como um possível cliente faria. Ao final, você terá resultados importantes para a melhoria de sua interface.
Para que serve?
Além de medir a qualidade do seu produto digital, avaliar o fluxo do site e conferir se tudo está funcionando devidamente, atendendo as necessidades dos usuários, os testes servem pra indicar o comportamento de sua persona, mostrando como preferem usar seu produto.
Tipos mais comuns de teste
Diferente dos outros dessa lista, conta com o auxílio de usuários que já lidaram com a plataforma. Ao invés de buscar um participante que nunca tenha lidado com seu produto digital, você seleciona uma pessoa que passou por um teste anterior.
– Teste de aprendizado
Busca fazer uma comparação da sua plataforma com um concorrente. Sendo assim, o usuário faz os testes na sua interface e na interface do concorrente. Dessa forma, você pode comparar os desempenhos e buscar melhorias.
– Teste competitivo
É o modelo mais simples entre as testagens. No teste de descoberta de problemas, o usuário deve passar pelos testes e descobrir falhas na sua interface. Ou seja, são identificados os problemas que podem impedir a plataforma de ser usada de forma fluida.
– Descoberta de problemas
Os testes de benchmark comparam duas versões do mesmo produto. Ou seja, você desenvolve duas interfaces e coloca o usuário para testar as duas. Dessa forma, você pode comparar os resultados das duas versões e aplicar os pontos positivos em uma única versão.
– Testes de benchmark
Geralmente, se usa os heatmaps, que acompanham o movimento do mouse na tela. Contudo, nem sempre os olhos estão no mesmo local que o mouse. Assim, surgiu o eye-tracking, um equipamento sofisticado que consegue mapear por onde os olhos passam em uma página. Os resultados podem ser importantes para o desenvolvimento do produto.
– Eye-tracking
Diz mais sobre os designers que os testadores. Inclusive, eles podem ser aplicados em todos os testes citados. O teste moderado é acompanhado pelo designer, e segue uma espécie de roteiro. Além disso, pode auxiliar o testador em eventuais dúvidas. Já o não moderado deixa o testador livre, para que ele mexa na plataforma como desejar.
– Moderado ou não moderado
Etapas de um teste de usabilidade
É preciso seguir alguns passos: – Determinar o que precisa ser testado – Identificar o melhor método – Criar as tarefas que devem ser seguidas – Encontrar um grupo de participantes – Conduzir o teste – Analisar os resultados e fazer um relatório das descobertas
Quais métricas usar?
O principal ponto a ser analisado nos seus resultados é o tempo que o usuário levou para realizar uma tarefa. Esse dado é essencial para a execução do seu projeto. Essa métrica também pode ajudar a determinar a curva de aprendizado e a avaliar a velocidade da interface.
Quais métricas usar?
Em seguida, você deve avaliar a taxa de conclusão do teste. Com esse resultado, é possível analisar se os testadores conseguiram concluir os testes com dificuldade ou não. Além disso, avalia a eficácia ao cumprir uma tarefa, e se teve problemas ou não.