Martechs são conglomerados de softwares e ferramentas para auxiliar nas metas do marketing digital. Portanto, a martech acaba por se tornar essencial para o marketing digital. Isso porque os avanços tecnológicos, principalmente nas áreas de marketing, se fazem muito importantes para a eficácia dessas estratégias.

O que é martech?

O termo martech surgiu da junção das palavras marketing e technology. É o uso da tecnologia e softwares no marketing digital. O objetivo principal das startups martechs é tornar o trabalho dos profissionais do marketing mais fáceis, através da tecnologia.

Como funciona?

As empresas de martech usam da tecnologia para facilitar todos os processos do marketing digital. Além disso, usam de tecnologia avançada como Big Data e Inteligência Artificial para criar soluções efetivas na área do marketing, a fim de possibilitar os melhores resultados.

Principais características da martech

Mesmo com a equipe mais capacitada de todas, é necessário o uso de algumas ferramentas para auxiliar na gestão. É aí que as martechs entram, trazendo a tecnologia para ajudar a organizar e otimizar todas os processos dentro do marketing digital.

1 – Gestão de processos

As martechs também auxiliam na gestão de pessoas, até porque, a tecnologia não será efetiva sem um profissional capacitado para gerenciá-la.

2 – Gestão de pessoas

Com a martech, a equipe consegue focar em estratégias para elevar a autoridade da empresa, controlar melhor os leads e aumentar o engajamento.

3 – Engajamento e automação

As ferramentas martech ajudam a gerar de novos leads. Além disso, também trabalha no banco de dados, onde é preciso gerenciar a base dos clientes.

4 – Se relacionar e conquistar os clientes

Automatizar esse processo através de martechs é a opção mais sábia, pois é possível acompanhar toda a jornada do cliente até ele ser convertido.

5 – Funil de vendas

Todas essas estratégias, por mais eficazes que sejam, precisam de uma correção aqui e ali. Sendo assim, a mensuração de resultados é uma das características comuns de uma martech. A partir dessas tecnologias é possível acompanhar e analisar cada detalhe do seu plano de marketing e corrigir onde é necessário.

6 – Avaliar resultados

Principais martech do mercado

Sem dúvidas, a principal martech do mundo é o Google Analytics. Como a mais usada no marketing digital, a plataforma oferece uma diversidade de dados sobre o comportamento da sua audiência e também sobre o desempenho das suas campanhas de marketing.

1 – Google Analytics

Além de fornecer dados, também gerencia as suas redes sociais. Contato com os usuários, criação, planejamento e monitoramento podem ser feitos direto da plataforma. Dessa forma, os seus planos de marketing para as redes sociais podem se tornar mais efetivos.

2 – Hootsuite

Pode parecer surpreendente, mas a maioria dos consumidores prefere se comunicar com as empresas através de e-mails. E é aí que o MailChimp entra. A martech é usada no layout de e-mails, na segmentação da lista de contatos, automatização de disparos e acesso as métricas mais importantes. Ou seja, todas as ações do e-mail marketing.

3 – MailChimp

Tem um foco maior na estratégia de SEO e auxilia na escolha de palavras-chave. Também ajuda na análise do posicionamento orgânico e na análise da concorrência. Além disso, a plataforma junta informações diversas e permite vincular vários projetos na mesma conta.

4 – SemRush

A gestão do relacionamento com o cliente, um dos principais pontos nas vendas de uma empresa, é feito pelo CRM. Ou seja, pelo Salesforce. A plataforma oferece diversos recursos e integrações para facilitar o seu serviço. Além disso, todas as informações de vendas podem ser monitoradas através da plataforma.

5 – Salesforce

Diferenças entre martech e adtech

A martech envolve todos os processos do marketing digital. Desde a gestão de pessoas à analise de resultados. Já a adtech tem um foco maior nas campanhas publicitárias, se limitando ao desempenho de campanhas e anúncios, focando exclusivamente nas vendas.