O post carrossel no Instagram é uma publicação que possui uma sequência de imagens, sendo possível inserir até 10 fotos por postagem.
Esse formato de publicação é cada vez mais frequente na rede social, pois ele é atrativo e prende a atenção dos usuários.
Quer aprender a criar um post carrossel? Então, vem com a gente!
O que é um post carrossel?
Como já foi dito, o post carrossel é uma sequência de imagens.
Dessa forma, ele se assemelha a um álbum de fotos.
No Instagram, para visualizar as imagens, basta deslizar o dedo para o lado esquerdo da tela.
Assim, em um único post é possível entregar um conteúdo completo que prende a atenção do público e o aproxima da sua marca.
Além disso, você pode organizar as imagens da forma que preferir e editar de forma individual cada uma delas.
Vale ressaltar que existe a possibilidade de fazer carrosséis com vídeos, ou também mesclar vídeos e fotos em uma só publicação.
Recentemente, o Instagram liberou um novo recurso que permite excluir fotos do carrossel de forma individual, mesmo depois de publicado.
Ou seja, caso você queira editar o post, não há mais a necessidade de deletar toda a sequência de imagens.
Contudo, o recurso ainda só está disponível para Iphone (iOS).
Segundo o site TechTudo, a opção deve chegar em breve para usuários de Android.
Vantagens do post carrossel
Entre as principais vantagens desse formato, nós podemos destacar:
1 – Mais espaço para criar
Isso permite que você aborde o tema da sua publicação com mais detalhes.
Dessa forma, o seu post fica mais completo e atrativo.
2 – Mais liberdade de criação
Isto é, com mais espaço é possível explorar a sua criatividade.
Nesse sentido, você tem uma liberdade de criação maior.
3 – Mais pontos com o algoritmo
Como o conteúdo de um carrossel é mais completo, ele demanda um tempo a mais da atenção do público.
Desse modo, é comum que as pessoas salvem o post para ler depois, o que é ótimo para ganhar pontos com o algoritmo.
Isto é, com os salvamentos, existem mais chances da ferramenta entregar o seu conteúdo para mais usuários.
Ou seja, isso melhora o seu alcance.
4 – Mais engajamento
A curiosidade pelo seu conteúdo completo, somada à atração pela sua criatividade, gera mais engajamento através da interação com a postagem.
Dicas para criar um post carrossel
1 – Use ilustrações
Imagens e ilustrações tornam a leitura mais fácil e atrativa.
Desse modo, não deixe de usá-las em suas publicações.
O Canva é uma ferramenta que pode te auxiliar nesse sentido, uma vez que é bastante simples de usar.
2 – Mostre vários produtos em um mesmo post
Aproveite o espaço do carrossel para divulgar mais de um produto ao mesmo tempo.
Posts separados em grande volume fazem com que a sua audiência fique cansada do seu conteúdo.
Dessa forma, crie uma legenda interessante e leve os usuários até as suas páginas de venda.
Isso pode impactar o seu público.
3 – Produza conteúdos que gerem identificação
Ou seja, procure abordar temas que são comuns no cotidiano do seu público.
Você pode usar o humor ou aspectos sentimentais como ferramenta para gerar identificação.
Isso costuma trazer muito engajamento.
4 – Faça tutoriais
Explore o formato para apresentar um passo a passo que ajude o seu público a realizar alguma tarefa.
Os tutoriais são uma ótima forma de gerar conteúdos funcionais e de qualidade.
5 – Use a prova social como estratégia
Esse gatilho, que é a chave para a decisão de compra de alguns consumidores, pode ser bem explorado nos carrosséis.
Nesse sentido, peça depoimentos para os seus clientes.
Além disso, também é possível usar os feedbacks feitos em comentários para gerar confiança no seu público quanto ao seu produto/serviço.
5 ideias de post carrossel no Instagram
Confira agora alguns exemplos de publicações em formato de carrossel no Instagram que podem servir como inspiração.
Exemplo 1
Esse post pertence ao Instagram do criador de conteúdo, Paulo Cuenca.
O perfil é voltado para a área de Marketing, e o criador explora isso muito bem em suas postagens, que são, em sua maioria, em formato de carrossel.
Nessa publicação, é possível perceber que ele usou um tema bastante comentado nas redes sociais para atrair a atenção do público.
O Met Gala é um evento de moda mundialmente conhecido, e não se fala em outra coisa quando chega a época do seu acontecimento.
O Paulo usou essa cerimônia como estratégia para levar o seu público ao assunto da sua publicação, que explica como grandes acontecimentos podem te ensinar sobre Marketing.
Dessa forma, as pessoas são estimuladas a passar para o lado e conferir quais são esses ensinamentos.
Exemplo 2
A chamada desse post não está no card, e a estratégia é exatamente essa.
Isto é, a imagem desperta a curiosidade do público e o leva a passar para o lado para descobrir do que se trata o post.
Exemplo 3
Aqui nós temos mais um exemplo de estratégia que usa um tema que está em alta para chamar a atenção.
O Big Brother é um reality de grande audiência, e os assuntos que o envolve sempre chamam muita atenção.
Esse ano, o ganhador do programa foi o polêmico Arthur Aguiar, e o Paulo usou esse fato como gancho para falar sobre uma questão recorrente dentro do Marketing.
Ou seja, ele usou um tema atrativo, com uma imagem atrativa para prender a audiência e então entregar o seu conteúdo por completo.
Exemplo 4
Nas dicas para criar um carrossel, nós falamos da importância de usar a prova social como estratégia, lembra?
Nesse post, o Paulo adotou essa estratégia.
Isto é, ele usou como primeira imagem do carrossel, o feedback de um cliente.
Desse modo, ele conseguiu prender a atenção do público, que ficou interessado em saber o que outras pessoas falaram nas demais imagens.
Os feedbacks positivos dão credibilidade para o seu produto. Então explore bem essa estratégia.
Exemplo 5
Uma das nossas dicas para criar um post carrossel, é abordar conteúdos que gerem identificação.
Nessa publicação, o Paulo usou um aspecto sentimental para conseguir esse objetivo.
Ao abordar no seu post o medo de julgamento que muitas pessoas têm ao se expor no Instagram, o criador de conteúdo conseguiu gerar identificação nos usuários que também possuem esse sentimento.
Isso despertou o interesse das pessoas e fez com que elas continuassem acompanhando a publicação.
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Fontes: TechTudo e Paulo Cuenca