Branding é uma estratégia de gestão focada em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações. O seu objetivo é criar conexões que serão fundamentais no momento de decisão de compra dos clientes. Ela é composta por ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O branding abrange desde a criação de um logotipo, até o tom de voz da empresa.

Qual é a importância do branding?

Quando uma marca tem uma personalidade marcante e propósitos bem definidos, ela gera identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas. A visão que elas possuem do negócio muda, fazendo com que elas fiquem mais dispostas a comprar os produtos/serviços oferecidos pela empresa.

Como fazer seu branding

O conceito de branding antecede ao Marketing Digital. Com o avanço da tecnologia, o Marketing Digital trouxe para ele novas possibilidades, entre elas:

1 – Identidade visual

A identidade visual são as representações visuais que ajudam a criar uma identidade da sua marca na mente do consumidor. Por exemplo: logo; fontes; cores etc.

O logo deve ser pensado para a web. Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.

1.1 Adequar o logo

É importante que o seu manual contenha, dentre outras coisas, todas as cores que a marca pode ter; qual fonte foi usada na sua criação; quais são os códigos das cores etc.

1.2 Crie o seu manual de marca

Busque seguir apenas um estilo. Para isso, procure exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca.

1.3 Determine uma unidade de estilo

A estratégia é encarregada de transmitir os valores não visuais, o seu propósito. Se atente aos seguintes aspectos:

2 – Estratégia

Defina a personalidade da sua marca, pontue os adjetivos que ela tem. Isso ajuda a criar uma imagem mais clara na mente das pessoas.

2.1 Personalidade da marca

Determine a linguagem da marca, se é descontraída ou mais formal. Mas não se esqueça, você precisa adequá-la ao público. Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca.

2.2 Tom de voz

Onde está o seu público? No Instagram, Facebook, WhatsApp? A resposta dessa pergunta são os canais em que você deve estar presente.

2.3 Canais

Uma boa estratégia de conteúdo faz com que a sua marca tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.

2.4 Conteúdo

Perguntas Frequentes

O que é branding?

É uma estratégia de gestão focada em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Qual é o objetivo do branding?

Criar conexões que serão fundamentais no momento de decisão de compra dos clientes.

O branding é importante para que a sua marca tenha uma personalidade e propósito próprios.

Por que o branding é importante?

Através da identidade visual, estratégias de comunicação, conteúdos e posicionamentos.

Como fazer branding?