Mesmo com toda a tecnologia que temos hoje, pode ser difícil fazer um reels para publicar no Instagram e divulgar a sua conta, não é mesmo? Seja como for, foi pensando nisso que separei algumas dicas para você conseguir fazer tudo com praticidade.
O que é o reels no Instagram?
Reels é o nome dado pelo Instagram para um recurso de gravação de vídeos curtos para a plataforma. Com isso, seus usuários podem utilizar vídeos, além do story e do IGTV.
Em contrapartida ao IGTV, com o reels é possível gravar um vídeo de até 30 segundos ou escolher um vídeo já gravado de mesma duração. Dessa forma, é possível utilizar as ferramentas de edição que a plataforma libera, como filtros, recortes, adicionar músicas e muito mais.
Por outro lado, ao publicar esse tipo de material, o Instagram geralmente ajuda a divulgar o vídeo colocando-o na aba de explorar para que mais pessoas o vejam, aumentando o engajamento da pessoa que publicou.
Seja como for, as visualizações do vídeo são um dado relevante para os criadores de conteúdo digital no Instagram, já que ele mostra o nível de engajamento. Todavia, a plataforma está mudando constantemente nesses últimos anos e, por isso, o engajamento de milhares de pessoas tem sido instabilizado.
Além disso, o Reels tem viralizado por conta de seu algoritmo ser mais simples. Nesse sentido, se ele receber muitas visualizações, isso pode significar que o próprio Instagram identificou uma tendência em seu vídeo.
Assim como o IGTV, o Reels também trabalha com vídeos. Porém, o IGTV é bom para chamar novos clientes e o Reels para mantê-los.
Como fazer um reels no Instagram?
Para publicar um vídeo que já foi gravado:
1 – Faça login no Instagram:
Insira seu usuário e senha no aplicativo.
2 – Ícone
Em seguida, clique no botão de +, localizado na parte superior direita da tela.
3 – Reels
Depois, selecione a opção Reels após apertar o botão +.
4 – Galeria
Feito isso, toque no ícone no canto inferior esquerdo para abrir a galeria.
5 – Vídeo
Agora é hora de escolher o vídeo desejado dentro da sua galeria.
6 – Edição
Após escolher o vídeo, você será redirecionado para a página de edição, podendo fazer do jeito que desejar.
7 – Finalizando
Para finalizar, clique em Adicionar.
8 – Assistir
Em seguida, clique em “prévia” para ver como ficou o Reels no Instagram.
9 – Finalizar
Por fim, se gostou de como ficou o vídeo, finalize a edição clicando em “próximo”.
Depois de realizar esses passos, basta preencher toda a informação que se pede, como título e descrição do vídeo. Ao finalizar, basta clicar em “compartilhar“.
Como publicar um reels no Instagram?
Agora, se você deseja publicar um vídeo, mas ainda não sabe como gravar o reels, basta seguir alguns poucos passos e estar preparado para aparecer na câmera. Do mesmo modo, continue lendo para descobrir como publicá-lo.
- Faça login no Instagram;
- Clique no ícone de + ;
- Selecione a opção Reels;
- Clique na bolinha da tela para começar a gravar;
- Selecione Adicionar;
- Vá até a opção de Prévia;
- Finalize a edição do vídeo do jeito que preferir;
- Clique em Próximo;
- Clique em Compartilhar.
Dicas para aumentar o engajamento do reels no Instagram
Criar um reels no Instagram pode ser bem simples. Por isso, preparamos estas dicas para você aumentar seu engajamento.
1 – Marcas do reels no Instagram
Em primeiro lugar, não use vídeos com marca d’água, dessa forma o Instagram não entregará seu vídeo.
2 – Gravação
Em seguida, saiba de antemão que vídeos que são gravados pela câmera do celular ou do próprio Instagram tem mais probabilidade de serem entregues.
3 – Capa
Além disso, para ajudar no engajamento do Reels, coloque uma capa diferente do que está no vídeo.
4 – Descrição
Antes de mais nada, crie uma boa descrição e capriche ainda mais nas tags.
5 – Áudio
Contudo, depois que fizer isso, você também pode optar por usar um áudio original. Dessa forma, as pessoas podem remixar seu áudio e dar mais engajamento para a sua página. Se achar a edição mais complicada, salve o vídeo em rascunho e continue a edição outro dia.
6 – Compartilhar
Da mesma forma, é claro que o vídeo deve ser direcionado para o seu público-alvo. Nesse sentido, eles serão motivados a assistir e ajudar a divulgá-lo.
7 – Edição do reels no Instagram
De antemão, saiba que ao contrário do que se pensa, cortar o vídeo e adicionar mais de um vídeo para a edição pode ajudar tanto quanto uma boa capa e descrição ao vídeo.
8 – Adicionar música
Antes de mais nada, é importante lembrar que adicionar músicas pode ser uma forma positiva de chamar atenção.
9. Filtros
Nem todos os tipos de filtros estarão disponíveis. Nesse sentido, é bom ir testando para ver qual funciona melhor. Ele pode ajudar a deixar o vídeo mais bonito. Em outras palavras, o visual é muito importante.
E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: 37 especialistas do Marketing Digital que você precisa seguir hoje mesmo!