Neuromarketing proporciona uma união entre o Marketing e a Neurociência, na qual se presume o comportamento do cliente de acordo com o processamento de informações do cérebro, podendo reconhecer o efeito do produto nos consumidores. Além disso, ajuda as marcas e empresas a compreender melhor as coisas que induzem o comprador no momento de compra. O termo foi criado pelo professor Ale Smidts, porém foi o pesquisador e doutor Gerald Zaltman que popularizou o neuromarketing.
O que é neuromarketing?
É uma área que estuda o comportamento do consumidor baseado nos critérios de consumo. O conceito refere-se a junção do marketing, que pensa nas soluções para satisfazer os desejos dos clientes, ao mesmo tempo que a neurociência pesquisa os impulsos e desejos.
Como funciona o neuromarketing?
Os profissionais de marketing acabam utilizando dos conhecimentos e técnicas neurocientificas para conhecer melhor os consumidores e suas emoções. Inclusive, eles aproveitam esses estudos para traçar estratégias que despertem desejo e outras emoções ligadas ao consumismo do ser humano.
Benefícios na utilização
A aplicação do neuromarketing no desenvolvimento do produto auxilia a entender melhor o público, assim proporcionando um produto que influencia o seu subconsciente a comprar.
1 – Maior desenvolvimento de produtos
O processo de entender o que influencia de fato o consumidor a concluir uma compra, acaba entregando uma possibilidade de realizar ações que explorem melhor essa “razão de compra”.
2 – Aperfeiçoa tomadas de decisões
Entender o cliente é um passo importante para melhorar e tornar prazerosa a sua experiência com a marca e/ou empresa.
3 – Favorece a experiência do cliente
É importante estudar as campanhas que mais atraem os consumidores, assim deixando sua empresa desejável em poucos minutos.
4 – Campanhas tornam-se mais efetivas
Técnicas do neuromarketing
Proporcione aos consumidores conteúdos mais específicos e com exemplos.
1. Torne o conteúdo mais simples
As imagens cativam a atenção do consumidor, bem como apresentam mais sentindo à mensagem.
2. Use imagens, elas são essenciais
É muito importante reparar em qual emoção o seu conteúdo provoca no consumidor. Isso pelo fato dela ser responsável pelo ato de comprar.
3. Use a emoção do consumidor
Crie uma persona ou um foco para o seu conteúdo, assim é mais fácil alcançar o seu objetivo.
4. Defina um foco
Em primeiro lugar, cativar o consumidor no começo e final do conteúdo é indispensável, deste modo você deixa um impacto no subconsciente.
5. Gere valor, provoque o “efeito wow”
Como aplicar?
As cores podem provocar várias emoções e sensações no corpo humano, sendo importantes para o mundo do marketing. – azul: confiança e segurança; – branco: transparência; – laranja: sentimento agradável e amigável; – preto: luxo;
1. Psicologia das cores
– roxo: inovação e inteligência; – rosa escuro: alegria e jovialidade; – rosa claro: romance e delicadeza; – verde: tranquilidade e serenidade; – vermelho: emoção e paixão.
1. Psicologia das cores
O storytelling oferece uma maior objetividade na hora de mudar algo no produto ou na empresa. Esse método ativa o lado emocional do espectador com narrativas que nem sempre envolvem o produto, criando um laço emocional com a campanha.
2. Storytelling no neuromarketing
As opções em demasiado podem causar uma paralisia nos consumidores, pelo fato de não saberem qual escolha seria a certa.
3. Dê poucas opções de escolhas
Um design bonito proporciona mais vontade das pessoas de explorarem a sua empresa e marca, além de aumentar a confiança e expectativa no produto.
4. Entregue um design caprichado
Transmita ao consumidor uma informação que vai despertar a necessidade da compra. A escassez é um dos gatilhos mais conhecidos, pois ativa o senso de urgência.
5. Gatilhos mentais
Demostrar que se importa com o cliente é necessário, então mostre o mínimo de interesse no consumidor.
6. Ofereça valor antes de um pedido
Compare os preços para produtos semelhantes. O preço do produto será considerado alto ou baixo em comparação a outros concorrentes, além de fomentar o desejo de compra no consumidor.
7. Ancoragem de preços
As ideais e conceitos podem ser repetidas estrategicamente, tornando-se algo poderoso e persuasivo com o tempo.
8. Repita as ideais e conceitos