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Marketing no TikTok: como usar a rede das dancinhas para conquistar clientes

Marketing no TikTok: como usar a rede das dancinhas para conquistar clientes

Você sabia que é possível alavancar o seu negócio aplicando estratégias de marketing no TikTok?

Pois é, a rede social, considerada uma das mais populares da atualidade, oferece inúmeras oportunidades para marcas e negócios que querem movimentar os seus resultados.

Nesse sentido, para planejar e aplicar estratégias de marketing no rede, é preciso entender melhor o que é e como funciona a plataforma.

Vamos lá?

O que é o TikTok? Quando surgiu?

O TikTok, anteriormente conhecido como Music.ly, foi criado em 2014 por uma empresa chinesa.

A princípio, a rede era direcionada para transmissão e compartilhamento de vídeos em formato curto (15 segundos).

No entanto, em 2017, a plataforma foi comprada pela ByteDance, empresa de tecnologia.

E foi nesse mesmo período, em agosto de 2018, que a companhia transformou o antigo aplicativo no que hoje nós conhecemos como o TikTok.

Atualmente, a rede social possui uma série de recursos como opções de dublagens, músicas, vozes engraçadas e vários filtros.

Além disso, os vídeos agora possuem duração de até 10 minutos.

O TikTok, por disponibilizar várias funcionalidades, atrai um público diverso, e isso é um ponto extremamente positivo para marcas e empresas que desejam alcançar mais pessoas.

Qual é o público do TikTok?

Como já dito anteriormente, o público dessa rede social é diverso.

O site Shopify afirma que, em 2021, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.

Nesse sentido, segundo uma pesquisa realizada pela BusinessOfApps, cerca de 59% dos usuários da rede são mulheres. 39% são homens e 2% são pessoas que não se identificam como pertencentes a esses dois gêneros.

Por sua vez, no que se diz respeito à idade dos usuários, 66% possuem menos de 30 anos, tendo a maioria entre 16 e 24 anos.

Contudo, embora a grande parte dos usuários sejam jovens, pessoas de outras faixas etárias estão cada vez mais adeptas ao uso da rede social.

A partir desses dados, já é possível ter uma ideia do público do TikTok, mas, claro, só isso não é o suficiente.

Dessa forma, é importante estudar a rede social e compreender muito bem as estatísticas.

Afinal, para desenvolver uma boa estratégia de marketing, é fundamental conhecer não apenas a persona da empresa, mas qual é o perfil dos usuários da rede social.

Por que a minha empresa deve usar o TikTok?

O TikTok tem um alto poder de alcance, e também possui potencial de buzz marketing para sua empresa.

Além disso, ele:

1 – Proporciona mais visibilidade para a sua empresa

O consumidor moderno gosta de conhecer mais sobre as marcas.

Nesse sentido, eles geralmente buscam pelas redes sociais das empresas.

Por isso, é essencial que a sua marca esteja presente em diferentes canais/redes sociais.

O TikTok é uma ótima ferramenta de divulgação. Dessa forma, é importante investir na produção de conteúdos direcionados para ela.

Além disso, ter uma presença forte e ativa nas principais redes sociais evita que a sua marca caia no esquecimento.

2 – Permite que a sua marca desenvolva um público engajado

Forneça conteúdo relevante e atrativo para os consumidores interagirem com ele.

Se o seu objetivo é consolidar a sua marca no mercado, desenvolver um público engajado é o melhor caminho.

3 – Possibilita que o cliente continue em contato com a sua marca – mesmo depois da compra

Para que os seus clientes realizem novas compras, é preciso que eles mantenham contato com a sua marca.

Nesse sentido, o TikTok pode ser um meio de comunicação entre a empresa e o consumidor.

Além de ser uma oportunidade para a sua equipe criar estratégias de marketing capazes de gerar a fidelização do cliente.

4 – Aumenta a autoridade da sua empresa no âmbito digital

Você deve estar se perguntando como isso é possível, mas a resposta é simples.

Em síntese, a sua empresa pode produzir conteúdos para esclarecer dúvidas dos clientes, além de apresentar conceitos importantes sobre sua área de atuação e produtos e serviços.

Isso gera mais credibilidade para a sua marca e, automaticamente, aumenta a sua autoridade no âmbito digital.

5 – Oferece recursos para criar estratégias de marketing criativas

Os diversos recursos que o TikTok oferece são uma ótima oportunidade para criar estratégias criativas e inovadoras.

Essa é uma boa maneira de aumentar o seu número de clientes e vendas.

Como usar o TikTok para alavancar o meu negócio?

Para alavancar o seu negócio aplicando estratégias de marketing no TikTok:

1 – Seja original

Sim, o TikTok é repleto de trends.

É certo que as famosas “dancinhas” repercutem muito na rede social.

No entanto, para chegar a esse ponto, é preciso desenvolver um conteúdo original.

Não adianta apenas replicar conteúdos que já viralizaram. Se você pretende se destacar, seja autêntico.

2 – Use a criatividade

A plataforma permite que os criadores de conteúdo inovem, use isso a seu favor.

Nesse sentido, busque inspiração e estude o comportamento dos seus seguidores.

Não tenha medo de usar a criatividade.

3 – Aposte em vídeos musicais

Os vídeos musicais são os que mais fazem sucesso.

Então, entre na onda e produza os seus conteúdos usando essa estratégia.

Mas não se esqueça da originalidade.

4 – Crie vídeos engraçados

Uma pitada de humor não faz mal, não é mesmo?

Os vídeos engraçados, por quebrarem o gelo, são uma ótima forma de mostrar para o seu público um lado mais humano da sua marca.

Nesse sentido, crie vídeos engraçados sobre a rotina de sua empresa, apresente a relação entre os membros da sua equipe de forma descontraída.

5 – Contrate influenciadores digitais

Empresas que trabalham com influenciadores digitais – geralmente – ampliam o seu alcance e a sua influência.

Logo, tendo os objetivos da sua marca claros, contratar influenciadores pode ser uma boa ideia.

Contudo, verifique se o influenciador digital conta com um perfil que seja valorizado pela sua empresa.

6 – Invista em anúncios pagos

A princípio, apenas os conteúdos não pagos não são suficientes para ampliar o alcance da sua empresa no TikTok.

Por isso, investir em anúncios pagos é uma excelente ideia.

Nesse sentido, a plataforma conta com um programa próprio de anúncios pagos, e isso pode te ajudar.

Agora que você aprendeu a usar a rede das “dancinhas” para ganhar clientes, o que você está esperando para aplicar as suas estratégias de marketing no TikTok?

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Fontes: Publi; Raccoon; Business of Apps; Shopify.

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