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Redirect 301

Redirect 301: o que é, quando e como fazer?

Tudo que a maioria dos criadores de conteúdo quer saber é: como aumentar o tráfego do meu site? Bem, hoje vamos te mostrar uma dica que certamente irá ajudar nisso. Para começar, você já entrou em um site e percebeu que estava em outra URL? Essa mudança repentina de domínios acontece por conta do redirect 301. Aqui nós vamos te explicar o que é esse redirecionamento e como usá-lo para aumentar o tráfego do seu site. Então, vamos lá?

O que é o redirect 301 e quando fazer?

De forma simplificada, o redirect 301 te conduz, ou seja, te redireciona para um site ou blog da preferência dos donos do domínio. Esse redirecionamento é como colocar uma placa em uma loja física levando à um novo endereço, com o redirect 301 fazendo isso de maneira automática para você.

Você pode usar essa ferramenta em vários momentos, como impedir que os usuários não entrem em uma página que não existe mais, ou levar para o novo endereço do seu site, por exemplo. Sendo assim, você pode usar o redirect 301 para manter a experiência dos usuários agradável e para aumentar suas conversões.

Como fazer o redirect 301?

A função de fazer essa ferramenta funcionar é técnica, ou seja, é o designer ou desenvolvedor do seu site que deve fazer tudo funcionar. Porém, é importante saber como funciona e direcionar os seus técnicos no que deve ser feito. Sendo assim, aqui está um pequeno guia de como funciona cada linguagem.

Para todas as linguagens, você deve abrir o código-fonte da página de origem, apagar todo o conteúdo que estiver lá e inserir os comandos abaixo:

PHP

<?php
Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
Header( “Location: https://www.novosite.com.br” );
?>

Ruby on Rails

def old_action
headers[“Status”] = “301 Moved Permanently”
redirect_to “https://www.novosite.com.br/”
end

ColdFusion

<.cfheader statuscode=”301″ statustext=”Moved permanently”>
<.cfheader name=”Location” value=”https://www.novosite.com.br”>

ASP

<%@ Language=VBScript %>
<%
Response.Status=”301 Moved Permanently”
Response.AddHeader “Location”,”https://www.novosite.com.br/”
%>

ASP .NET

<script runat=”server”>
private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e)
{
Response.Status = “301 Moved Permanently”;
Response.AddHeader(“Location”,”https://www.novosite.com.br”);
}
</script>

JSP (Java)

<%
response.setStatus(301);
response.setHeader( “Location”, “https://www.novosite.com.br/” );
response.setHeader( “Connection”, “close” );
%>

CGI PERL

$q = new CGI;
print $q->redirect(“https://www.novosite.com.br/”);

Você deve considerar com qual linguagem o seu servidor está trabalhando, já que isso muda de um pra outro. Sendo assim, é só trocar o link https://www.novosite.com.br/ pela sua página de destino, salvar e enviar ao seu servidor.

Importância de fazer o redirect 301

Existem vários bons motivos para se usar o redirect 301. Assim, o principal deles é fazer com que o usuário chegue no destino certo. Vamos te dar um exemplo, caso você acesse www.apublicacao.com.br, você será automaticamente redirecionado para apublicacao.com.br, que é a URL correta. Dessa maneira, é garantido que o site correto terá tráfego e o usuário terá uma navegação agradável.

Além disso, você pode migrar um site inteiro também. Pode ser que você tenha feito um rebranding, mudado de nome ou apenas de domínio. Sendo assim, você pode redirecionar o seu site anterior para o novo. Páginas com promoções ou apenas conteúdos excluídos também podem deixar de existir, mas não o seu link. Assim, para evitar erros ou insatisfação do usuário, você pode redirecionar para uma outra página dentro do seu site.

O que evitar quando fazer esse redirecionamento?

1 – Usar muito do redirect 302

Enquanto o redirect 301 é um redirecionamento permanente, o 302 é apenas temporário. Sendo assim, evite uma confusão e defina bem quando usar um ou outro, para evitar a perca de autoridade nos mecanismos de busca.

2 – Esquecer dos links antigos

Como já mencionamos, os links não deixam de existir, mesmo que um conteúdo já tenha sido apagado. Dessa forma, não se esqueça dos links antigos e faça essa manutenção de conteúdo constantemente.

3 – Mover para o novo domínio antes de fazer o redirecionamento

É importante você fazer o redirecionamento para o novo domínio antes mesmo de migrar o conteúdo. Isso porque os mecanismos de busca podem entender que é um site novo e fazer com que você perca toda a autoridade.

4 – Tentar enganar os mecanismos de busca

Muitos tentam usar o redirect 301 para fazer link building, em uma técnica black hat, ou seja, que não é aceita pelos mecanismos de busca. Isso pode prejudicar o seu site, então nem tente!

Ferramentas para fazer um redirect 301

1 – Google Search Console

Geralmente as ferramentas do Google são as mais indicadas, já que são grátis e estão integradas ao mecanismo de busca. Dessa forma, o Google Search Console não te ajuda apenas a redirecionar o seu site, como também te mostra como os mecanismos veem o seu site e lhe deixa acompanhar quais redirecionamentos deram certo.

2 – SEO Redirection

Esse é um plugin para quem tem um site ou blog na plataforma WordPress. Se esse é o seu caso, você já deve saber o quanto os plugins ajudam, principalmente com essas tarefas mais técnicas. Sendo assim, esse plugin em específico te ajuda a rastrear quais direcionamentos não deram certo e te ajuda a migrar sites e pastas inteiras.

O que significam outros códigos?

  • 302: ao contrário do 301, o 302 redireciona os sites apenas de maneira temporária;
  • 404: o famoso error 404 indica que a página que a pessoa estava procurando não foi encontrada;
  • 500: esse código significa um erro interno do servidor, que lhe impediu o acesso à página.

Conseguiu entender tudo sobre o redirect 301? Então se liga nesses artigos:

Black hat e white hat no SEO: o que são e diferenças

Design conversacional: comunicação com bots mais natural

Link building: aprenda o que é e como fazer

Fontes: Neil Patel, Resultados Digitais, Rock Content, ajuda.locaweb

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