O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens.
A princípio, a proposta da plataforma é fazer com que os usuários a usem como um painel de ideias e inspirações.
Dessa forma, os conteúdos lá publicados são divididos por várias categorias.
A ideia principal é que as pessoas montem quadros com os assuntos que mais gostam.
Quer saber como funciona e como usar o Pinterest?
Vem com a gente!
Como o Pinterest funciona?
O Pinterest funciona através de pastas de imagens, que podem ser “pinados” (salvos) em diferentes painéis com categorias diversas.
O grande diferencial é que você não precisa baixar a imagem para salvá-la em sua pasta.
Dessa forma, você pode acessá-la de qualquer lugar, seja pelo aplicativo ou pelo site.
Você também pode ter acesso aos quadros de outros usuários.
Assim, fica mais fácil se inspirar e ter ideias.
Como usar o Pinterest?
1 – Crie o seu perfil
A partir do seu email, crie uma conta para a rede social.
No entanto, existe outra opção.
É possível vincular a sua conta pessoal do Facebook à rede.
Em seguida, faça ajustes como definir a foto do perfil; adicionar uma descrição; e inserir os links das suas redes sociais.
É importante que a sua descrição contenha as palavras-chave do seu negócio.
Feito isso, escolha as categorias que mais te interessam.
Isso permitirá que o Pinterest saiba quais conteúdos te mostrar.
2 – Crie pastas
Primeiro, abra o seu perfil.
Agora, clique no sinal de “+” que está na cor preta.
Feito isso, selecione a opção “pasta”.
Ao clicar em “pasta”, a tela acima aparecerá.
Dessa forma, dê um nome de sua preferência para ela.
Como você pode notar, existe a opção de manter a sua pasta secreta.
Então, se você não quiser compartilhá-la com todos os usuários, selecione a opção “manter esta pasta secreta”.
Feito isso, clique em “criar”.
3 – Crie pins
Os pins são as publicações, e são eles que vão compor as suas pastas.
Primeiro, escolha uma foto de sua preferência.
Agora, clique no sinal de “+”, localizado acima do sinal de “?”, e selecione a opção “criar um pin”.
Ao fazer isso, você será redirecionado para a tela abaixo.
Agora é a hora de criar o seu pin.
Clique na seta para carregar a imagem que você escolheu, ou a arraste e solte no lugar indicado.
Em “adicione um título”, você pode criar um que seja da sua preferência.
Também é possível adicionar uma pequena descrição, mas é opcional.
Além disso, você pode adicionar algum link que leve para o seu site, por exemplo.
Por fim, na caixa ao lado da opção de “salvar”, selecione para qual pasta o seu pin irá.
Feito isso, clique em “salvar”.
Para “pinar” publicações de terceiros, vá para a página inicial e escolha o pin de seu interesse.
Agora, clique na seta para baixo e escolha a pasta em que você quer salvar o pin.
Em seguida, aperte “salvar”.
Se você preferir criar uma pasta nova para salvar o pin, selecione a opção “criar pasta” que aparece no final da caixa.
Dicas de como usar o Pinterest na sua estratégia de Marketing Digital
1 – Crie painéis com palavras-chave no título
Isso faz com que as pessoas encontrem o seu negócio com mais facilidade.
2 – Use a descrição dos pins a seu favor
Assim como no título, use palavras-chave na descrição.
Transmita as suas ideias e coloque informações que chamem a atenção do usuário.
3 – Use imagens verticais
Elas chamam mais atenção.
Ou seja, tiram maior proveito do espaço visual que você dispõe.
Assim, você pode ser mais reconhecido.
4 – Aproveite os campos de links
Não desperdice a chance de usar os links a seu favor.
5 – Compartilhe os seus pins em outras redes sociais.
Isso faz com que você ganhe mais acessos, e também pode gerar engajamento dos usuários.
Glossário do Pinterest
O site TechTudo fez um glossário do Pinterest para auxiliar os leitores, confira:
Board/Painel: Pasta onde suas ideias ficam salvas;
Pin: Um “Pin” é uma ideia. Na prática, um pin é um post.
Pint It: É o botão por meio do qual o usuário “dá um Pint”.
Place Pin: Função faz com que painéis apareçam em forma de mapa.
Seguir/Seguidores: Funciona da mesma forma que em outras redes sociais. O usuário segue perfis que o interesse e os seguidores são aqueles que tem acesso a seu perfil e suas movimentações no Pinterest.
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Fonte: TechTudo