As etapas do funil de vendas são as fases que o consumidor passa durante a sua jornada de compra. Cada uma dessas etapas aproxima mais os clientes da conversão final. Isso porque elas permitem que os consumidores conheçam bem o produto ofertado, e as pessoas que já conhecem o produto estão mais próximas da compra do que o indivíduo que conheceu a sua marca recentemente.

Mas, afinal, o que é funil de vendas?

É o processo de fechamento de um negócio. Começa na captação de leads e termina na conversão desses leads em clientes da sua marca. A função da empresa é acompanhar o possível cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com os seus produtos/serviços até o momento em que a venda é fechada.

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas é segmentado em etapas para que a sua empresa possa acompanhar os clientes. Você precisa produzir conteúdo para auxiliar esses consumidores de acordo com as suas necessidades. Para facilitar esse processo, o funil de vendas é dividido em: topo; meio e fundo.

O topo de funil é a etapa destinada a atrair prospects e gerar reconhecimento da empresa: é o momento de prospecção e qualificação de leads.

1 – Topo de funil

Em seguida, temos o meio de funil, fase para transformar leads em oportunidades de vendas e aumentar a relevância da sua marca para o cliente.

2 – Meio de funil

Por fim, o fundo de funil é a etapa para fechar a venda e transformar oportunidades em clientes. A sua equipe de vendas precisa elaborar uma proposta atrativa que prove o valor do seu produto/serviço. Depois disso, é hora de negociar e fechar a oportunidade.

3 – Fundo de funil

Vantagens do funil de vendas

É possível saber exatamente quantas pessoas estão em cada uma das etapas mencionadas.

1 – Maior previsibilidade dos resultados

Com uma clara visualização das etapas e das possibilidades de melhoria, fica mais fácil desfrutar de todas as chances.

2 – Aproveitamento de oportunidades

O funil de vendas cria um laço com o consumidor e melhora o relacionamento entre ele e a sua empresa.

3 – Melhoria nos relacionamentos

Ao inserir o funil na sua estratégia, o processo de compra é esclarecido.

4 – Benefícios para a sua equipe

A sua equipe já sabe quais processos de venda necessitam de uma maior atenção.

5 – Maior eficiência e produtividade

Como gerenciar um funil de vendas

É preciso fazer um controle da jornada do seu consumidor para compreender como os clientes encontram a sua empresa e como eles convertem. Depois, é preciso executar avaliações regulares do funil. Caso ocorra alguma alteração no comportamento da jornada, será possível ajustá-lo conforme as necessidades do cliente.

Desenvolva um funil de vendas

Defina como, quando e por que os clientes vão entrar no seu funil.

1 – Determine o topo do funil

Determine as etapas do funil que mais precisam dos esforços de marketing. Geralmente, as mais comuns são o topo e o fundo do funil.

2 – Escolha onde concentrar os esforços

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Não desperdice tempo e recurso em estratégias arriscadas. É importante que a sua equipe conheça o cliente e saiba que ele está pronto para seguir até o final.

3 – Minimize o risco

O vendedor precisa saber quais informações são imprescindíveis para fazer o cliente avançar em cada fase do funil de vendas e informações importantes para ressaltar.

4 – Mova os clientes no tempo certo

Descubra onde cada vendedor é melhor e otimize suas capacidades de contornar objeções de seus clientes em cada etapa da venda. Agora que você já sabe tudo sobre as etapas do funil de vendas, chegou a hora de executá-lo! Afinal, não basta criar o funil, é preciso colocá-lo em prática.

5 – Construa diferenciais