Você provavelmente já ouviu falar do Marketing de afiliados, um termo que vem crescendo cada dia mais dentro da internet, não é mesmo? Principalmente se você possui um site e está pensando em expandi-lo. Mas como essa tática funciona?
O que é Marketing de Afiliados?
Em síntese, o marketing de afiliados nada mais é que uma estratégia de divulgação na internet através dos integrantes associados a uma empresa ou marca. Estes integrantes são conhecidos como afiliados.
Por exemplo, se uma empresa lança um produto e quer que tenha certa visibilidade, pode entrar em contato com influenciadores para que eles divulguem o produto para seus seguidores.
Além disso, para impulsionar a venda, geralmente é feito um link personalizado para cada afiliado. Dessa forma, a empresa consegue ter, primordialmente, um maior controle de como a estratégia está funcionando.
Benefícios do Marketing de Afiliados
Seja como for, existe uma gama de benefícios, mas cada perfil terá um objetivo diferente. Basicamente, o marketing de afiliados é dividido em:
1- Produtor no Marketing de Afiliados
Se uma empresa ou marca utiliza o marketing de afiliados para divulgar um produto ou serviço, o seu benefício será ganhar leads e aumentar suas vendas com a ajuda dos afiliados.
2- Afiliado no Marketing de Afiliados
O afiliado serve para ajudar o produtor, ele é quem divulga os produtos. Além disso, não fica preso a apenas um tipo de produto, a pessoa pode trabalhar com vários tipos diferentes. Sendo assim, o importante é que o objetivo seja cumprido, a venda.
Feito isso, o divulgador ganhará o que combinou com o produtor, podendo ser qualquer tipo de acordo entre as duas partes, tanto dinheiro como ganhar o produto de forma gratuita.
3- Cliente no Marketing de Afiliados
Talvez a peça mais importante desse quebra-cabeça seja o cliente, ou seja, a pessoa que está comprando o produto, já que, sem ele, toda a cadeia do marketing de afiliados seria um fracasso.
O principal benefício, neste caso, é poder aproveitar um produto de qualidade e que realmente o ajudaria no que estava procurando.
Tipos de Marketing de Afiliados
Atualmente, existem várias formas de colocar o marketing de afiliados em ação. Por exemplo:
1- Custo por Clique
Esta tática foi criada no início dos anos 2000, juntamente com o Google Adwords. Ele funciona, como o nome já diz, por cliques. O afiliado recebe um material, como banners e links, e a cada clique que um cliente dá, o afiliado recebe uma quantia determinada previamente.
2- Custo por Ação
Saiba de antemão que hoje em dia este é o modelo mais usado e que mais consegue um bom número de retenção. O afiliado só consegue receber depois que o cliente faz certas ações, como fechar um contrato ou se cadastrar em algum local.
3- Custo por mil impressões
O modelo mais utilizado em agências de publicidade. Surgiu nos anos de 1990 e funciona após o afiliado conseguir mil impressões ou cliques. Além disso, depois desse marco, ele receberá uma quantia fixa por cada mil impressões.
4- Custo por Venda
Neste caso, o afiliado só recebe se conseguir realizar uma venda específica. Geralmente, ele ganha uma porcentagem em cima desta venda, sendo de até 15%.
5- Custo por Lead válido
Receber leads é de extrema importância para o marketing digital. Por isso, existe quem faça o trabalho exatamente para conseguir este lead e o afiliado só recebe sua parte do acordo, se conseguir captar um lead válido para o produtor.
6- Custo por Formulário
Assim como na opção anterior, o afiliado ganha um valor fixo para captar clientes e fazer com o que este potencial cliente preencha um formulário com informações valiosas.
7- Custo por Instalação
Esta é a melhor tática para quem desenvolve um aplicativo. Nele, o afiliado ganha apenas ao conseguir que uma pessoa baixe algum tipo de app em seu celular.
Como utilizar o Marketing de Afiliados?
Finalmente, a melhor forma de utilizar o marketing de afiliados é através de plataformas como:
- blogs;
- sites;
- redes sociais;
- plataformas digitais;
- aplicativos;
- E-mail marketing.
Além disso, existem plataformas especializadas neste tipo de serviço, tanto para quem é produtor como para quem deseja ser um afiliado. Dessa forma, as ferramentas mais utilizadas são:
1- Hotmart
Uma das maiores plataformas da área, com mais de 1,3 milhão de usuários.
2- Afilio
Criada em 2008, tem como objetivo demonstrar o verdadeiro valor de um produto, já que o cliente só vai pagar quando o produto comprado mostrar algum resultado.
3- Eduzz
Seu foco é em produtos digitais e disponibiliza ferramentas para os afiliados e produtores, todavia ainda não é tão popular quanto as outras plataformas.
4- Monetizze
Ótima para maior conversão de afiliados, pois possui integração com o Google Analytics.
Então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que é Inbound Marketing: estratégias e como fazer em 2022