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Planejamento de Inbound Marketing: como e por onde começar?

Planejamento de Inbound Marketing: como e por onde começar?

Está com dificuldade na hora de fazer um planejamento de Inbound Marketing?

Eu sei, organizar estratégias às vezes pode ser difícil.

Por isso, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Por onde começar um planejamento de Inbound Marketing?

A base do Inbound Marketing é o funil de vendas, certo?

Desse modo, é interessante estruturar o planejamento de acordo com cada etapa do funil.

Mas, nesse sentido, é importante lembrar que cada cliente tem necessidades distintas.

Ou seja, o planejamento deve ser adaptado para atendê-los de acordo com as suas particularidades.

Por isso, há a necessidade de uma reunião de briefing.

Como fazer um planejamento de Inbound Marketing?

A princípio, para fazer um planejamento de Inbound Marketing:

1 – Defina as personas

Crie uma persona para o seu negócio.

Dessa forma, você pode compreender quais são os interesses e comportamentos do seu público-alvo.

Além disso, essa é uma boa estratégia para personalizar suas mensagens de marketing de acordo com as necessidades da sua audiência.

2 – Crie um funil de vendas

O funil de vendas é fundamental para segmentar o seu público de acordo com a etapa do funil de compras que ele está.

Nesse sentido, além de te ajudar a organizar estratégias, ele mostra quais ferramentas são necessárias para atender cada etapa que o usuário passar.

3 – Defina os seus objetivos

O que você deseja alcançar com as suas ações?

Tome nota de todos os objetivos mensuráveis e realistas para suas ações.

4 – Crie uma estratégia de conteúdo

Ou seja, defina formatos de conteúdo; temas; canais; frequência das publicações; palavras-chave etc.

Para isso, é essencial que se crie também um plano editorial e um calendário de conteúdo.

5 – Pesquise palavras-chave

As palavras-chave te ajudam a entender quais são as pesquisas que estão sendo feitas pela seu público-alvo.

Desse modo, crie uma lista com palavras-chave para desenvolver o seu conteúdo.

6 – Planeje ações para gerar leads

Faça formulários:

  • de assinatura de newsletter;
  • em landing pages para baixar ebooks;
  • de cadastro para consultoria gratuita;
  • de contato para participar de uma promoção ou campanha.

Por fim, pop-ups de saída também são uma boa opção.

7 – Use o Email Marketing como estratégia

Quer fornecer conteúdo informativo e cultivar os seus leads?

O Email Marketing é uma boa estratégia para alcançar esses resultados.

Pois, além de te aproximar dos seus potenciais clientes, ele também permite que você os guie pelo funil de vendas.

Dessa forma, crie um plano para executar campanhas de email automatizadas para cada segmento do seu público.

8 – Implemente a tecnologia certa

A princípio, alguns softwares de Inbound Marketing podem te ajudar a gerenciar as suas atividades.

De acordo com o portal B2B Stack, os melhores softwares de Inbound Marketing são:

1 – RD Station Marketing

2 – Agendor

3 – E-goi

4 – Skype

5 – Mailbiz

7 – Sharspspring

8 – Hubspot Marketing Hub

9 – mLabs

10 – LeadLovers

11 – LAHAR

Quais as vantagens de ter um planejamento de Inbound Marketing?

Em síntese, as principais vantagens de ter um planejamento de Inbound Marketing são:

1 – Planejamento fluido

Ter um plano bem detalhado permite que a sua equipe seja mais produtiva e eficiente.

2 – Geração de valor para as entregas

Quando você apresenta e explica para o cliente todo o processo do trabalho de forma organizada, ele consegue enxergar o valor da entrega.

Por isso, apresente sempre um cronograma com as atividades a serem desenvolvidas.

3 – Alinha expectativas

Por meio de uma reunião de briefing bem estruturada, as expectativas são alinhadas.

Assim, você pode continuar o seu planejamento com tranquilidade.

4 – Controla a ansiedade

Um planejamento detalhado evita que o seu cliente fique ansioso.

Isto é, ele tem acesso à toda a estratégia, e com os prazos acordados previamente, não existem argumentos para cobranças indevidas.

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