Rebranding é uma estratégia de reestruturação de marca em que todos os elementos abrangidos pelo branding são reavaliados. Geralmente, ela é adotada quando a marca percebe que não está mais atingindo os mesmos resultados de antes e deseja criar uma nova identidade.

Qual é a importância do rebranding?

1 – Alcance novos públicos

Com o passar do tempo, pode ser que a sua empresa encontre grupos de possíveis consumidores que ainda não estão sendo abrangidos nas estratégias. O rebranding pode adaptar suas campanhas publicitárias e de marketing para atingir esse público também.

Existem inúmeros casos de marcas que expandiram as suas linhas de produtos. Um exemplo é a marca americana Dunkin’ Donuts, que aumentou o cardápio e passou a vender sanduíches, salgados e diversas bebidas quentes e geladas. Ela passou a ser chamada apenas de Dunkin’, mas manteve as suas cores e estilo característicos. Isso é rebranding.

2 – Inclua novos produtos

Acompanhe as tendências, transmitindo modernidade em sua identidade visual e se mantendo importante tanto para clientes atuais, como para novos possíveis clientes.

3 – Faça manutenção da relevância

Se a marca não consegue passar sua principal mensagem, é porque o branding está falhando de alguma forma. O rebranding é ideal.

4 – Aumente a consciência de marca

Com o crescimento da marca, esses aspectos podem se transformar, e a sua marca precisa refleti-los. Nesse contexto, o rebranding é essencial, pois permite que essas mudanças tenham um impacto positivo, tanto no público, quanto nos colaboradores da empresa.

5 – Atualize a visão, missão e valores

Quando fazer rebranding?

Se sua marca está “sob nova direção”, você deve considerar reformular sua identidade visual e outras estratégias de branding, para enfatizar as novidades para o público.

1 – Mudança de donos

Marcas que se unem devem buscar uma nova identidade que represente a essência das duas e da nova empresa que surge.

2 – Fusões entre empresas

Quando uma marca muda o seu propósito, é preciso comunicar essa mudança para o público, e o rebranding é uma oportunidade de deixar a marca fazê-lo.

3 – Alteração do propósito

Se a sua marca deseja se conectar com públicos diferentes do original, o rebranding passa a ser necessário, já que a persona da marca também é alterada.

4 – Reposicionamento no mercado

A princípio, uma marca que passa atuar em outras regiões do mundo deve buscar o rebranding como forma de se adequar a uma identidade mais global e multicultural.

5 – Internacionalização

Quando NÃO fazer rebranding?

Se não há um motivo específico para mudar, o rebranding pode ser mais prejudicial do que benéfico.

1 – A marca quer mudar sem motivo

Utilizar o rebranding nesses casos não é aconselhável porque o público-alvo pode perceber e entender a atitude como uma “fuga de responsabilidade”.

2 – A marca quer disfarçar polêmicas

O rebranding chama a atenção, mas caso ele não tenha uma motivação por trás, o efeito da mudança será temporário e ele causará pouco impacto nas vendas. Avalie bem suas motivações antes de colocá-las em prática.

3 – A marca quer chamar a atenção

Como fazer rebranding?

Faça uma nova pesquisa com o seu público-alvo inicial e compare os dados coletados com os novos grupos que sua marca alcança atualmente. Feito isso, analise essas diferenças para entender o que mudou e reformular a buyer persona atual do seu negócio.

1 – Analise o público-alvo

Reveja os propósitos da sua empresa e faça alterações que estejam de acordo com o momento atual da sua marca.

2 – Reveja o propósito da empresa

O logo, as cores e a tipografia são elementos visuais que podem ser modificados para apresentar uma marca que não é nova, mas que é atual.

3 – Altere a logo da marca

Considere o tom e a voz da sua marca. A voz ajuda a diferenciar a sua marca, e o tom deve sofrer alterações dependendo da ocasião e de com quem está se dirigindo.

4 – Modifique a comunicação

Reavalie os principais canais que faz uso atualmente para alcançar o público-alvo e veja se outros devem ser considerados para atender aos interesses da “nova marca”.

5 – Reavalie os canais de comunicação