Comunicação bidirecional se baseia numa interação de poder enviar e receber mensagens.
Uma via bidirecional é um via da qual se possa ir e voltar ao mesmo tempo.
Na comunicação, esse conceito se aplica no trajeto de enviar mensagens e receber um feedback.
Portanto, na relação entre marca e público, a via de mão dupla na comunicação deve ser franca e honesta.
Aplicação do Conceito Bidirecional nas redes sociais
O caminho viável para consolidar o conceito bidirecional de relacionamento se dá por meio das redes sociais.
Contudo, para que tudo funcione de forma correta, é necessário ferramentas que ajude no serviço.
Portanto, se o objetivo são feedbacks, esse processo deve ser feito de forma ágil tanto do cliente quanto da marca.
Sendo assim, vamos conhecer as características da comunicação bidirecional, especialmente nas redes sociais:
1 – Marketing Tradicional x Marketing Digital
No marketing tradicional, a comunicação estabelecida segue apenas um direcionamento.
Dessa maneira, a marca anuncia seu produto de várias formas, como, por exemplo: propagandas de rádio, tv, outdoors, etc. Porém, não há possibilidade de retorno.
Contudo, no marketing digital a comunicação bidirecional se apresenta com uma vasta diversidade de canais de comunicação, que visam exatamente a proposta de um feedback do público.
Portanto, esse caminho está disposto por meio das redes sociais de interação.
2 – Vantagens da Comunicação Bidirecional
Assim, pode-se observar uma lista de benefícios da comunicação bidirecional. Por exemplo:
Transmite confiança e transparência
Uma forte comunicação bidirecional traz para o cliente confiança.
Agilidade na comunicação e no feedback traz transparência por parte da empresa. E, para o cliente, maior satisfação.
Evita crises
Qualquer marca que utiliza da comunicação bidirecional tem medo de um escândalo.
Portanto, quando acontece uma polêmica, é necessária uma estratégia para resolver o conflito.
Deixa a marca mais humanizada
A comunicação é a chave para humanizar a marca.
Lembre-se, por exemplo, de utilizar um vocabulário próximo do cliente.
Melhora as vendas
Assim, é por meio do feedback com o cliente que vai se consolidar em maiores vendas.
Conhece a persona
Através dos canais de comunicação com o cliente, você compreende melhor a persona com quem se fala.
Portanto, valorizar o diálogo é importante para esse relacionamento. Ou seja, cliente e marca devem falar na mesma língua.
O cliente é ouvido
Todo cliente tem uma opinião ou uma crítica a respeito da marca, ou produto.
Portanto, é importante que a voz do cliente seja ouvida e, na medida do possível, atendida.
3 – Desvantagens
Embora haja muitas vantagens na comunicação bidirecional, é preciso estar ciente de algumas dificuldades também. Por exemplo:
Alta demanda
É importante ter um cuidado entre o acesso à comunicação como também a demanda do produto.
Assim, deve haver um balanço na facilidade de comunicação com o resultado da entrega do produto. Para que não haja desgaste no relacionamento.
Equilíbrio do tom de voz entre a marca e o cliente
Manter um tom de voz compatível com o do perfil do cliente é bastante necessário.
Sendo assim, algo profissional, e ao mesmo tempo acessível, se torna prioridade.
Riscos do feedback negativo
Com a comunicação bidirecional é necessário estar ciente que não vai haver só feedbacks positivos.
Saber lidar com as críticas faz com que a marca se consolide de forma sólida.
4 – Formas da comunicação bidirecional
Assim, é necessário sempre haver um balanço da relação com o público.
Portanto, para se obter essa comunicação bilateral de forma eficaz deve se utilizar de ferramentas, como:
- Comentários em postagens de Blogs;
- Questionários informativos;
- Pesquisas de satisfação via e-mail;
- Qualquer rede social;
- Avaliações online sobre performance.
5 – Exemplos que deram certo com a comunicação bidirecional
Algumas empresas fizeram este processo e foram bem sucedidas, como, por exemplo:
- Chicago Council;
- Sears;
- UBM Geek’s Guide.
Dentre várias outras que estão em ascensão no mercado, a técnica de humanização da marca é bem vista.
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