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Data-driven marketing

Data-driven marketing: o que é, vantagens e como implementar

Já ouviu falar de data-driven marketing? No bom português, o termo significa “marketing orientado por dados”. Ou seja, é uma maneira de analisar profundamente suas campanhas de marketing, a fim de descobrir o que deu e o que não deu certo. Dessa forma, fica um pouco mais fácil tomar as próximas decisões em suas estratégias de marketing. Então, vamos lá entender como realmente funciona e como aplicar na sua empresa?

O que é data-driven marketing?

Você provavelmente já sabe que, para desenvolver uma boa estratégia de marketing, é preciso conhecer o público e o mercado a fundo. Além disso, é preciso medir o resultado dessas estratégias, para entender o que deu certo e o que acabou dando errado. E todas essas etapas podem ser analisadas a partir dos dados angariados pelo data-driven marketing.

Esse método não analisa qualquer dado. Na verdade, através das ferramentas, o data-driven marketing analisa um grande volume de dados digitais. São eles: Analytics, Big Data, Business Intelligence e Machine Learning. Esses dados oferecem respostas para questões como: para quem fazer o marketing, quando, como e com que mensagem se chega à venda. São essas informações que levam ao sucesso do negócio.

Vantagens do data-driven marketing

Criação de conteúdo relevante

Apesar de ainda existir muito conteúdo genérico por aí, o marketing hoje em dia se beneficia muito mais de conteúdo rico e bem trabalhado. Sendo assim, para que você faça um conteúdo especializado, que sane as necessidades de seus clientes, é bom usar o data-driven marketing. Com os números das análises, você terá respostas concretas sobre quais conteúdos irão funcionar e não apenas suposições.

Levar esse conteúdo ao público certo

Através do data-driven marketing, é possível fazer uma segmentação precisa do seu público, levando o conteúdo certo para o cliente certo. Portanto, pode-se criar campanhas específicas e diferenciadas, para um público que de fato terá interesse naquele conteúdo.

Oferecer a melhor experiência ao cliente

A experiência do cliente é um dos principais pontos para qualquer empresa. Além disso, uma experiência bem-sucedida leva a um relacionamento duradouro com a marca. Portanto, com os dados de clientes que já passaram pela jornada, é possível melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Desenvolver o melhor produto

Com base nos dados, é possível compreender como o seu serviço ou produto está servindo aos clientes, para que você possa sempre evoluir. Além disso, os dados podem ajudar a desenvolver um novo produto ou serviço, com base nas preferências e necessidades dos clientes.

Como implementar a estratégia de data-driven marketing?

1 – Defina o objetivo do data-driven marketing

Antes de qualquer coisa, você deve definir o objetivo a ser alcançado com a estratégia, para assim definir quais os dados a serem angariados e analisados.

2 – Automatize os processos

O processo de coleta e analise do data-driven marketing pode ser complicado, e integrar nas suas práticas tradicionais pode ser bem difícil. Sendo assim, automatizar esses processos pode ser a solução para uma transição mais tranquila.

3 – Divida as informações

Apesar de ter marketing no nome, o data-driven marketing coleta informações que podem ser importantes para outros departamentos da sua empresa. Portanto, não deixe de compartilhar as informações com as outras equipes.

4 – Observe constantemente

Essa estratégia não é completamente nova, mas está sempre em desenvolvimento. Dessa forma, o ideal é que você acompanhe todas as novidades do mercado, e como implementar essas novidades na sua empresa.

Possíveis desafios na implementação do data-driven marketing

Não é fácil

Certamente usar uma nova ferramenta nunca é fácil logo de cara. E, para muitos, o marketing é explorado apenas no lado criativo. Portanto, usar Big Data pode parecer um tanto quanto opressor. Sendo assim, tome um tempo para realmente entender os dados e aplicá-los em suas estratégias de marketing.

Risco de se tornar invasivo

Embora a maioria dos usuários e consumidores prefiram um atendimento personalizado, ninguém gosta de se sentir “perseguido”, como se estivesse vivendo um reality show. Sendo assim, se certifique de pedir a autorização antes de usar os seus dados e siga todas as leis vigentes. Transparência é tudo!

Boas práticas

Caso você não siga as boas práticas do data-driven marketing, você pode acabar piorando as coisas, ao invés de ajudar sua empresa. Portanto, antes de analisar qualquer dado, você deve saber se eles são completos, ou seja, se uniram todas as informações possíveis e qual a relevância deles para sua próxima estratégia de marketing.

Principais ferramentas de data-driven marketing

1 – Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, oferecida pela ferramenta de busca Google, que te ajuda a pegar todos os dados dos seus sites, desde a origem do usuário, ou seja, onde ele te encontrou, até quanto tempo ficou no site e quais ações realizou.

2 – Hubspot

O Hubspot conta com uma versão gratuita, mas a mais completa é sua versão paga. Essa ferramenta te ajuda a automatizar os processos em suas estratégias de marketing. Ou seja, você pode fazer e-mail marketing e ainda conta com chat ao vivo, formulários e anúncios. Ainda tem relatórios completos que você pode usar para analisar os resultados.

3 – Buzzsumo

Essa é uma ferramenta paga, que ajuda a te rastrear o seu desempenho digital. Além disso, o Buzzsumo te oferece opções para acompanhar os seus concorrentes. Ele também ajuda a pesquisar palavras-chave, a encontrar tendências e a otimizar sua estratégia de conteúdo.

E aí, conseguiu entender tudo sobre essa estratégia? Então se liga nesses artigos:

Community manager: o que é e o que faz esse profissional?

Roadmap: o que é, para que serve e modelos

Robots.txt: o que é, para que serve e como configurar?

Fontes: Rock Content, Hubspot, Leadster

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