Nesse story vamos conhecer o significado e função da chamada para ação, ou call to action (CTA), como é conhecido. Basicamente, o CTA tem um papel decisivo em qualquer campanha. Isso porque conduzem os leads a agirem na direção que você quer na jornada de compra. Em síntese, a chamada para ação se transforma em um ímã de cliques nas várias maneiras que você a distribui. Aqui, vamos ver alguns exemplos de CTA para te ajudar em suas ações.

A "chamada para ação" é um texto condutor e estimulante. Ou seja, tem a função de conduzir e estimular o leitor a fazer uma ação. Quando estamos interessados por um produto ou serviço, passamos por várias CTAs.

O que é Chamada Para Ação?

Existem várias ações que você pode sugerir, como: testar um produto, comprar, baixar algum material, se inscrever para o recebimento de newsletter e outras. Por meio de uma CTA, você conduz o cliente a vários estágios do funil de venda. Assim, transforma visitantes em potenciais clientes. Então, em clientes fidelizados.

Podemos ver um exemplo de tal simplicidade na ação da Netflix, que coloca junto a CTA de um mês grátis a frase “cancele a qualquer momento”, já solucionando dúvidas do cliente.

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Simplicidade na CTA

Exemplos de CTA

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Teste ou experimente grátis

Esta CTA é apresentada para quem já está avançado no processo de compra. Assim, eles já têm informações sobre o produto e a empresa, restando apenas o teste. Para assegurar a adesão ao produto é oferecer um teste com menos recursos e ilimitado.

Durante o processo de nutrição da sua base de lead é necessário fornecer material teórico de qualidade. Assim, é possível aplicar a CTA em torno do conteúdo. Neste sentido, você pode oferecer planilhas, infográficos ou outros textos e conteúdos de forma gratuita.

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Acesso a conteúdos gratuitos

Essa CTA segue o despertar da ação para teste e experimentação. Contudo, o teste que se promove é por tempo limitado. Nesse caso você pode oferecer uma versão completa do produto, já que o teste terá um limite de tempo. Serviços de streaming abusam dessa estratégia.

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Experimente grátis por x dias

A intenção é fazer o usuário ser conduzido a uma galeria de conteúdos. Assim, ele irá procurar um produto que se adeque aos seus gostos e hábitos. O site estuda os comportamentos para então oferecer opções que interessem a diferentes personas de compradores.

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Navegue agora

Dentro do funil de vendas existem pessoas que sabem de seu problema e querem solucioná-lo. Então, você precisa implementar a CTA “saiba mais” ou “entenda como funciona”. Indo direto ao ponto e oferecendo a solução para o cliente.

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Saiba mais ou entenda como funciona

Este tipo de CTA é fundamentado em uma pergunta ao usuário. Algumas empresas ainda incluem prêmios, o que faz aumentar o número de cliques. Por exemplo, o JustFly criou uma enquete onde o clientes concorriam a U$ 1 mil em créditos ao responder uma pergunta.

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CTAs tipo enquete

Esta CTA está relacionada à autoridade de sua empresa, levando o usuário a conhecer todo o portfólio de seu negócio, experiência no mercado e outras qualidades. Ao clicar nesta CTA, o leitor vai saber tudo que a empresa já fez e o que ela pode oferecer.

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Nosso trabalho

Ainda existem as CTAs para aumentar o engajamento, como "comenta aqui embaixo", "compartilhe com um amigo" e "marque um amigo". Além disso, existem as CTAs de trafégo, como "arraste para cima", "acesse o link e saiba mais" e "clique no link".

Outros tipos de CTA