Início » Como fazer Reels no Instagram: guia prático
como fazer reels no instagram

Como fazer Reels no Instagram: guia prático

Mesmo com toda a tecnologia que temos hoje, pode ser difícil fazer um reels para publicar no Instagram e divulgar a sua conta, não é mesmo? Seja como for, foi pensando nisso que separei algumas dicas para você conseguir fazer tudo com praticidade.

O que é o reels no Instagram?

Reels é o nome dado pelo Instagram para um recurso de gravação de vídeos curtos para a plataforma. Com isso, seus usuários podem utilizar vídeos, além do story e do IGTV.  

Em contrapartida ao IGTV, com o reels é possível gravar um vídeo de até 30 segundos ou escolher um vídeo já gravado de mesma duração. Dessa forma, é possível utilizar as ferramentas de edição que a plataforma libera, como filtros, recortes, adicionar músicas e muito mais.

Por outro lado, ao publicar esse tipo de material, o Instagram geralmente ajuda a divulgar o vídeo colocando-o na aba de explorar para que mais pessoas o vejam, aumentando o engajamento da pessoa que publicou.

Seja como for, as visualizações do vídeo são um dado relevante para os criadores de conteúdo digital no Instagram, já que ele mostra o nível de engajamento. Todavia, a plataforma está mudando constantemente nesses últimos anos e, por isso, o engajamento de milhares de pessoas tem sido instabilizado.

Além disso, o Reels tem viralizado por conta de seu algoritmo ser mais simples. Nesse sentido, se ele receber muitas visualizações, isso pode significar que o próprio Instagram identificou uma tendência em seu vídeo.

Assim como o IGTV, o Reels também trabalha com vídeos. Porém, o IGTV é bom para chamar novos clientes e o Reels para mantê-los.

Como fazer um reels no Instagram?

Para publicar um vídeo que já foi gravado:

1 – Faça login no Instagram:

como fazer reels

Insira seu usuário e senha no aplicativo. 

2 – Ícone

como fazer reels

Em seguida, clique no botão de +, localizado na parte superior direita da tela.

 3 – Reels

Botão Reels

Depois, selecione a opção Reels após apertar o botão +.

4 – Galeria

como fazer reels

Feito isso, toque no ícone no canto inferior esquerdo para abrir a galeria.  

5 – Vídeo

como fazer reels

Agora é hora de escolher o vídeo desejado dentro da sua galeria.

6 – Edição

como fazer reels

Após escolher o vídeo, você será redirecionado para a página de edição, podendo fazer do jeito que desejar. 

7 – Finalizando

como fazer reels

Para finalizar, clique em Adicionar. 

8 – Assistir

Em seguida, clique em “prévia” para ver como ficou o Reels no Instagram. 

9 – Finalizar

 

Por fim, se gostou de como ficou o vídeo, finalize a edição clicando em “próximo”.

Depois de realizar esses passos, basta preencher toda a informação que se pede, como título e descrição do vídeo. Ao finalizar, basta clicar em “compartilhar“.

Como publicar um reels no Instagram?

Agora, se você deseja publicar um vídeo, mas ainda não sabe como gravar o reels, basta seguir alguns poucos passos e estar preparado para aparecer na câmera. Do mesmo modo, continue lendo para descobrir como publicá-lo.

  1. Faça login no Instagram;
  2. Clique no ícone de + ;
  3. Selecione a opção Reels;
  4. Clique na bolinha da tela para começar a gravar;
  5. Selecione Adicionar;
  6. Vá até a opção de Prévia;
  7. Finalize a edição do vídeo do jeito que preferir;
  8. Clique em Próximo;
  9. Clique em Compartilhar.

Dicas para aumentar o engajamento do reels no Instagram

Criar um reels no Instagram pode ser bem simples. Por isso, preparamos estas dicas para você aumentar seu engajamento.

1 – Marcas do reels no Instagram

Em primeiro lugar, não use vídeos com marca d’água, dessa forma o Instagram não entregará seu vídeo.

2 – Gravação

Em seguida, saiba de antemão que vídeos que são gravados pela câmera do celular ou do próprio Instagram tem mais probabilidade de serem entregues.

3 – Capa

Além disso, para ajudar no engajamento do Reels, coloque uma capa diferente do que está no vídeo.

4 – Descrição

Antes de mais nada, crie uma boa descrição e capriche ainda mais nas tags.

5 – Áudio

Contudo, depois que fizer isso, você também pode optar por usar um áudio original. Dessa forma, as pessoas podem remixar seu áudio e dar mais engajamento para a sua página. Se achar a edição mais complicada, salve o vídeo em rascunho e continue a edição outro dia.

6 – Compartilhar

Da mesma forma, é claro que o vídeo deve ser direcionado para o seu público-alvo. Nesse sentido, eles serão motivados a assistir e ajudar a divulgá-lo.

7 – Edição do reels no Instagram

De antemão, saiba que ao contrário do que se pensa, cortar o vídeo e adicionar mais de um vídeo para a edição pode ajudar tanto quanto uma boa capa e descrição ao vídeo.

8 – Adicionar música

Antes de mais nada, é importante lembrar que adicionar músicas pode ser uma forma positiva de chamar atenção.

9. Filtros

Nem todos os tipos de filtros estarão disponíveis. Nesse sentido, é bom ir testando para ver qual funciona melhor. Ele pode ajudar a deixar o vídeo mais bonito. Em outras palavras, o visual é muito importante.

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: 37 especialistas do Marketing Digital que você precisa seguir hoje mesmo!

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *