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SEO para Youtube: o que é e como alavancar as visualizações

SEO para Youtube: o que é e como alavancar as visualizações

Em síntese, o SEO para Youtube são as estratégias de otimização utilizadas para melhorar o posicionamento de canais e vídeos nos resultados de busca.

A plataforma oferece o seu próprio sistema de pesquisa, e tem bastante peso entre os buscadores da internet.

Nesse sentido, caso queiram alcançar as primeiras posições nos resultados das buscas, as marcas precisam se adequar, o quanto antes, às regras e critérios do algoritmo.

Como funciona o SEO para Youtube?

Em 2006, o YouTube foi comprado pelo Google.

Desde então, a plataforma adota a mesma inteligência de pesquisa do buscador.

Assim, o seu propósito é oferecer a melhor experiência de busca ao usuário.

Nesse sentido, quando você faz uma pesquisa no site, o algoritmo, considerando vários fatores, determina os melhores resultados para a sua busca.

Entre os fatores levados em consideração, estão o histórico de pesquisa e de navegação do usuário.

No entanto, para os criadores de conteúdo da plataforma, o algoritmo adota critérios de engajamento e de otimização do canal para rankear os resultados.

É importante lembrar que, como o buscador e o YouTube pertencem à mesma empresa, existe uma integração entre as plataformas.

Ou seja, quando alguém faz uma pesquisa no Google, existe a possibilidade de o buscador apresentar o seu vídeo – claro, se ele for relevante.

Quais são as melhores estratégias de SEO para Youtube?

Embora não haja uma receita a seguir, existem algumas técnicas de SEO para Youtube que podem te ajudar a ganhar pontos com o algoritmo. Entre elas, estão:

1 – Definir palavras-chave com bom potencial de alcance

Antes de tudo, pesquise quais palavras-chave têm potencial para atrair mais espectadores ao seu canal.

Tendo isso em vista, escolha aquelas que mais se adequam ao seu conteúdo.

E não se esqueça, apesar de termos populares terem alto volume de busca, eles também possuem mais concorrência.

Por isso, analise se, para o seu negócio, as palavras-chave long tail se encaixam melhor.

2 – Criar um bom título para o vídeo

Em síntese, um bom título, além de conter a palavra-chave do vídeo, precisa ser curto e criativo.

Dessa forma, seja conciso e procure despertar a curiosidade do público.

3 – Adicionar marcadores ao vídeo

Os marcadores, ou tags, são fundamentais para o rankeamento de um vídeo.

Isso porque o YouTube os utiliza para fazer a recomendação de vídeos relacionados.

Além disso, eles são usados pela plataforma para identificar os assuntos de um vídeo e fazer a indexação correta.

Por isso, use termos que façam sentido com o seu conteúdo para que o algoritmo não seja confundido.

4 – Escrever descrições atraentes

A descrição do vídeo precisa trazer informações sobre o que o vídeo fala, da maneira mais detalhada possível, e levando em consideração o fato de que o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca, é importante que as principais informações estejam no início do texto.

Além disso, a descrição também deve conter as palavras-chave que representam os temas tratados no vídeo.

Mas o mais importante é criar um texto atraente que envolva o público e gere mais engajamento para o vídeo.

5 – Não esquecer de editar o nome do arquivo

A palavra-chave principal do conteúdo precisa estar no nome do arquivo.

Dessa forma, antes de subir o vídeo, lembre-se de editar o nome.

6 – Fazer transcrições e legendas dos vídeos

A princípio, as transcrições e legendas são uma forma de informar ao algoritmo do que se trata o seu conteúdo, pois o algoritmo do YouTube não é capaz de ler imagens e vídeos.

No entanto, elas também servem para que os usuários possam acompanhar o vídeo mesmo se não puderem acionar o áudio.

E o mais importante de tudo, elas funcionam como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

O YouTube disponibiliza uma ferramenta própria para realizar esse trabalho.

7 – Produzir vídeos mais longos

Os vídeos mais longos tendem a alcançar as primeiras posições do ranking com mais frequência.

Isso porque eles são mais completos e, geralmente, atendem melhor às expectativas do público.

Por isso, invista em vídeos mais longos.

8 – Criar um resumo atrativo

O resumo que aparece nos resultados de busca é o que leva os usuários a clicarem no seu vídeo.

Nesse sentido, para que a taxa de cliques dos usuários (CTR) no seu vídeo aumente, fique atento às suas configurações.

É importante ressaltar que o resumo envolve desde o título até a miniatura do vídeo.

O CTR também é um importante fator de rankeamento.

Dessa forma, se empenhe ao editar o resumo do seu vídeo.

9 – Incentivar o público a interagir com os seus vídeos

Sempre lembre os seus espectadores de curtir e comentar os seus vídeos.

Peça também para que eles se inscrevam no seu canal e compartilhem o vídeo.

Essas interações têm um grande peso para o algoritmo.

Por fim, adote estratégias para manter o seu público engajado com o vídeo até o final.

10 – Divulgar o canal e os vídeos

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de divulgar o seu canal e os seus vídeos.

Para isso, utilize as redes sociais e outros canais de marketing.

Você pode incorporar os vídeos em posts do seu blog que tenham assuntos relacionados.

Além disso, também é possível responder mensagens e comentários de usuários com os seus vídeos.

No entanto, não force a barra. Relevância é a palavra-chave em todas essas situações.

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Aproveite e confira: SEO off page: o que é e como ter melhores resultados

Fonte: Rock Content

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