O conteúdo é a parte central de toda estratégia de marketing nas redes sociais. Por isso, é fundamental que exista um planejamento com foco em desenvolvê-lo da melhor forma. Afinal, conteúdos de valor geram engajamento e conquistam o público. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo se posiciona como a melhor estratégia para que uma empresa produza conteúdo relevante e atrativo para potenciais clientes. Desse modo, hoje nós vamos mostrar para vocês os principais passos para alcançar esse objetivo.

Essa etapa é de extrema importância, pois é a partir dela que o plano irá se desenvolver. Assim, é preciso deixar claro quais são as funções de cada membro da equipe, afinal, é dessa forma que as coisas serão organizadas.

Delegar tarefas para a equipe

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Como planejar o conteúdo?

O conteúdo pode ser apresentado em, textos; imagens; vídeos etc. Então, aproveite todos esses formatos.

Criar o conteúdo

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Desenvolver a persona deixará o processo de criação mais simples. Isso acontece porque, desse modo, você tem uma ideia mais detalhada do seu potencial cliente.

Definir a persona

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Analise os resultados referentes ao tráfego, acompanhe as visualizações e seu público. Isso vai te ajudar a ter ideias e permitir que você perceba onde precisa melhorar.

Acompanhar as métricas

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Promova o conteúdo nos canais em que os seus possíveis clientes se encontram. Ou seja, aproveite bem as redes sociais.

Distribuir o conteúdo

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Como criar posts que engajam?

Foque em um resultado de qualidade. Isto é, não apenas em números.

Crie conteúdo com um propósito

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Abandone a fórmula de criar a partir de títulos prontos. Sobretudo, estruture maneiras de organizar ideias para, a partir delas, produzir um conteúdo de qualidade.

Desenvolva um processo de criação

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O conteúdo também abrange formatos como imagens e vídeos. Dessa forma, explore todos os recursos para proporcionar uma experiência completa ao seu público.

Conteúdo não se limita à escrita

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Entenda o que ele realmente deseja consumir. Seja original.

Estude o seu público

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A comunicação não pode ser a mesma para todos os públicos. Então, observe como o seu público-alvo se comunica e use uma abordagem específica para ele.

Fale a língua do seu público

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É importante observar os dados disponíveis para pontuar os aspectos que precisam ser melhorados.

Analise os resultados dos conteúdos

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Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Desse modo, poste conteúdos exclusivos em cada plataforma.

Adapte o seu conteúdo

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Seja sempre sincero com o seu público. Isso gera um sentimento de confiança.

Seja transparente

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A gamificação de conteúdos proporciona uma experiência divertida para o seu público. Isto é, gera uma interatividade que os envolve e os aproxima da sua marca.

Transforme o conteúdo em um jogo

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Peça a opinião, faça perguntas. Isso cria um bom relacionamento com a sua audiência.

Interaja com os seus seguidores

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Com os objetivos bem definidos você sabe onde seu foco deve estar. Assim, é possível determinar as melhores estratégias.

Defina os seus objetivos

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Existe uma infinidade de plataformas, e você não precisa estar em todas elas. Por isso, escolha as que seu público mais usa e mais se encaixam dentro da sua estratégia.

Escolha as plataformas certas

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Marcas com identidades fortes têm uma forte presença no mercado. Por exemplo, o Magazine Luiza, que criou uma persona.

Construa uma identidade

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É importante que o seu público perceba que está interagindo com uma pessoa, e não com um robô. Tenha um contato mais próximo com as pessoas.

Seja humano

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A sua opinião não representa o seu público. Portanto, saiba distanciar os seus gostos pessoais.

Saiba dissociar gostos pessoais

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Estar atento ao que está acontecendo possibilita a criação de posts virais, aqueles que só têm sentido se feitos na hora. Isso gera identificação com o público.

Esteja sempre atualizado

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Elas otimizam o seu conteúdo e permite que ele alcance um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Adote as técnicas de SEO

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Extraia as informações certas para perceber que tipo de conteúdo funciona mais com a sua audiência.

Use as métricas a seu favor

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É um exercício simples, mas que faz toda diferença. Se colocar no lugar do público, faz com que você enxergue quais conteúdos são mais atraentes, e o que se deve apostar.

Se coloque no lugar do seu público

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Ou seja, regule e analise como a história que a sua campanha está contando afeta a reputação de sua marca.

Faça uma auditoria do conteúdo

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