A arquitetura da informação pode ser descrita como a arte de organizar: ela serve para determinar onde cada componente de algum produto deve estar. Ela garante que o sistema seja compreensível como um todo. Essa função é muito importante, tanto para as empresas quanto para os usuários. Com uma boa AI, apps, sites, softwares, e até outros aspectos de um sistema, são facilmente operados pelos usuários.
O que é arquitetura da informação?
É a arte de organizar, seja aplicativos, sites ou softwares. Esse processo está ligado a todos os pontos de uma aplicação, ou seja, textos, imagens, links, disposição de páginas, informações e etc. A arquitetura da informação nos ajuda a entender o que estamos observando, e a encontrar o que quer que estejamos procurando.
Pilares da arquitetura da informação
Apesar de ser um conceito e área complexos, por sua grande gama de atuação, a arquitetura da informação pode ser resumida em três pilares: conteúdo, usuários e contexto. Para que o processo seja efetivo, é necessário criar um conteúdo de valor para os usuários, em um contexto em que eles, a empresa e o projeto façam sentido.
– textos, imagens, gráficos, vídeos, áudios, etc. – estruturação das páginas; – taxonomia, ou seja, classificar e nomear todos os itens, a fim de facilitar sua localização; – indicar qual o volume de conteúdo será gerado.
- Conteúdo
– definir a persona; – conhecer e explorar as necessidades; – analisar o comportamento; – avaliar a experiência de uso.
- Usuários
– definir o modelo de negócios; – descobrir quais são os objetivos do projeto; – aplicar novas tecnologias e metodologias; – utilização de recursos, ou seja, pessoal, equipamentos, etc.
- Contexto
Função e Importância
A função da arquitetura da informação está ligada diretamente ao desenvolvimento de projetos digitais. Ao aplicar os seus processos, a AI garante uma qualidade na navegação. Isso pode acarretar em uma maior fidelidade por parte dos usuários, e um consequente aumento nos lucros.
Principais componentes
Por ser ligado à metodologias, o profissional dessa área pode precisar de diversas especializações. essas são as áreas que apoiam a execução desse processo:
Arquitetura
O pensamento de um arquiteto é o mais importante, ou seja, estrutura-se a informação tal qual um prédio.
Mostra o caminho para o usuário e o situa dentro da plataforma.
Sistemas de navegação
A AI usa as metodologias dessa área para entender melhor a mente humana, para assim estruturar melhor as informações que serão repassadas.
Psicologia cognitiva
Aqui se analisa a facilidade e velocidade na qual um usuário consegue encontrar sua resposta.
Sistemas de pesquisa
Esse é um curso focado em catalogação, dessa forma, é essencial para a organização.
Biblioteconomia
Aqui se nomeia todos os itens do site de uma empresa.
Sistemas de rotulagem
Nesse ponto, o objetivo é avaliar qual será a forma que a informação será organizada.
Sistemas de organização
Metodologias utilizadas
Wireframes
Os wireframes são os esqueletos do projeto, ou seja, os rascunhos que são feitos antes de se iniciar o projeto de fato.
Inventário de conteúdo
Aqui se levanta dados que podem, possivelmente, ajudar em uma melhor compreensão do projeto.
Esse termo surgiu na biologia. No marketing, ele tem uma função similar, que é a de descrever e classificar os pontos do projeto.
Taxonomia
Aqui é onde se define como as páginas e conteúdos vão se apresentar e conversar entre si dentro do projeto digital.
Estrutura hierárquica