Considerado o “pai do Marketing”, Philip Kotler é uma das principais referências nesse campo. Assim, a sua contribuição para o marketing é vasta, tendo publicado mais de 50 livros, entre artigos e palestras ministradas. Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Com uma trajetória acadêmica brilhante, ele publicou o seu primeiro livro, ‘Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”, em 1967, considerado atualmente como a bíblia do Marketing.

Desde cedo, o economista tinha a percepção de que o marketing possuía ligações diretas com a economia. Para ele, o marketing deveria ser a estratégia central de qualquer empresa, uma vez que o lucro está ligado ao bem-estar do consumidor. Dessa forma, entre as suas contribuições é possível destacar alguns itens de importância.

Contribuições de PK

A área de marketing saiu de uma posição marginalizada para uma posição central dentro das empresas. Kotler trouxe a ideia de que o preço em si não era a parte mais importante de um negócio. Desse modo, ressaltou a importância que o marketing possui enquanto estratégia de vendas e gestão para uma empresa.

Divulgação do marketing

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O marketing deixou de ser ligado apenas às vendas e passou a abranger também a parte de comunicação entre a empresa e o consumidor. Assim, criar relacionamento com o cliente passou a ser uma forma de inovar, uma maneira de manter um negócio vivo.

Ampliação das áreas do marketing

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Kotler criou os conceitos de Marketing Social e Demarketing. O Marketing Social diz respeito à influência que o marketing pode exercer nas pessoas. Por outro lado, o Demarketing diz respeito à qualidade de produtos e serviços ao invés de quantidade. É sobre a diminuição de demandas para a busca de produtos mais lucrativos.

Criação de novos conceitos

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Esse tipo de Marketing é definido pelo lucro através do alcance da mente dos consumidores.

Marketing 1.0

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Conceitos segundo PK

O Marketing 2.0 diz respeito ao interesse que as empresas têm sobre os seus clientes.

Marketing 2.0

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No Marketing 3.0, as empresas querem agregar valor ao mundo, e não apenas vender os seus produtos.

Marketing 3.0

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Por fim, o Marketing 4.0 diz sobre a necessidade de as empresas estarem no ambiente digital. A ideia é somar os demais conceitos ao uso de dados.

Marketing 4.0

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Ensinamentos de Philip Kotler

Empresas que se engajam em questões socioambientais são mais bem vistas pelos consumidores.

Se posicione por causas sociais

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O processo criativo de quem trabalha com marketing envolve tempo de qualidade em atividades de lazer.

Separe tempo para o lazer

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Hoje, o mercado exige que os produtos e serviços de uma empresa atendam às necessidades específicas dos seus clientes.

Segmente seus clientes

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Inovar é uma maneira de manter um negócio vivo. Segundo Kotler, empresas morrem quando uma tecnologia se torna obsoleta e elas se recusam a inovar.

Aposte em inovação

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Todo negócio precisa de um planejamento estratégico para funcionar. Assim, é importante que esse aspecto não seja deixado de lado.

Nunca esqueça de planejar

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Os consumidores precisam fazer parte do processo criativo da sua marca. Então, peça ideias aos seus clientes.

Valorize os consumidores

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As redes sociais são ferramentas de extrema importância no mundo do marketing. Por isso, para alavancar os seus negócios, é preciso ter presença online.

Use a internet a seu favor

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Um bom design na hora de desenvolver um produto é parte crucial de todo o processo de criação.

Tenha um bom design

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Um processo de vendas envolve as seguintes etapas: Prospecção de clientes; Entender as necessidades do público-alvo; Desenvolver soluções; Fazer a proposta; Negociar os contratos; Vender. Para Kotler, as 3 primeiras são responsabilidade da área de marketing, enquanto as outras precisam ser operadas pela área de vendas.

Opere pelo funil de vendas

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Esteja sempre atento ao que os clientes têm a dizer sobre a sua marca. Hoje em dia, muitas pessoas tomam decisões de compra baseadas no que elas leem online.

Monitore sua marca

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Ao contar histórias você traz as pessoas para perto da sua empresa. As histórias geram identificação.

Conte histórias

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É importante que a sua marca se sobressaia sobre as demais. Então, construa uma identidade única e deixe a sua marca em seus clientes.

Construa bem a sua marca

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O surgimento das mídias sociais tornou o Marketing Tradicional obsoleto.

O Marketing Tradicional já era

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As compras online tornaram as lojas físicas algo a se repensar. Precisa-se que essas lojas proporcionem uma experiência agradável à quem ainda a frequenta.

Transforme lojas físicas

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O marketing precisa ser a estratégia central do seu negócio. Assim, não o trate como um simples departamento.

Marketing não é simples

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