Você sabe o que é Outbound Marketing? Em síntese, é a estratégia de prospecção de abordagem com intuito de atrair potenciais clientes.
O que é Outbound Marketing?
Diferente do Inbound Marketing, Outbound Marketing é uma abordagem ativa e direta com o cliente. Sendo assim, uma estratégia pensada para estabelecer a primeira relação com o cliente.
Dessa forma, com um conjunto de informações em posse, são traçadas metas para melhor entrar em contato com o cliente.
Modelos de Aplicação
Com o perfil do cliente traçado, ou seja, a persona que deseja atrair, pode se aplicar o método com os seguintes exemplos:
- Flyers, Outdoors;
- Telemarketing;
- Propagandas na TV, rádio;
- Adworks e Adsense.
Portanto, todas estas ferramentas devem estar de acordo com a coleta de dados de prospecção do cliente.
Sendo assim, a estratégia deve ser baseada em:
- Pesquisa;
- Prospecção;
- Conexão;
- Qualificação;
- Negociação;
- Assinatura de contrato.
Assim, essas etapas são importantes para a eficiência do método.
Características do Outbound Marketing
Em síntese, as principais características do Outbound Marketing, são:
- Comunicação unilateral;
- Interrupção constante;
- Menor engajamento.
Portanto, na comunicação unilateral, temos as medidas de interação da marca com o público. Já as interrupções se referem à experiência de consumo, que deve concordar com a mensagem comunicada.
Além disso, o menor engajamento diz respeito ao produto não vendido. Neste caso, entende-se que o potencial cliente ainda não estava no momento de compra.
Benefícios do Outbound Marketing
Os benefícios do Outbound Marketing podem ser vistos, por exemplo, da seguinte forma:
1- ROI mais ágil
Enquanto que no Inbound Marketing existe uma relação indireta com o cliente, aqui a relação é direta e imediata.
Portanto, pode-se observar maior resultado na conquista de clientes.
2- Facilidade em mensurar
Com as análises de dados para compreensão do padrão de comportamento do cliente, pode-se buscar novas formas de abordagem.
Dessa forma, se cria uma ferramenta mais ágil de contato com o desejo do cliente.
3- Facilidade de encontrar profissionais no ramo
O Outbound Marketing funciona também no encontro de melhores colaboradores do ramo.
4- Velocidade na validação
Outro impacto positivo do método está na velocidade de validar as propostas de prospecção. Sendo assim, um mecanismo ágil para economizar esforços na relação do produto x cliente.
5- Contato eficaz
Com o Outbound Mkt, a autonomia de como falar com o cliente é maior. Além disso, a personalização atrai mais chance do cliente se envolver com a marca.
Portanto, basta ao vendedor ter a capacitação necessária para atender a demanda do cliente.
Diferença entre Inbound e Outbound Marketing
Para melhor qualificar sua empresa e otimizar os negócios, ambos os métodos são indispensáveis. Além do mais, podem facilitar o processo de consolidação de sua marca e de proximidade com o cliente.
Alguns pontos são importantes no desenvolvimento da estratégia, como:
- Qualificação de leads;
- Fishing Leads;
- Treinamento do time de vendas.
Com o aprimoramento destes pontos, por exemplo, tem- se uma melhor desenvoltura nos negócios e uma comunicação sólida com o cliente. Mas quando se deve usar o método Inbound ou Outbound?
Para responder essa questão é necessário compreender, primeiramente, qual o tipo de mercado você está inserido.
Por exemplo, se estiver em um ambiente de negócios digital com alto nível de competição, cabe então utilizar do método Outbound.
Outro exemplo é se o seu negócio já existe de maneira física e já atende aos objetivos de atrair clientes. Nesse caso, seria melhor passar a investir na estratégia Inbound, pois dará novos caminhos para abordar novos públicos através do ambiente digital e de redes sociais.
Portanto, o ideal para um bom funcionamento empresarial está na combinação mútua de ambos modelos.
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