O que significa o meio de funil para o marketing digital? Esta etapa se relaciona com a tomada de consciência de um problema e a intenção de solucioná-lo. Assim, ela é uma etapa posterior à da consciência, ou seja, do topo de funil, mas ainda não existe a clara intenção de compra. Portanto, é uma fase intermediária que muitos comerciantes ignoram. O que só traz desvantagens para quem tem um e-commerce, já que quando  esquecemos esta fase, não vemos que o consumidor pode desistir no meio do caminho.

O que é meio de funil?

Nesta etapa, você precisa se preocupar em como prender a atenção do lead. Trabalhando de forma a conduzir o usuário para o fundo de funil, onde ocorre a realização da venda. Resumindo, o meio de funil é uma etapa de nutrição de leads. Portanto, esta fase é posterior a etapa da consciência e anterior a fase da compra.

Qual o momento exato?

Também conhecida como momento de conversão. Nessa fase a pessoa precisa saber que você tem a solução para seu problema, mas ainda não é o momento de vender. Você precisa explorar o momento de curiosidade do consumidor. O conteúdo precisa ser mais restrito e explicar em detalhes o seu produto ou serviço.

A produção de conteúdo

1 - Exposição: mostrar de forma prática como o seu negócio pode ajudar os potenciais clientes a resolver seus problemas diários; 2 - Direcionamento: Conteúdo direcionado aos leads. Ou seja, um público que já conhece e se relaciona com a sua empresa;

3 - Meta: Conteúdo com objetivo de levar o potencial cliente para o teste e a compra do produto; 4 - Geração de valor: mesmo que este conteúdo seja direcionado para o usuário comprar seu produto, não pode deixar de gerar valor. Portanto, este conteúdo deve ser profundo e trazer detalhes do produto ou serviço;

5 - Formatação específica: O conteúdo da fase MoFu deve ser aprofundado e com formato de checklists, guias de como comprar ou escolher, dentre outros.

Características dos leads

1 - Leads inseguros: têm noção do que precisam e podem acreditar que seu negócio possui a solução. Porém, ainda tem dúvidas. 2 - Usuários com medo de gastar: produtos mais caros necessitam de conteúdos mais elaborados para convencimento dos leads.

3 - Leads qualificados: o número de pessoas neste estágio é bem menor que no top de funil. Contudo, é um público mais qualificado e disposto a ouvir a sua mensagem.

Importância do meio de funil

1 - Ampliação das chances de negócios: O bom conteúdo nesta fase amplia as chances de vendas e fideliza clientes. 2 - Fase de quebrar objeções e dúvidas: O trabalho por meio de conteúdos de valor neste estágio faz extinguir as dúvidas e objeções do cliente potencial.

3 - Conteúdo detalhado: esta etapa do funil de vendas é importante por conter mais dados sobre o seu produto ou serviço. Vale lembrar que nesta fase o público já tem mais informação. Assim, os futuros clientes precisam saber mais sobre a solução para suas necessidades.

Ferramentas para utilizar nessa fase

1 - Posts de blogs Os textos de blogs são muito utilizados nesta fase. Porém, é preciso detalhar o seu negócio. Nesta fase você passa informações sobre problemas e soluções.

2 - Newsletters personalizadas Lembre-se que você está no meio de funil. Portanto, use sempre conteúdos mais aprofundados e fale sempre mais de sua empresa. Contudo, nunca caia na simples propaganda da marca sem nenhuma justificativa.

3 - E-Book Quando você disponibiliza um e-book, que pode ser baixado gratuitamente em PDF, você consegue mais dados de seu futuro cliente. O conteúdo tem que conduzir o leitor nas informações sobre solução, eficácia, modelos e planos.