Long tail e head tail são tipos de palavra-chave que – apesar de apresentarem semelhanças – possuem funções completamente diferentes.
A palavra-chave é um dos pontos mais importantes dentro de um texto feito com as técnicas de SEO.
Isso porque os resultados dos mecanismos de busca são selecionados de acordo com o usuário procura, ou seja, de acordo com as palavras digitadas na barra de pesquisa.
Dessa forma, escolher as palavras-chave com cuidado pode fazer toda a diferença no seu crescimento online.
Mas, o que são palavras long tail e head tail? Quais são as diferenças entre elas?
Os dois tipos de palavra-chave podem ser estratégias positivas para o seu site, uma vez que são formas diretas de atrair o público.
No entanto, é preciso saber utilizá-las a seu favor.
Para isso, vamos aprender um pouco mais sobre cada uma delas:
1 – Palavras-chave head tails
Em síntese, as head tails são as palavras-chave mais suscintas.
Isto é, são os termos de busca mais gerais, que respondem a uma pergunta de forma simples.
Nesse sentido, elas têm um alto volume de busca.
Ou seja, um número grande de pessoas pesquisa por conteúdos relacionados a esse tema. É importante usá-las de forma estratégica para alcançar mais pessoas.
O grande volume de buscas, porém, gera uma concorrência bastante acirrada.
Isso porque, além da disputa pelo ranqueamento orgânico, também entra em questão a competição entre as empresas para obter destaque nos resultados de busca daquela palavra-chave.
Por isso, é recomendável que as empresas complementem as suas estratégias com termos de alta e baixa disputa.
2 – Palavras-chave long tails
Por sua vez, as long tails, também conhecidas como palavras-chave de cauda longa, são termos de busca mais específicos.
Isto é, elas são variações de uma palavra-chave principal feitas para atender às necessidades específicas dos usuários.
Dessa forma, enquanto “produção de conteúdo” é uma palavra-chave head tail; “dicas de produção de conteúdo” é uma palavra-chave long tail, criada a partir dela.
Embora o volume de buscas delas não seja tão alto, elas garantem uma competição menor pelas primeiras páginas, e isso é um ponto positivo.
Além disso, o esforço para ranquear uma long tail organicamente é menor; e elas ainda possuem mais compatibilidade com o produto ou serviço oferecido, o que contribui para a qualificação dos leads.
Qual é a importância das palavras-chave head tails?
É normal que o tema central do seu texto às vezes não seja muito pesquisado na internet.
Isso acontece porque o consumidor tem consciência de que tem um problema a ser resolvido, mas não sabe qual é a solução.
Nesse sentido, as head tails são essenciais, pois elas são capazes de alcançar o público em suas primeiras pesquisas.
Por isso, para que a persona siga o fluxo do funil de vendas, é importante produzir conteúdos de consideração e decisão.
E as palavras-chave long tails, qual é o momento certo para usá-las?
Use as palavras-chave long tails com a maior frequência que você conseguir, pois, quanto mais específico você for, maior será a chance do seu conteúdo aparecer em primeiro lugar nos resultados de um buscador.
Dessa forma, observe o seu tema com atenção e o separe em diversos subtemas.
Dicas para criar uma boa lista de palavras-chave
1 – Use palavras-chave head tail para alcançar mais pessoas
Teste palavras-chave gerais e, depois, decida quais geram os melhores resultados.
2 – Use palavras-chave long tails para segmentar o seu público
Se você deseja segmentar clientes que tenham interesse em um determinado produto, selecione palavras-chave mais específicas que se relacionam diretamente ao tema do seu texto.
3 – Não repita palavras-chave
Isso pode colocar duas páginas do seu site em concorrência, o que prejudica o desempenho de ambas.
4 – Pense como um cliente
Crie a sua persona. É importante saber para quem você está escrevendo.
Dessa forma, fica mais fácil incluir termos ou frases que seus clientes usariam para descrever seus produtos ou serviços.
5 – Utilize uma ferramenta especializada
Algumas ferramentas permitem que você avalie o volume de buscas de uma palavra e a taxa de concorrência que existe sobre ela.
Nesse sentido, escolha a que mais se encaixa com o seu negócio.
Ferramentas para fazer pesquisas de palavra-chave
1 – KeyWord Planner
A princípio, ao se cadastrar no Google AdWords, você será levado a criar o seu primeiro anúncio pago.
No entanto, é possível pular essa etapa e ir diretamente para o planejador de palavras-chave.
Dessa forma, basta pesquisar um termo para ter acesso a informações como quantidade de buscas mensais e nível de concorrência.
2 – KeyWord Tool
Essa ferramenta é ideal para quem já sabe qual é a palavra-chave foco do seu texto, mas não sabe quais variações podem ser usadas como long tails.
O KeyWord Tool sugere uma série de variações que podem ser usadas em diferentes conteúdos.
3 – SEMRush
Por sua vez, o SEMRush permite que você verifique o volume de buscas mensal, e visualize as estatísticas de desempenho dos seus concorrentes.
Além disso, ainda é possível ter acesso a diversas sugestões de variação e local em que aquela pesquisa é mais popular.
Agora que você aprendeu a trabalhar com palavras-chave long tail e head tail, está na hora de utilizá-las em seu site!
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Fontes: Rock Content; Agência Imma; Google Ads.