Você sabia que é possível alavancar o seu negócio aplicando estratégias de marketing no TikTok?
Pois é, a rede social, considerada uma das mais populares da atualidade, oferece inúmeras oportunidades para marcas e negócios que querem movimentar os seus resultados.
Nesse sentido, para planejar e aplicar estratégias de marketing no rede, é preciso entender melhor o que é e como funciona a plataforma.
Vamos lá?
O que é o TikTok? Quando surgiu?
O TikTok, anteriormente conhecido como Music.ly, foi criado em 2014 por uma empresa chinesa.
A princípio, a rede era direcionada para transmissão e compartilhamento de vídeos em formato curto (15 segundos).
No entanto, em 2017, a plataforma foi comprada pela ByteDance, empresa de tecnologia.
E foi nesse mesmo período, em agosto de 2018, que a companhia transformou o antigo aplicativo no que hoje nós conhecemos como o TikTok.
Atualmente, a rede social possui uma série de recursos como opções de dublagens, músicas, vozes engraçadas e vários filtros.
Além disso, os vídeos agora possuem duração de até 10 minutos.
O TikTok, por disponibilizar várias funcionalidades, atrai um público diverso, e isso é um ponto extremamente positivo para marcas e empresas que desejam alcançar mais pessoas.
Qual é o público do TikTok?
Como já dito anteriormente, o público dessa rede social é diverso.
O site Shopify afirma que, em 2021, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.
Nesse sentido, segundo uma pesquisa realizada pela BusinessOfApps, cerca de 59% dos usuários da rede são mulheres. 39% são homens e 2% são pessoas que não se identificam como pertencentes a esses dois gêneros.
Por sua vez, no que se diz respeito à idade dos usuários, 66% possuem menos de 30 anos, tendo a maioria entre 16 e 24 anos.
Contudo, embora a grande parte dos usuários sejam jovens, pessoas de outras faixas etárias estão cada vez mais adeptas ao uso da rede social.
A partir desses dados, já é possível ter uma ideia do público do TikTok, mas, claro, só isso não é o suficiente.
Dessa forma, é importante estudar a rede social e compreender muito bem as estatísticas.
Afinal, para desenvolver uma boa estratégia de marketing, é fundamental conhecer não apenas a persona da empresa, mas qual é o perfil dos usuários da rede social.
Por que a minha empresa deve usar o TikTok?
O TikTok tem um alto poder de alcance, e também possui potencial de buzz marketing para sua empresa.
Além disso, ele:
1 – Proporciona mais visibilidade para a sua empresa
O consumidor moderno gosta de conhecer mais sobre as marcas.
Nesse sentido, eles geralmente buscam pelas redes sociais das empresas.
Por isso, é essencial que a sua marca esteja presente em diferentes canais/redes sociais.
O TikTok é uma ótima ferramenta de divulgação. Dessa forma, é importante investir na produção de conteúdos direcionados para ela.
Além disso, ter uma presença forte e ativa nas principais redes sociais evita que a sua marca caia no esquecimento.
2 – Permite que a sua marca desenvolva um público engajado
Forneça conteúdo relevante e atrativo para os consumidores interagirem com ele.
Se o seu objetivo é consolidar a sua marca no mercado, desenvolver um público engajado é o melhor caminho.
3 – Possibilita que o cliente continue em contato com a sua marca – mesmo depois da compra
Para que os seus clientes realizem novas compras, é preciso que eles mantenham contato com a sua marca.
Nesse sentido, o TikTok pode ser um meio de comunicação entre a empresa e o consumidor.
Além de ser uma oportunidade para a sua equipe criar estratégias de marketing capazes de gerar a fidelização do cliente.
4 – Aumenta a autoridade da sua empresa no âmbito digital
Você deve estar se perguntando como isso é possível, mas a resposta é simples.
Em síntese, a sua empresa pode produzir conteúdos para esclarecer dúvidas dos clientes, além de apresentar conceitos importantes sobre sua área de atuação e produtos e serviços.
Isso gera mais credibilidade para a sua marca e, automaticamente, aumenta a sua autoridade no âmbito digital.
5 – Oferece recursos para criar estratégias de marketing criativas
Os diversos recursos que o TikTok oferece são uma ótima oportunidade para criar estratégias criativas e inovadoras.
Essa é uma boa maneira de aumentar o seu número de clientes e vendas.
Como usar o TikTok para alavancar o meu negócio?
Para alavancar o seu negócio aplicando estratégias de marketing no TikTok:
1 – Seja original
Sim, o TikTok é repleto de trends.
É certo que as famosas “dancinhas” repercutem muito na rede social.
No entanto, para chegar a esse ponto, é preciso desenvolver um conteúdo original.
Não adianta apenas replicar conteúdos que já viralizaram. Se você pretende se destacar, seja autêntico.
2 – Use a criatividade
A plataforma permite que os criadores de conteúdo inovem, use isso a seu favor.
Nesse sentido, busque inspiração e estude o comportamento dos seus seguidores.
Não tenha medo de usar a criatividade.
3 – Aposte em vídeos musicais
Os vídeos musicais são os que mais fazem sucesso.
Então, entre na onda e produza os seus conteúdos usando essa estratégia.
Mas não se esqueça da originalidade.
4 – Crie vídeos engraçados
Uma pitada de humor não faz mal, não é mesmo?
Os vídeos engraçados, por quebrarem o gelo, são uma ótima forma de mostrar para o seu público um lado mais humano da sua marca.
Nesse sentido, crie vídeos engraçados sobre a rotina de sua empresa, apresente a relação entre os membros da sua equipe de forma descontraída.
5 – Contrate influenciadores digitais
Empresas que trabalham com influenciadores digitais – geralmente – ampliam o seu alcance e a sua influência.
Logo, tendo os objetivos da sua marca claros, contratar influenciadores pode ser uma boa ideia.
Contudo, verifique se o influenciador digital conta com um perfil que seja valorizado pela sua empresa.
6 – Invista em anúncios pagos
A princípio, apenas os conteúdos não pagos não são suficientes para ampliar o alcance da sua empresa no TikTok.
Por isso, investir em anúncios pagos é uma excelente ideia.
Nesse sentido, a plataforma conta com um programa próprio de anúncios pagos, e isso pode te ajudar.
Agora que você aprendeu a usar a rede das “dancinhas” para ganhar clientes, o que você está esperando para aplicar as suas estratégias de marketing no TikTok?
Gostou do conteúdo?
Aproveite e confira: Long tail e head tail: diferenças e como escolher qual palavra-chave usar
Fontes: Publi; Raccoon; Business of Apps; Shopify.