Início » Comunicação Bidirecional: O que é e Como Usá-la em suas Redes Sociais
Comunicação Bidirecional

Comunicação Bidirecional: O que é e Como Usá-la em suas Redes Sociais

Comunicação bidirecional se baseia numa interação de poder enviar e receber mensagens.

Uma via bidirecional é um via da qual se possa ir e voltar ao mesmo tempo.

Na comunicação, esse conceito se aplica no trajeto de enviar mensagens e receber um feedback.

Portanto, na relação entre marca e público, a via de mão dupla na comunicação deve ser franca e honesta.

Aplicação do Conceito Bidirecional nas redes sociais

O caminho viável para consolidar o conceito bidirecional de relacionamento se dá por meio das redes sociais.

Contudo, para que tudo funcione de forma correta, é necessário ferramentas que ajude no serviço.

Portanto, se o objetivo são feedbacks, esse processo deve ser feito de forma ágil tanto do cliente quanto da marca.

Sendo assim, vamos conhecer as características da comunicação bidirecional, especialmente nas redes sociais:

1 – Marketing Tradicional x Marketing Digital

No marketing tradicional, a comunicação estabelecida segue apenas um direcionamento.

Dessa maneira, a marca anuncia seu produto de várias formas, como, por exemplo: propagandas de rádio, tv, outdoors, etc. Porém, não há possibilidade de retorno.

Contudo, no marketing digital a comunicação bidirecional se apresenta com uma vasta diversidade de canais de comunicação, que visam exatamente a proposta de um feedback do público.

Portanto, esse caminho está disposto por meio das redes sociais de interação.

2 – Vantagens da Comunicação Bidirecional

Assim, pode-se observar uma lista de benefícios da comunicação bidirecional. Por exemplo:

Transmite confiança e transparência

Uma forte comunicação bidirecional traz para o cliente confiança.

Agilidade na comunicação e no feedback traz transparência por parte da empresa. E, para o cliente, maior satisfação.

Evita crises

Qualquer marca que utiliza da comunicação bidirecional tem medo de um escândalo.

Portanto, quando acontece uma polêmica, é necessária uma estratégia para resolver o conflito.

Deixa a marca mais humanizada

A comunicação é a chave para humanizar a marca.

Lembre-se, por exemplo, de utilizar um vocabulário próximo do cliente.

Melhora as vendas

Assim, é por meio do feedback com o cliente que vai se consolidar em maiores vendas.

Conhece a persona

Através dos canais de comunicação com o cliente, você compreende melhor a persona com quem se fala.

Portanto, valorizar o diálogo é importante para esse relacionamento. Ou seja, cliente e marca devem falar na mesma língua.

O cliente é ouvido

Todo cliente tem uma opinião ou uma crítica a respeito da marca, ou produto.

Portanto, é importante que a voz do cliente seja ouvida e, na medida do possível, atendida.

3 – Desvantagens

Embora haja muitas vantagens na comunicação bidirecional, é preciso estar ciente de algumas dificuldades também. Por exemplo:

Alta demanda

É importante ter um cuidado entre o acesso à comunicação como também a demanda do produto.

Assim, deve haver um balanço na facilidade de comunicação com o resultado da entrega do produto. Para que não haja desgaste no relacionamento.

Equilíbrio do tom de voz entre a marca e o cliente

Manter um tom de voz compatível com o do perfil do cliente é bastante necessário.

Sendo assim, algo profissional, e ao mesmo tempo acessível, se torna prioridade.

Riscos do feedback negativo

Com a comunicação bidirecional é necessário estar ciente que não vai haver só feedbacks positivos.

Saber lidar com as críticas faz com que a marca se consolide de forma sólida.

4 – Formas da comunicação bidirecional

Assim, é necessário sempre haver um balanço da relação com o público.

Portanto, para se obter essa comunicação bilateral de forma eficaz deve se utilizar de ferramentas, como:

  • Comentários em postagens de Blogs;
  • Questionários informativos;
  • Pesquisas de satisfação via e-mail;
  • Qualquer rede social;
  • Avaliações online sobre performance.

5 – Exemplos que deram certo com a comunicação bidirecional

Algumas empresas fizeram este processo e foram bem sucedidas, como, por exemplo:

  • Chicago Council;
  • Sears;
  • UBM Geek’s Guide.

Dentre várias outras que estão em ascensão no mercado, a técnica de humanização da marca é bem vista.

Então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também:

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *