Para estruturar uma marca, fala-se muito de lançamentos e seus muitos tipos e níveis. Portanto, as fórmulas de lançamentos fizeram o mercado de marketing digital crescer bastante. Então, vamos explicar o conceito de primal branding, comparado a estas fórmulas de lançamento. As formas de lançamento de uma marca não geram um negócio sustentável. Sendo assim, muito se fala na importância do branding.

Branding, no sentido etimológico, está ligado à marca. Ou seja, você imprime uma marca em todos os sentidos na memória das pessoas. Para constituir um plano de branding é necessário fazer uma avaliação da empresa e também uma prospecção linguística e semiótica.

Conceito de branding

É preciso criar uma marca que fale para todos os sentidos e memórias: visuais, audíveis, inteligíveis, simbólicas e outras impressões. Apesar disso, este efeito não está apenas na imagem ou logotipo em si. Ele está na percepção e memória das pessoas que veem sua marca. Portanto, tudo que será passado para o público tem que ser muito bem definido.

A estratégia de primal branding foi desenvolvida por Patrick Hanlon, autor do livro de mesmo nome, que divide o conceito em sete chaves essenciais. Dessa forma, estas chaves farão você criar uma imagem ou sistema de crenças capazes de aumentar sua comunidade.

Definição de primal branding

Podemos defini-lo como um conjunto de funcionalidade tipo um framework, para guiar uma estratégia que visa um desenvolvimento sólido de uma marca. Vale lembrar que o sistema do primal branding se assemelha muito ao das religiões, que cria um sistema de crenças para juntar multidões, o que também entendemos por doutrina.

A sobrevivência de uma marca e sua consolidação depende sempre de uma boa história. Assim, a marca precisa mostrar de onde veio e para onde pretende ir. Por exemplo, essa estratégia é usada por influencers, que para ter visibilidade, precisam de uma história.

História

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Você pode não acreditar, mas a sua crença é forte sempre. Assim, tudo que você acredita, você coloca o seu sentimento mais profundo. Faça uma análise de suas crenças e coloque em sua estratégia de forma expositiva. Isso vai gerar muitas conexões com facilidade.

Crenças no primal branding

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Ícones

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Os ícones representam toda a identidade de uma marca, desde as visuais, textuais, simbólicas, palatáveis e formais. Sendo assim, um dos enganos que acontecem na formatação de uma marca, é que tudo é levado para o sentido visual. Porém, uma marca é bem mais que isso.

Rituais no primal branding

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Os rituais são as ações que se consolidaram na marca. Ou seja, são as estratégias repetitivas que geram resultados, como gatilhos mentais, gerações de conexões por movimentos já automáticos, bem como uma metodologia única da empresa.

Pagãos

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Uma boa marca compreende tudo o que fica fora dela. Assim, ela desenvolve um senso de pertencimento, mas, ao mesmo tempo, tem ideia das pessoas que ela não atinge. Dessa forma, é importante definir quem você é para saber seu público e os que ficam fora.

Palavras sagradas

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Dentro do primal branding, é importante definir a sua comunicação com o público. Frases que celebridades repetem e ficam na memória do público são um bom exemplo. Também algumas frases vindas de propagandas de alguns produtos, por exemplo.

Líder

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Liderar é comunicar seus planos e desejos, o porquê de tudo que você faz. Uma empresa com uma liderança que prospecta interação e criatividade, tem mais chances de se identificar com o público.