Planejamento estratégico é o processo de criação e execução de uma estratégia para atingir certos objetivos dentro de uma empresa. Nesse sentido, a organização reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, prevendo mudanças que podem ajudar o negócio a ter destaque no mercado.

Como funciona?

Em primeiro lugar, você constrói um consenso sobre onde quer ir. Depois disso, você calcula uma rota até o destino. Isso porque não faz sentido planejar uma rota sem saber aonde ir, ou ir sem planejar uma rota. CPorém, caso você encontre problemas durante o caminho, é preciso recalcular a rota.

Características

A responsabilidade do planejamento estratégico é de todas as pessoas de uma organização.  O trabalho precisa ser em conjunto, com divisão de tarefas. Além disso, é preciso que esse esforço seja contínuo, ou seja, de tempos em tempos, é necessário reajustar o planejamento.

1 – Exige esforço organizacional coletivo

É essencial que todos tenham acesso às mesmas informações e sejam capazes de ter uma perspectiva diferente e completa sobre o papel delas dentro da organização. Isso é fundamental para dar sentido ao trabalho que será realizado, além de ser determinante para chegar a consensos e tomar boas decisões.

2 – Requer uma visão comum

A vantagem competitiva é aquilo que diferencia a empresa de suas concorrentes. Mas, não se esqueça, ela precisa ser percebida pelo cliente, logo, não pode ser um processo. Os processos existem apenas para viabilizar a vantagem competitiva.

3 – Visa uma boa vantagem competitiva

Os temas e objetivos estratégicos transformam as estratégias em ações; projetos; e programas que serão executados para transformar a organização: se a visão de futuro da sua empresa for ampliar em 30% o faturamento anual, um objetivo estratégico que ajudará a esmiuçar a estratégia será a redução dos custos de produção.

4 – Traduz a estratégia em iniciativas

O planejamento estratégico pode ser um instrumento para unir todos os colaboradores em prol de um propósito comum, integrando as camadas da organização. Isso é muito importante, pois se as pessoas não compreenderem e desejarem fazer parte do seu plano, ele está fadado ao fracasso.

5 – Integra as camadas da organização

Uma visão de negócio futuro é o propósito que a organização pretende atingir em um tempo pré-determinado. Nesse sentido, ela precisa ser válida; factível; interessante; e difícil. Isto é, é necessário que ela traga benefícios para a organização; seja executável; motivadora; e desafiadora.

6 – Conduz a uma visão de futuro

Ao longo da caminhada, esse percurso deve ser acompanhado, medido, ajustado e compartilhado. Em primeiro lugar, para acompanhá-lo, fique de olho nas transformações do ambiente interno e externo da empresa, e cheque se a execução da estratégia está acompanhando essas transformações.

7 – Exige acompanhamento do percurso

Para medir, utilize indicadores-chave de performance para mensurar o desempenho das iniciativas estratégicas e monitorar o progresso delas. Para ajustar, faça modificações no plano estratégico que o torne mais aderente às mudanças; e para compartilhar, divida as responsabilidades.

7 – Exige acompanhamento do percurso