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Paulo Cuenca: quem é e carreira da lenda do marketing digital

Paulo Cuenca: quem é e carreira da lenda do marketing digital

Se você está no Brasil e tem algum conhecimento sobre marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre Paulo Cuenca, não é mesmo?

Formado em cinema, criador de conteúdos e um proeminente nome no cenário do marketing digital brasileiro, esse homem coleciona grandes feitos, como a fundação de uma loja de produtos Havaianas no início da sua caminhada, o canal no YouTube I could kill for dessert com sua esposa, além de ser o criador da WTFMaison, do Super Poder e O Portal.

No entanto, se você ainda não sabe do que estou falando, acompanhe nossa matéria e descubra mais sobre a vida e a trajetória deste que é uma das referências brasileiras quando o assunto é marketing digital.

A seguir, conheça um pouco da biografia de Cuenca, como ele conquistou mais de 20 mil alunos por uma década de negócios na internet e na criação de conteúdo. Confira:

Quem é Paulo Cuenca?

Esse grande nome do marketing brasileiro coleciona grandes contribuições na sua jornada. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Origens

Paulo Henrique Sequeira Cuenca Gomes nasceu em Jundiaí, no dia 03 de agosto de 1985. Filho de mãe portuguesa, a Maria João Cuenca Gomes, e pai brasileiro, José Roberto Cuenca Gomes. Ao longo de sua vida, ele pode ter contato com essas duas culturas, brasileira e portuguesa.

Devido à influência de sua mãe, Paulo passou metade de seu primeiro ano de vida em Portugal, dos 6 meses até o primeiro ano. Depois, voltou ao Brasil, mas dos 4 aos 8 anos, viveu novamente em Portugal. Em sua segunda volta ao Brasil, o jovem Paulo percebeu que no país de seu pai, algumas diferenças culturais se destacavam, como o fato de que alguns estudos e interesses eram considerados ‘impopulares’.

Enquanto em Portugal passava as tardes estudando violino no Palácio dos Anjos, no Brasil, embora desejasse tocar violino, sentiu-se envergonhado ao descobrir que seus colegas consideravam o aprendizado ‘frescura’.

Sendo uma criança sensível em relação às opiniões, Paulo deixou de estudar violino e nunca mais quis praticá-lo.

Adaptação

Nesse momento, você deve estar imaginando que, já que os comentários fizeram ele desistir de um gosto, talvez tenha também sofrido bullying por conta de sotaque, afinal, se o violino era considerado um problema pelos colegas, o que será que uma acentuação diferente em suas pronúncias não o fariam passar, não é?

No entanto, quando morava em Portugal, mais especificamente em Lisboa, o menino Paulo não teve qualquer problema, pois tinha uma grande facilidade em se encaixar, pois se misturava muito fácil. No Brasil, o mesmo ocorreu, uma vez que conseguia falar o nosso português-brasileiro com muita naturalidade.

Porém, ele não passou incólume. Isso porque, no retorno ao Brasil, a família mudou-se para uma cidade do interior, e o pequeno Paulo ainda não havia convivido com o sotaque interiorano para absorvê-lo.

Mas se engana quem pensa que a vida dele foi passar bullying nas mãos dos colegas a ponto de traumatizar e estragar a sua infância. Porque sua presença de espírito o permitiu viver uma infância feliz e levar sempre com bom humor as zoações de seus colegas. Isso porque Paulo, desde muito jovem, tinha uma característica impressionante, que se mantém presente no marketeiro até hoje: a capacidade de se adaptar.

Sua facilidade em se encaixar em ambientes, assimilar sotaques e se desenvolver proporcionaram a ele um sentimento de pertencimento próprio, impedindo-o de se sentir deslocado, o que ajudou bastante desde sua pouca idade, já que durante sua infância ele mudou de casa muitas vezes. cobrando dele essa maturidade, digamos assim.

Formação

Entre as idas e vindas, Paulo Cuenca se estabeleceu na cidade de nascimento, Jundiaí, no interior de São Paulo, onde morou até os 17 anos, quando, por fim, mudou-se para a capital, a fim de estudar Direito na PUC-SP. Sua escolha pelo curso se deu pelo fato de que sonhava em ser diplomata e estar em diversos lugares do mundo. Sua ambição? Fazer a diferença.

Paulo começou seus estudos no curso de sua escolha em 2003. No entanto, em 2005, ele decidiu ir ao exterior, trancando seus estudos no Brasil, para estudar direito comparado na França, um plano que, infelizmente, não se concretizou. Nessa mesma época, sua decisão foi interrompida por uma situação complicada: seu pai enfrentou problemas financeiros. Coincidentemente, o interesse de Paulo pelo direito também começou a enfraquecer.

Apesar dos desafios, novas descobertas surgiram, e um novo fascínio começou a se desenvolver: o amor pelo cinema. Isso aconteceu porque o jovem Cuenca passou a ver na arte cinematográfica uma forma de mudar o mundo. Após abrir mão de seu curso de direito, Paulo dedicou quase um ano de sua vida assistindo a filmes e explorando possíveis oportunidades de negócios.

Durante esse período, enquanto estava na faculdade, ele começou uma amizade com Dani Noce, que logo se transformou em um relacionamento amoroso e de negócios. Vamos saber mais sobre eles em breve.

Na época em que Paulo considerava a criação de um novo empreendimento, Danielle estava concluindo sua faculdade de moda. Eles discutiram diversas ideias de negócios, mas não encontraram a que parecesse certa.

Isso mudou quando tiveram a brilhante ideia de iniciar uma empresa focada na venda de Havaianas, a Havaianáticos. Paralelamente a isso, Paulo decidiu estudar cinema na FAAP. Assim, um novo caminho se abria para o casal.

Relacionamento com Dani Noce

Durante sua época universitária, ele era vizinho de porta de Danielle Noce. Eles construíram uma bela amizade ao longo de quatro anos, quando se apaixonaram e começaram a namorar. Desse relacionamento, a cumplicidade veio depois de um tempo a ponto de decidirem morar juntos, e hoje os dois são casados.

Apesar de já estarem morando juntos, eles se casaram em Las Vegas em 2018, depois de 12 anos de relacionamento. Recentemente, mais precisamente em 2022, eles fizeram os seus votos, também, no Brasil.

Carreira de Paulo Cuenca

A jornada profissional e empreendedora de Paulo é fascinante, que vale a pena conferir nas próximas linhas. Vamos saber um pouco mais sobre essa história de sucesso?

1- Havaianáticos

Antes de começar a trabalhar na internet, o Paulo e a Danielle empreenderam juntos. Lembra da Havaianáticos? Pois os dois sabiam que precisavam encontrar uma forma de empreender, mas não sabiam o que fazer. Isso, claro, até decidirem criar uma loja para vender Havaianas, em uma época anterior às franquias.

Buscaram pontos nos maiores shoppings, de forma incansável, mas não obtiveram sucesso. Acha que desistiram? Não mesmo. Seguiram na busca, e como todo esforço gera resultado, o Shopping Miramar cedeu aos dois um espaço bem localizado, no início de uma praça de alimentação e em frente a um McDonald’s. Esse local foi importante por causa da visibilidade.

Era o princípio de tudo. Em um local com grande visibilidade, a loja não tardou a crescer, fazendo muito sucesso. Como era uma loja nascida antes desse tipo de comércio se tornar franquia da marca, a expansão da empresa deles possibilitou ao casal ter 4 estabelecimentos. No entanto, logo a Alpagartas acabou adotando o modelo de franquias, o que dificultou um pouco os negócios do casal.

Isso porque Paulo e Dani possuíam um modelo diferente de fazer negócio. Além disso, os preços que eram repassados para a Havaianáticos passou a divergir e prejudicar o faturamento deles, o que acabou esfriando a paixão dos dois e eles venderam o empreendimento.

No entanto, o casal não parou por aí. Eles tiveram mais tempo para investir em outras áreas.

2- Paulo Cuenca e o YouTube

Enquanto a jornada do casal na Havaianáticos estava acabando, a do Youtube estava apenas começando.

De início, eles não idealizavam criar conteúdos específicos para a plataforma. Esta era, na verdade, o meio para um fim, já que buscavam a visibilidade de emissoras de TV para o novo empreendimento.

Tanto Paulo quanto Dani intencionavam transformar o conteúdo deles em um programa de TV, e um dos diferenciais que traziam era que, quando Noce começou a cozinhar nos vídeos, ela não era muito boa nisso. Mas a intenção do casal era justamente a realidade: enquanto Danielle cozinhava, Paulo deveria experimentar e comentar se suas criações estavam realmente boas ou não.

Contudo, não conseguiram a visibilidade da forma que buscavam na TV e acabaram se decepcionando durante a jornada.

Reviravolta

Paulo Cuenca e Dani Noce

Mas isso não esmaeceu o casal. Pelo contrário. Nesse meio tempo, Dani buscou fazer vários cursos de confeitaria, até que eles decidiram se mudar para Paris por dois anos, onde ela poderia estudar na Lenôtre, uma das escolas mais conceituadas da área no mundo. E se no começo o Paulo, acompanhando a esposa, fosse o cinegrafista, produtor e editor do canal, com o passar do tempo, também se arriscou a fazer algumas receitas. A famosa receita de sucesso, ou melhor, estratégia de sucesso.

O sucesso foi total, e assim nasceu o quadro Bigode na Cozinha. Além disso, nos vídeos da Danielle, Cuenca sempre interagia e comentava.

Contudo, além do foco em confeitaria, o casal também produzia conteúdos sobre viagens, nos quais ele criava vlogs de viagens visitando diversos países com sua esposa.

A causa de tanto sucesso era uma só: o casal criava conteúdo de um jeito muito original. Vendendo, sobretudo, um estilo de vida mais livre e moderno, com edições e roteiros bem mais cativantes que dos programas de chefs tradicionais, levavam seu vocabulário divertido e cotidiano a um novo nível, criando uma audiência sólida com sua boa dinâmica e autenticidade.

3- WTF Maison

No ano de 2019, o casal criou a WTF Maison, uma empresa focada na produção de conteúdos para diversas marcas e profissionais autônomos. Além disso, a empresa também foi responsável por lançar cursos sobre Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo.

Além disso, ainda no ano de 2019, o casal também lançou O Podcast, um podcast semanal rico em conteúdos sobre marketing e mídias sociais. São discutidos diversos assuntos, dentre eles marca e criação. 

4- Marketing de conteúdo

Com o crescimento exponencial do canal no Youtube e o aumento de sua relevância, inúmeras empresas passaram a se interessar na realização de parcerias e divulgações por meio do canal.

Mas nesse momento era a hora do casal brilhar, e tanto Paulo quanto Dani já não aceitavam trabalhar com qualquer empresa. Além de criteriosos, eles eram bem assertivos quando divulgavam algum produto ou serviço, produzindo resultados incríveis. Com tamanha autoridade conquistada, Cuenca passou a ser convidado a palestrar sobre comunicação.

E não foi só isso. Depois de um certo tempo, Paulo também passou a prestar consultoria para empresas de marketing digital.

Foi dessa forma que Paulo Cuenca foi construindo sua estrada e ganhando autoridade ao longo da jornada, e junto com isso, o sucesso e a visibilidade no mercado, se tornando a referência que é hoje no Brasil quando falamos de marketing digital.

No entanto, se engana quem acredita que ele aprendeu marketing pelos meios tradicionais com as faculdades. Na realidade, Paulo estudou cinema, onde aprendeu muito sobre imagem, comunicação e afins, além de reunir experiências ao longo de sua vida, com a criação e sustentação do canal no Youtube, a alta capacidade adaptativa, a sede por conhecimento e as vivências, se tornou um ótimo conhecedor do assunto.

Ou seja, mesmo não aprendendo marketing da forma tradicional, ele descobriu como obter resultados mais elevados ao partir para a prática, o que poucos ousam. Isso, com toda certeza, é o seu diferencial.

Como a teoria e a prática são bem diferentes, Paulo oferece, atualmente, dois cursos:

1. O Superpoder

O Superpoder é um curso que tem como foco a criação de conteúdos para o Instagram. Nesse curso, o aluno terá acesso a ferramentas que desbloquearão seu potencial e ajudarão a transformar o perfil no Instagram em um negócio de verdade, criando conteúdo de valor e se firmando como autoridade no seu nicho. Os conteúdos abordados no curso são bem diversificados, como por exemplo:

  • Branding;
  • Limitação criativa;
  • Frequência;
  • Autenticidade;
  • Dados e métricas.

2. O Portal

O Portal é um guia prático onde as pessoas têm acesso a ideias de conteúdo e de como transformar algo que já existe em um formato só seu.

Nesse sentido, o Portal é voltado para as pessoas que enxergam o Instagram como uma ferramenta potente para captar clientes e potencializar as vendas, mas que não conseguem ser criativas para criar conteúdo.

Ao assinar O Portal, a pessoa recebe um relatório com 3 ideias de diferentes conteúdos por semana, para que ela possa usar no seu perfil. É uma curadoria completa contra o bloqueio criativo.

Bate-volta com Paulo Cuenca

1- Me diz 3 livros que você gosta muito

  1.  Memórias Póstumas de Brás Cubas
  2. As Flores do Mal
  3. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro

2- Quais são seus 3 filmes favoritos?

Gosto de muitos filmes e é difícil escolher, mas alguns dos que gosto muito são:

  1. Laranja mecânica
  2. O sétimo continente
  3. Acossado

3- Me diz 3 coisas que você não gosta

  1. Resmungo
  2. Falarem que não vai dar certo
  3. Ervilha

4- Quais são seus hobbies?

  1. Jogar tênis
  2. Ler
  3. Não fazer nada

5- Quais são as suas comidas favoritas?

  1. Pizza
  2. Purê (feito pela minha mãe)
  3. Estrogonofe
  4. Bolinho de bacalhau (feito pela minha avó)

6- Para qual cidade você mais gostou de viajar em todo o mundo?

Moscou. Em Moscou existe uma espontaneidade misturada com autoritarismo, uma liberdade misturada com segredo, que é difícil ver em outro lugar.

7- Qual a sua filosofia de vida?

Se divirta e não leve a vida tão a sério.

Fonte: Entrevista exclusiva, Investidor Sardinha.

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