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Outbound Marketing

O que é Outbound Marketing? Conceitos, técnicas e muito mais

Você sabe o que é Outbound Marketing? Em síntese, é a estratégia de prospecção de abordagem com intuito de atrair potenciais clientes.

O que é Outbound Marketing?

Diferente do Inbound Marketing, Outbound Marketing é uma abordagem ativa e direta com o cliente. Sendo assim, uma estratégia pensada para estabelecer a primeira relação com o cliente.

Dessa forma, com um conjunto de informações em posse, são traçadas metas para melhor entrar em contato com o cliente.

Modelos de Aplicação

Com o perfil do cliente traçado, ou seja, a persona que deseja atrair, pode se aplicar o método com os seguintes exemplos:

  • Flyers, Outdoors;
  • Telemarketing;
  • Propagandas na TV, rádio;
  • Adworks e Adsense.

Portanto, todas estas ferramentas devem estar de acordo com a coleta de dados de prospecção do cliente.

Sendo assim, a estratégia deve ser baseada em:

  • Pesquisa;
  • Prospecção;
  • Conexão;
  • Qualificação;
  • Negociação;
  • Assinatura de contrato.

Assim, essas etapas são importantes para a eficiência do método.

Características do Outbound Marketing

Em síntese, as principais características do Outbound Marketing, são:

  • Comunicação unilateral;
  • Interrupção constante;
  • Menor engajamento.

Portanto, na comunicação unilateral, temos as medidas de interação da marca com o público. Já as interrupções se referem à experiência de consumo, que deve concordar com a mensagem comunicada.

Além disso, o menor engajamento diz respeito ao produto não vendido. Neste caso, entende-se que o potencial cliente ainda não estava no momento de compra.

Benefícios do Outbound Marketing

Os benefícios do Outbound Marketing podem ser vistos, por exemplo, da seguinte forma:

1- ROI mais ágil

Enquanto que no Inbound Marketing existe uma relação indireta com o cliente, aqui a relação é direta e imediata.

Portanto, pode-se observar maior resultado na conquista de clientes.

2- Facilidade em mensurar

Com as análises de dados para compreensão do padrão de comportamento do cliente, pode-se buscar novas formas de abordagem.

Dessa forma, se cria uma ferramenta mais ágil de contato com o desejo do cliente.

3- Facilidade de encontrar profissionais no ramo

O Outbound Marketing funciona também no encontro de melhores colaboradores do ramo.

4- Velocidade na validação

Outro impacto positivo do método está na velocidade de validar as propostas de prospecção. Sendo assim,  um mecanismo ágil para economizar esforços na relação do produto x cliente.

5- Contato eficaz

Com o Outbound Mkt, a autonomia de como falar com o cliente é maior. Além disso, a personalização atrai mais chance do cliente se envolver com a marca.

Portanto, basta ao vendedor ter a capacitação necessária para atender a demanda do cliente.

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Para melhor qualificar sua empresa e otimizar os negócios, ambos os métodos são indispensáveis. Além do mais, podem facilitar o processo de consolidação de sua marca e de proximidade com o cliente.

Alguns pontos são importantes no desenvolvimento da estratégia, como:

  • Qualificação de leads;
  • Fishing Leads;
  • Treinamento do time de vendas.

Com o aprimoramento destes pontos, por exemplo, tem- se uma melhor desenvoltura nos negócios e uma comunicação sólida com o cliente. Mas quando se deve usar o método Inbound ou Outbound?

Para responder essa questão é necessário compreender, primeiramente, qual o tipo de mercado você está inserido.

Por exemplo, se estiver em um ambiente de negócios digital com alto nível de competição, cabe então utilizar do método Outbound.

Outro exemplo é se o seu negócio já existe de maneira física e já atende aos objetivos de atrair clientes. Nesse caso, seria melhor passar a investir na estratégia Inbound, pois dará novos caminhos para abordar novos públicos através do ambiente digital e de redes sociais.

Portanto, o ideal para um bom funcionamento empresarial está na combinação mútua de ambos modelos.

 

Então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: Marketing De Afiliados: O que É e Como Começar

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