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Martech: o que é, para que serve e principais do mercado

Martechs são conglomerados de softwares e ferramentas para auxiliar nas metas do marketing digital. Portanto, a martech acaba por se tornar essencial para o marketing digital. Isso porque os avanços tecnológicos, principalmente nas áreas de marketing, se fazem muito importantes para a eficácia dessas estratégias.

Certamente o maior dos benefícios em se usar de uma martech é o retorno financeiro em relação ao investimento. Além disso, melhoram o gerenciamento dos dados e torna as campanhas mais eficientes. Ou seja, o seu uso é imperativo nas campanhas de marketing. Vamos lá conhecer mais sobre as martechs e suas vantagens? Bora!

O que é martech?

O termo martech surgiu da junção das palavras marketing e technology. Ou seja, é o uso da tecnologia e softwares no marketing digital. O objetivo principal das startups martechs é tornar o trabalho dos profissionais do marketing mais fáceis, através da tecnologia.

Além disso, o termo é usado para diferenciar agências e empresas de marketing digital, que aplicam o uso de recursos tecnológicos. Por exemplo, ao usar o CRM (Customer Relationship Management) para orientar os dados e soluções das atividades de marketing, está se usando uma martech.

Como funciona?

As empresas de martech usam da tecnologia para facilitar todos os processos do marketing digital. Além disso, usam de tecnologia avançada como Big Data e Inteligência Artificial para criar soluções efetivas na área do marketing. Resumindo, as martechs funcionam como facilitadores, tanto de trabalho quanto de recursos, afim de possibilitar os melhores resultados.

Quais são as principais características de uma martech?

1 – Gestão de processos

“Gestão” é uma das palavras mais usadas no marketing 4.0. E também, pudera, ela se refere à todos os processos e funções dentro do setor de marketing. Sendo assim, mesmo com a equipe mais capacitada de todas, é necessário o uso de algumas ferramentas para auxiliar na gestão. É aí que as martechs entram, trazendo a tecnologia para ajudar a organizar e otimizar todas os processos dentro do marketing digital.

2 – Gestão de pessoas

As martechs também auxiliam na gestão de pessoas, até porque, a tecnologia não será efetiva sem um profissional capacitado para gerenciá-la. Dessa forma, as martechs ajudam na gestão de pessoas ao otimizar os processos seletivos e usar os dados para definir planos de carreira e decisões do dia-a-dia.

3 – Engajamento e automação

A principal característica da martech é a automação dos processos envolvendo o marketing digital. Sendo assim, a equipe consegue focar em estratégias para elevar a autoridade da empresa e, por consequência, controlar melhor os leads e aumentar o engajamento.

4 – Conquistar e se relacionar com clientes

As ferramentas martech ajudam a gerar de novos leads, ou seja, aumenta a aquisição de novos clientes. Além disso, também trabalha no banco de dados, onde é preciso gerenciar a base dos clientes. É aí que entra a CRM, já que otimiza todas as funções necessárias para manter o contato com a base de clientes.

5 – Funil de vendas

Uma das partes mais essenciais para se ter mais conversões é o funil de vendas. Porém, as empresas tem dificuldade de acompanhar o processo passo a passo. Sendo assim, automatizar esse processo através de martechs é a opção mais sábia. Portanto, é possível acompanhar toda a jornada do cliente até ele ser convertido.

6 – Avaliar resultados

Todas essas estratégias, por mais eficazes que sejam, precisam de uma correção aqui e ali. Sendo assim, a mensuração de resultados é uma das características comuns de uma martech. A partir dessas tecnologias é possível acompanhar e analisar cada detalhe do seu plano de marketing e corrigir onde é necessário. Isso, é claro, aumenta as chances de sucesso.

Por que utilizar uma martech e quais são seus benefícios?

O objetivo das martechs é automatizar os processos de marketing e trazer benefícios e oportunidades para as empresas. Entre os principais benefícios estão:

  • Melhor gerenciamento de dados;
  • Campanhas mais eficientes;
  • Melhor custo-benefício;
  • Decisões bem fundamentadas;
  • Usuários mais satisfeitos;
  • Aprimoramento da comunicação interna;
  • Criação de conteúdo mais inteligente;
  • Relatórios inteligentes.

Quais são as principais martech do mercado?

1 – Google Analytics

Sem dúvidas, a principal martech do mundo é o Google Analytics. Que, inclusive, é uma das plataformas mais usadas no marketing digital. A plataforma oferece uma diversidade de dados sobre o comportamento da sua audiência e também sobre o desempenho das suas campanhas de marketing.

2 – Hootsuite

O Hootsuite, além de fornecer dados, também gerencia as suas redes sociais. Contato com os usuários, gerenciamento, criação, planejamento e monitoramento podem ser feitos direto da plataforma. Dessa forma, os seus planos de marketing para as redes sociais podem ser feitos de uma maneira mais efetiva.

3 – MailChimp

Pode parecer surpreendente, mas a maioria dos consumidores prefere se comunicar com as empresas através de e-mails. E é aí que o MailChimp entra. A martech é usada no layout de e-mails, na segmentação da lista de contatos, automatização de disparos e acesso as métricas mais importantes. Ou seja, todas as ações do e-mail marketing.

4 – SemRush

O SemRush tem um foco maior na estratégia de SEO e auxilia na escolha de palavras-chave. Além disso, ajuda na análise do posicionamento orgânico e na análise da concorrência. Além disso, a plataforma junta informações diversas e também permite vincular vários projetos na mesma conta.

5 – Salesforce

A gestão do relacionamento com o cliente, um dos principais pontos nas vendas de uma empresa, é feito pelo CRM ou seja, pelo Salesforce. A plataforma oferece diversos recursos e integrações para facilitar o seu serviço. Além disso, todas as informações de vendas podem ser monitoradas através da plataforma.

Quais são as diferenças entre martech e adtech?

A martech envolve todos os processos do marketing digital. Desde a gestão de pessoas à analise de resultados. Já a adtech tem um foco maior nas campanhas publicitárias, se limitando ao desempenho de campanhas e anúncios. Resumindo, as martechs tem o foco no desempenho geral da empresa, já as adtechs focam exclusivamente nas vendas.

E aí, conseguiu entender tudo sobre as martechs? Então fique ligado nesses artigos:

ROI e payback: quais as diferenças entre eles e como calcular?

AdTech: o que é, como funciona e qual é a importância?

Ferramentas de CRM: quais são as 15 melhores disponíveis?

Fontes: Bytebio, Rock Content, Fia, Neoway

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