Início » Feed: o que é, como funciona e como organizar?
Feed: o que é, como funciona e como organizar?

Feed: o que é, como funciona e como organizar?

Feed é uma palavra em inglês que significa “alimentar” ou “alimentação”. Na era digital, é uma lista de conteúdos atualizados que aparecem em diversas mídias sociais, blogs e plataformas de compartilhamento de informações.

Esses conteúdos são dispostos de acordo com as preferências do usuário e exibidos em ordem cronológica ou de relevância.

Já no Instagram, é a página principal da rede social, onde as pessoas compartilham suas fotos e vídeos com seus seguidores.

Neste artigo vamos trazer mais informações sobre o feed e qual a importância que ele pode ter para tornar seu conteúdo mais chamativo para a sua audiência.

O que é um feed?

O feed é uma ferramenta criada para facilitar o consumo de conteúdo pelos usuários. Com ele, não é necessário ficar buscando pelos itens e postagens, uma vez que o algoritmo da plataforma ou rede social automaticamente entregará na sua tela inicial da aplicação ou site conteúdos relevantes de acordo com suas inscrições e interesses.

Em um perfil nas redes sociais, é o espaço da página principal onde se pode ter uma visão geral das postagens mais recentes ou relevantes para o usuário.

Já no Instagram, muitas pessoas organizam os seus próprios feeds para torná-los mais interessantes. Desse modo, elas ressaltam o conteúdo de forma criativa com o objetivo de atrair mais seguidores.

Quais são as características e funcionamento do feed?

Como vimos no item anterior, o feed é composto por uma lista de conteúdos atualizados e organizados de acordo com as preferências do usuário.

Seu funcionamento é, portanto, baseado em algoritmos que definem a relevância que será exibido, de acordo com o comportamento do utilizador, como o tempo gasto na plataforma, as interações realizadas, entre outras métricas.

  • No YouTube, TikTok e demais plataformas de conteúdo audiovisual, o feed pode mostrar conteúdos em alta ou de criadores que a sua conta segue;
  • O termo também é usado na computação para outros tipos de recursos (como o RSS, que é um formato de distribuição de informações amplamente utilizado por sites e blogs).
  • No conteúdo oficial do aplicativo Instagram, o significado de feed pode se referir à galeria fixa de postagem do proprietário da conta, assim como a tela inicial onde os utilizadores têm acesso a conteúdos de terceiros em sua lista de usuários seguidos e anúncios patrocinados.

O que é o feed do Instagram e como ele funciona?

No Instagram, o feed é a página principal da rede social, onde os usuários compartilham fotos e vídeos com seus seguidores.

Sua organização ocorre em ordem cronológica inversa, ou seja, os conteúdos mais recentes aparecem primeiro. Porém, desde 2016, o algoritmo da plataforma também leva em consideração a relevância dos conteúdos, como o interesse do usuário, a relação com o autor do post e quão recente é a publicação.

Como e por que manter o feed do Instagram organizado?

No Instagram, a organização de um feed é composta por publicações que se adequam esteticamente. Isso pode ser feito de maneira manual ou com o auxílio de ferramentas digitais, e permite criar uma representação visual consistente e organizada da sua marca ou perfil pessoal.

Dessa forma, se torna fundamental para transmitir às pessoas a mensagem que você ou a sua marca deseja projetar. Por isso, manter uma organização é essencial para aumentar o engajamento dos seguidores e atrair novos.

Isso porque manter uma estética coesa e atraente traz mais visibilidade para o perfil e aumenta a chance de os usuários se interessarem pelo conteúdo postado. Abaixo, listamos então alguns motivos para manter seu feed chamativo:

1. Transmitir sua identidade visual

A aparência do seu feed é a primeira impressão que os visitantes têm do seu perfil. Manter uma identidade visual consistente é uma ótima maneira de chamar a atenção e aumentar o engajamento.

2. Facilitar a navegação

Um feed organizado torna mais fácil para os usuários navegarem pelo seu conteúdo e encontrarem o que estão procurando. Além disso, o algoritmo do Instagram também leva em consideração a organização do mesmo para determinar quais conteúdos são mais relevantes para exibir primeiro.

3. Melhorar a percepção da marca

Um feed organizado passa uma sensação de profissionalismo e cuidado com a marca. Isso pode influenciar positivamente na percepção dos seguidores e potenciais clientes sobre a empresa.

4. Aumentar o engajamento

Quando a organização do feed é atraente, as pessoas tendem a passar mais tempo navegando pelo conteúdo e interagindo com as publicações. Isso também influencia no engajamento, que é um fator importante para o crescimento do perfil.

Estratégias para organizar o feed do Instagram

Agora que você entende a importância de manter o feed do Instagram organizado, veja algumas estratégias que podem ajudá-lo a fazer isso:

1. Crie um esquema de cores

Usar uma paleta de cores consistente pode ajudar a tornar o seu feed visualmente atraente e coeso. Escolha duas ou três cores principais e use-as em todas as suas publicações.

2. Planeje as postagens

Criar um calendário de postagens pode ajudar a garantir que o seu feed fique organizado e coerente. Você pode usar a ferramenta oficial da plataforma, o Meta Business, para planejar e agendar suas publicações com antecedência.

3. Escolha um tema ou estilo de imagem

Ter um tema ou estilo de imagem consistente pode ajudar a criar uma identidade visual forte para o seu perfil. Por exemplo, você pode optar por postar apenas fotos em preto e branco, ou usar sempre o mesmo filtro nas imagens.

4. Utilize a grade do Instagram

A grade do Instagram é uma ótima maneira de visualizar como as publicações ficarão em conjunto no seu feed. Ao planejar suas postagens, certifique-se de que elas se encaixam bem com as publicações anteriores e posteriores dessa grade.

5. Use legendas e hashtags consistentes

Manter as legendas e hashtags consistentes pode ajudar a criar uma sensação de profissionalismo no seu perfil. Escolha algumas hashtags relevantes e use-as em todas as suas publicações, e crie um estilo de escrita consistente para suas legendas.

Agora que você já sabe como funciona o feed, suas principais funções para o Instagram e como sua utilização pode funcionar para alavancar a identidade visual e o engajamento da sua marca nas redes sociais, comente conosco o que achou desse conteúdo e compartilhe com outros criadores e proprietários de marca interessados em impulsionarem suas presenças online.

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *