Em síntese, o SEO para Youtube são as estratégias de otimização utilizadas para melhorar o posicionamento de canais e vídeos nos resultados de busca.
A plataforma oferece o seu próprio sistema de pesquisa, e tem bastante peso entre os buscadores da internet.
Nesse sentido, caso queiram alcançar as primeiras posições nos resultados das buscas, as marcas precisam se adequar, o quanto antes, às regras e critérios do algoritmo.
Como funciona o SEO para Youtube?
Em 2006, o YouTube foi comprado pelo Google.
Desde então, a plataforma adota a mesma inteligência de pesquisa do buscador.
Assim, o seu propósito é oferecer a melhor experiência de busca ao usuário.
Nesse sentido, quando você faz uma pesquisa no site, o algoritmo, considerando vários fatores, determina os melhores resultados para a sua busca.
Entre os fatores levados em consideração, estão o histórico de pesquisa e de navegação do usuário.
No entanto, para os criadores de conteúdo da plataforma, o algoritmo adota critérios de engajamento e de otimização do canal para rankear os resultados.
É importante lembrar que, como o buscador e o YouTube pertencem à mesma empresa, existe uma integração entre as plataformas.
Ou seja, quando alguém faz uma pesquisa no Google, existe a possibilidade de o buscador apresentar o seu vídeo – claro, se ele for relevante.
Quais são as melhores estratégias de SEO para Youtube?
Embora não haja uma receita a seguir, existem algumas técnicas de SEO para Youtube que podem te ajudar a ganhar pontos com o algoritmo. Entre elas, estão:
1 – Definir palavras-chave com bom potencial de alcance
Antes de tudo, pesquise quais palavras-chave têm potencial para atrair mais espectadores ao seu canal.
Tendo isso em vista, escolha aquelas que mais se adequam ao seu conteúdo.
E não se esqueça, apesar de termos populares terem alto volume de busca, eles também possuem mais concorrência.
Por isso, analise se, para o seu negócio, as palavras-chave long tail se encaixam melhor.
2 – Criar um bom título para o vídeo
Em síntese, um bom título, além de conter a palavra-chave do vídeo, precisa ser curto e criativo.
Dessa forma, seja conciso e procure despertar a curiosidade do público.
3 – Adicionar marcadores ao vídeo
Os marcadores, ou tags, são fundamentais para o rankeamento de um vídeo.
Isso porque o YouTube os utiliza para fazer a recomendação de vídeos relacionados.
Além disso, eles são usados pela plataforma para identificar os assuntos de um vídeo e fazer a indexação correta.
Por isso, use termos que façam sentido com o seu conteúdo para que o algoritmo não seja confundido.
4 – Escrever descrições atraentes
A descrição do vídeo precisa trazer informações sobre o que o vídeo fala, da maneira mais detalhada possível, e levando em consideração o fato de que o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca, é importante que as principais informações estejam no início do texto.
Além disso, a descrição também deve conter as palavras-chave que representam os temas tratados no vídeo.
Mas o mais importante é criar um texto atraente que envolva o público e gere mais engajamento para o vídeo.
5 – Não esquecer de editar o nome do arquivo
A palavra-chave principal do conteúdo precisa estar no nome do arquivo.
Dessa forma, antes de subir o vídeo, lembre-se de editar o nome.
6 – Fazer transcrições e legendas dos vídeos
A princípio, as transcrições e legendas são uma forma de informar ao algoritmo do que se trata o seu conteúdo, pois o algoritmo do YouTube não é capaz de ler imagens e vídeos.
No entanto, elas também servem para que os usuários possam acompanhar o vídeo mesmo se não puderem acionar o áudio.
E o mais importante de tudo, elas funcionam como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
O YouTube disponibiliza uma ferramenta própria para realizar esse trabalho.
7 – Produzir vídeos mais longos
Os vídeos mais longos tendem a alcançar as primeiras posições do ranking com mais frequência.
Isso porque eles são mais completos e, geralmente, atendem melhor às expectativas do público.
Por isso, invista em vídeos mais longos.
8 – Criar um resumo atrativo
O resumo que aparece nos resultados de busca é o que leva os usuários a clicarem no seu vídeo.
Nesse sentido, para que a taxa de cliques dos usuários (CTR) no seu vídeo aumente, fique atento às suas configurações.
É importante ressaltar que o resumo envolve desde o título até a miniatura do vídeo.
O CTR também é um importante fator de rankeamento.
Dessa forma, se empenhe ao editar o resumo do seu vídeo.
9 – Incentivar o público a interagir com os seus vídeos
Sempre lembre os seus espectadores de curtir e comentar os seus vídeos.
Peça também para que eles se inscrevam no seu canal e compartilhem o vídeo.
Essas interações têm um grande peso para o algoritmo.
Por fim, adote estratégias para manter o seu público engajado com o vídeo até o final.
10 – Divulgar o canal e os vídeos
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de divulgar o seu canal e os seus vídeos.
Para isso, utilize as redes sociais e outros canais de marketing.
Você pode incorporar os vídeos em posts do seu blog que tenham assuntos relacionados.
Além disso, também é possível responder mensagens e comentários de usuários com os seus vídeos.
No entanto, não force a barra. Relevância é a palavra-chave em todas essas situações.
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Fonte: Rock Content