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Philip Kotler: Tudo sobre o "pai do Marketing"

Philip Kotler: conheça a biografia do pai do marketing

Philip Kotler, amplamente reconhecido como o “pai do Marketing”, figura como uma das principais autoridades no campo. Atualmente, é considerado o mais proeminente especialista na área de marketing, devido às suas significativas contribuições.

De fato, seu legado no marketing é extenso, com mais de 50 livros publicados, além de inúmeros artigos e palestras proferidas. Quer saber um pouco mais? Vem com a gente!

Quem é Philip Kotler?

Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Possui uma trajetória única, e considerado a maior referência quando se fala no assunto. Com uma trajetória acadêmica brilhante, Kotler detém o título de PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

Nesse meio tempo, em 1967 ele publicou o seu primeiro livro, “Marketing: Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”, considerado atualmente como a bíblia do Marketing. Esse livro é indispensável aos cursos de pós-graduação em Marketing e Negócios.

Então você deve estar se perguntando: como ele conseguiu chegar até aqui? A gente te explica!

Quais são as principais contribuições dele para o marketing?

Desde cedo, o economista tinha a percepção de que o marketing possuía ligações diretas com a economia. Isso porque, ao longo do tempo, é possível perceber que as demandas no mercado vão mudando, e as estratégias de marketing precisa acompanhar essas mudanças.

Para ele, o marketing deveria ser a estratégia central de qualquer empresa, uma vez que o lucro está ligado ao bem-estar do consumidor. Um consumidor feliz significa, portanto, mais rendimentos à empresa.

Dessa forma, entre as suas contribuições, podemos destacar:

1- A divulgação da importância que o marketing possui

A área de marketing saiu de uma posição marginalizada para uma posição central dentro das empresas, pois antes acreditavam que essa não era uma forma de se constuir um negócio sólido.

Kotler trouxe a ideia de que o preço em si não era a parte mais importante de um negócio. O que é mais importante, na verdade, é como você usa as estratégias de marketing para construir um relacionamento de confiança com os seus clientes.

Desse modo, ressaltou a importância que o marketing possui enquanto estratégia de vendas e gestão para uma empresa.

2- A ampliação das áreas de abrangência do marketing

O marketing deixou de ser ligado apenas às vendas e passou a abranger também a parte de comunicação entre a empresa e o consumidor. É a partir dessa relação construída através da comunicação que o sucesso da empresa se consolida e proporciona bons frutos, ou melhor, bons lucros.

Assim, criar relacionamento com o cliente passou a ser uma forma de inovar, uma maneira de manter um negócio vivo.

3- A criação de novos conceitos

Além das contribuições anteriores, o grande pioneiro criou os conceitos de Marketing Social e Demarketing.

O Marketing Social diz respeito à influência que o marketing pode exercer no comportamento das pessoas, de forma que eles beneficiem a comunidade. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de campanhas criadas pela empresa, as quais podem tratar de atualidades. Aqui, mais uma vez, é reiterada a ideia de que a relação construída com o seu público é de extrema importância.

Por outro lado, o Demarketing diz respeito à qualidade de produtos e serviços em detrimento da quantidade. Portanto, trata-se da diminuição de demandas para a busca de produtos mais lucrativos.

Conceitos de Marketing segundo Philip Kotler

Veja, abaixo, os principais conceitos criador por Philip Kotler.

Marketing 1.0

Esse tipo de Marketing é definido pelo lucro através do alcance da mente dos consumidores. Ou seja, através de serviço e produtos de boa qualidade. É uma das maiores estratégias utilizadas por empresas.

Marketing 2.0

Por sua vez, o Marketing 2.0 diz respeito ao interesse que as empresas têm sobre os seus clientes. Dessa forma, eles podem oferecer serviços e produtos de acordo com as necessidades demonstradas. É conhecendo como o seu público se comporta e quais os seus desejos diante das demandas do mercado que essa estratégia se consolida.

Marketing 3.0

No Marketing 3.0, as empresas querem agregar valor ao mundo, e não apenas vender os seus produtos. Aqui, é fundamental definir quais valores sua empresa carrega e como esses valores fazem de sua empresa a melhor opção na concorrência.

Marketing 4.0

Por fim, o Marketing 4.0 diz sobre a necessidade de as empresas estarem no ambiente digital. A ideia é somar os demais conceitos ao uso de dados.

15 lições de marketing de Philip Kotler

A essa altura, você já sabe o porquê de Philip ser considerado a figura mais importante quando se trata de marketing. Veja agora quais são as 15 lições listadas por esse gigante.

1- Se posicione em frente a causas sociais

Empresas que se engajam em questões socioambientais são mais bem vistas pelos consumidores. Dessa maneira, o bem-estar social deve ser priorizado.

2- Separe tempo para o lazer

O processo criativo de quem trabalha com marketing envolve tempo de qualidade em atividades de lazer. Ou seja, as boas ideias surgem de mentes descansadas.

3- Segmente seus clientes

Hoje, o mercado exige que os produtos e serviços de uma empresa atendam às necessidades específicas dos seus clientes. O conceito de persona surgiu através dessa percepção.

4- Aposte em inovação

Como foi dito anteriormente, inovar é uma maneira de manter um negócio vivo. De acordo com Kotler, as empresas morrem quando uma tecnologia se torna obsoleta e elas se recusam a inovar e adotar um novo sistema.

5- Nunca esqueça de planejar

Todo negócio precisa de um planejamento estratégico para funcionar. Desse modo, é importante que esse aspecto não seja deixado de lado. Ou seja, o planejamento é essencial para tomada de decisões bem-sucedidas.

6- Valorize os consumidores

Os consumidores precisam fazer parte do processo criativo da sua marca. Dessa maneira, peça ideias aos seus clientes. Isso gera um sentimento de pertencimento que será benéfico para a sua empresa.

7- Use a internet a seu favor

Atualmente, as redes sociais são ferramentas de extrema importância no mundo do marketing. Por isso, para alavancar os seus negócios, é preciso ter presença online.

8- Opere pelo funil de vendas

A princípio, um processo de vendas envolve as seguintes etapas:

  • Prospecção de clientes
  • Entender as necessidades do público-alvo
  • Desenvolver soluções
  • Fazer a proposta
  • Negociar os contratos
  • Vender

Para Kotler, as 3 primeiras são responsabilidade da área de marketing, enquanto as outras precisam ser operadas pela área de vendas.

9- Não esqueça da importância de um bom design

Um bom design na hora de desenvolver um produto é parte crucial de todo o processo de criação.

10- Monitore sua marca

O cliente é quem vai garantir o seu sucesso. Ou seja, esteja sempre atento ao que os clientes têm a dizer sobre a sua marca. Atualmente, muitas pessoas tomam decisões de compra baseadas no que elas leem online.

11- Conte histórias

Ao contar histórias (storytelling) você traz as pessoas para perto da sua empresa. Isto é, histórias geram identificação, e desse modo, os clientes se sentem próximos da marca.

12- Construa bem a sua marca

É importante que a sua marca se sobressaia sobre as demais. Dessa forma, construa uma identidade única e deixe a sua marca em seus clientes.

13- Entenda que o Marketing Tradicional não funciona mais

O surgimento das mídias sociais tornou o Marketing Tradicional obsoleto. Em síntese, o novo Marketing é marcado pela constante busca de informações através da internet. Desse modo, aquilo que é mostrado apenas em propagandas e comerciais não é mais suficiente.

14- Transforme lojas físicas em uma experiência

As compras online tornaram as lojas físicas algo a se repensar. Assim, é necessário que essas lojas proporcionem uma experiência agradável àqueles clientes que ainda as frequentam.

15- Não trate o marketing como um simples departamento

O marketing precisa ser a estratégia central do seu negócio. Assim, não o trate como um simples departamento, dê a independência que ele precisa.

“O marketing é uma corrida sem linha de chegada”.

Quais são as principais obras de Kotler?

Conheça quais as principais obras de Philip e entenda o porquê de elas serem fundamentais para a sua carreira.

1- Marketing de A a Z

Aqui, ele explora ideias fundamentais para o funcionamento dos negócios. Ele traz pontos essenciais que pessoas do ramo precisam ter na ponta da língua para conseguir alcançar o seu sucesso.

2- Os 10 Pecados Mortais do Marketing

O objetivo central dessa obra é apresentar os principais erros cometidos e quais as principais soluções que o empreendedor precisa adotar para evitá-las.

3- Minhas Aventuras no Marketing

Nessa obra, o autor faz um relato autobiográfico sobre a sua trajetória no mundo do marketing.

Aqui, ele conta o caminho que percorreu para chegar na posição em que se encontra, sendo a maior referência quando se trata do assunto. Ele conta histórias desde que ele era aluno no ambiente acadêmico até o percurso trilhado para que ele fosse fortemente atuante nesse âmbito.

4- Marketing Social

Importante obra para entender como uma marca ganha espaço a partir da análise de hábitos de consumo do seus clientes e a fidelização à marca.

O autor também faz um passo a passo para planejar o marketing para o negócio. Bacana, né?

E você, tá pronto para entrar nessa corrida?

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