O marketing multinível é um modelo de negócio em que o empreendedor obtém lucro com a revenda de produtos e serviços e com a formação de sua própria equipe de vendas. Isto é, indicando outras pessoas para a sua rede. Entre as suas principais vantagens está a autonomia de trabalho e a escalabilidade dos ganhos. Contudo, é preciso ter em mente que o investimento inicial dessa estratégia pode ser caro.
O que é marketing multinível?
O marketing multinível nada mais é do que uma modalidade de venda direta. Ela se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços. Dentro dessa modalidade, o revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.
Como funciona?
Desse modo, o revendedor precisa se esforçar para vender os seus produtos para sua clientela normal (gerando lucro direto), além de atrair novos vendedores para a sua rede (conseguindo um lucro indireto, por meio da comissão residual).
Vantagens do marketing multinível
Caso você entre nesse modelo de negócio, você poderá: - Escolher quantas horas do dia se dedicará ao trabalho; - Definir o tipo de produto que quer comercializar; - Delimitar o público para o qual irá vender.
1 – Autonomia de trabalho
Obter ganhos fora do seu fixo pode ser útil para investir e criar uma reserva de emergência, representando segurança para você e sua família.
2 – Possibilidade de ter uma renda extra
Os níveis da força de vendas vão se multiplicando sequencialmente, o que amplifica os ganhos dos líderes de venda.
3 – Escalabilidade de ganhos
Desvantagens
Algumas empresas oferecem planos que exigem que o revendedor faça um investimento inicial ou compre os produtos para revender com um preço sugerido. Isso gera um certo risco, principalmente se tratarem de produtos que a pessoa tenha dificuldades para vender.
1 – O investimento inicial pode ser caro
Obter retorno através da construção de uma rede de revendas pode ser uma atividade lenta, que leva meses ou mesmo anos. Conquistar clientes e ainda atrair novos distribuidores é uma tarefa difícil, em especial para vendedores com pouca ou nenhuma experiência.
2 – Crescimento a longo prazo
Pirâmide x Marketing multinível
Pirâmides financeiras são esquemas ilegais de movimentação financeira. A pirâmide promete ganhos pela ordem de chegada, independentemente de obter resultado em vendas. Além disso, não existem produtos ou serviços sendo comercializados para quem está de fora da pirâmide. Ele é um sistema que tem prazo de validade.
Pirâmide x Marketing multinível
No marketing multinível, ainda que ninguém entre na rede, se os membros continuam seu fluxo de vendas, a empresa continua gerando receita. Além de ser uma atividade legalizada, baseada na comercialização de produtos e serviços, e que pode gerar bons rendimentos aos profissionais.
Empresas que usam esse modelo
A empresa, parte do Grupo Silvio Santos, faz parte do mercado de venda direta e marketing multinível. Além das tradicionais comissões, o modelo chama a atenção pela possibilidade de seus consultores e gerentes de vendas poderem participar dos programas do SBT e faturarem diversos prêmios.
1 – Jequiti
A Amway trabalha com produtos de nutrição, beleza, cuidados pessoais e itens para a casa. A marca é a líder mundial nesse segmento já há alguns anos, estando presente em 100 países e contando com 3 milhões de revendedores.
2 – Amway