A linha editorial é um guia dos assuntos que serão trabalhados em suas publicações nas redes sociais ou em qualquer outro canal de comunicação. É a partir dela que surgem os conteúdos. A função do responsável por criar uma linha editorial é abranger uma grande quantidade de pautas para conquistar a atenção do público e gerar mais tráfego. As pautas devem ser do interesse do seu público-alvo; estar relacionadas às principais dúvidas da sua audiência; e estar de acordo com os valores da sua empresa.

A importância da linha editorial

É uma forma de segmentar o conteúdo para que seu site e/ou redes socias ganhem autoridade e um público alinhado aos seus objetivos. Com ela, você consegue atrair seguidores do seu nicho com muito mais facilidade. Por ter temáticas definidas, ela também oferece o norte necessário para a criação de um conteúdo de valor.

Como construir a linha editorial?

Entenda qual é o serviço oferecido pela empresa; o seu nicho de mercado; principais concorrentes etc. Algumas ferramentas de gestão podem ser úteis. Estudos que envolvem a matriz SWOT, por exemplo, são responsáveis por tirar grandes projetos do papel.

1 – Entenda o seu negócio

Destrinche o panorama dos serviços e proposta da empresa para encontrar um nicho específico de temas. Se posicionar como especialista em um assunto específico, mesmo que isso signifique impactar menos pessoas, gera credibilidade para a sua marca.

2 – Selecione seu nicho

Procure entender quem são as pessoas que você pretende impactar com os conteúdos. Esse passo é essencial para saber que rumo a linha editorial irá tomar. Se a sua persona não for bem definida, a linha editorial não atenderá as necessidades do público, que logo perderia o interesse nos seus conteúdos.

3 – Faça estudos de persona

Faça uma análise de mercado. Isso é importante para comparar os seus resultados com o de outras empresas e incorporar os métodos mais eficientes. No entanto, lembre-se que essa prática não tem nada a ver com cópia.

4 – Conheça o mercado como um todo

Investir em conteúdo interativo pode ser uma boa forma de recolher dados importantes da audiência. Faça formulários; webinars; ebooks interativos; e enquetes. Por fim, mapeie os principais pontos que poderiam ser melhor esclarecidos e os insira na linha editorial da sua estratégia.

5 – Liste as principais dúvidas de clientes

Existem várias categorias de conteúdo que devem ser segmentadas para melhorar a compreensão do leitor. Uma empresa de suplementos, por exemplo, pode dividir o conteúdo entre Alimentação, Exercícios, Motivação e Estudos. Contudo, você pode usar a criatividade e abordar conteúdos sobre o universo esportivo.

6 – Crie categorias de conteúdo

O calendário editorial é um cronograma de todo o conteúdo da sua estratégia. Nele deve conter as datas e os tópicos dos conteúdos que serão publicados. Através dele, você consegue organizar os conteúdos que entrarão na sua página, além de manter controle sobre datas de publicação e prazos para produção de conteúdo.

7 – Crie um calendário editorial

Linha editorial para mídia paga

Através do conteúdo pago, o anunciante é capaz de fazer uma segmentação detalhada, que envolve dados como idade; gênero; interesses etc. Você terá um controle muito específico de como e onde o conteúdo será disparado. Criar conteúdos de qualidade para impactar o público fica muito mais fácil.