Será que o Reels do Instagram ajuda você a aumentar seu alcance e conseguir engajamento para sua marca? Antes de qualquer coisa, te adiantamos: a resposta é sim!
Com o crescimento das redes sociais, tornou-se cada vez mais importante usar plataformas como um meio para aumentar a visibilidade de uma empresa.
Deseja saber um pouco mais sobre o porquê começar a fazer reels no Instagram? Continue com a gente!
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O que é o reels?
O reels é uma ferramenta que permite o usuário fazer vídeos curtos e até engraçados. Com ela, você aumenta as chances de atrair futuros clientes para sua marca.
Portanto, essa é um recurso de marketing de conteúdo no qual você pode fazer vídeos sobre vários temas que envolvem a sua empresa, como o dia a dia, bastidores etc. Uma outra maneira de promover a sua marca através do reels é, também, acompanhar vídeos que estão viralizando e se inspirar neles para criar conteúdos que possam trazer elementos da sua marca.
Por fim, essa pode ser uma excelente ferramenta para se destacar em relação a concorrência, sobretudo se o seu público-alvo for bem adepto às redes sociais.
17 motivos para começar a fazer reels agora no seu Instagram
O reels do Instagram pode ser um excelente meio para promover a sua marca, e isso não é mais novidade para você que chegou até aqui. Portanto, com esse recurso você pode se destacar no mercado, além de ganhar mais visibilidade da sua persona.
Sendo assim, preparamos alguns motivos que justificam o seu início nos reels do Instagram. Confira abaixo:
1- Melhorar a conexão com seu público
Uma dica preciosa sobre o reels é que você pode usar as trends do momento. Assim, você pode criar vídeos mais descontraídos, que de alguma maneira criam uma conexão com o seu público. Lembre-se que fazer um marketing de aproximação e humanizado se tornou uma regra do momento.
Para que obtenha sucesso no seu planejamento, foque na identidade do seu público, na clareza e informalidade, se essa for a dinâmica das pessoas que te acompanham. Essa pode ser uma excelente maneira de criar conexão com os seus clientes.
2- O reels gera maior alcance
O momento de usar o reels é agora se você quer ter um grande alcance, pois esta ferramenta é muito nova, e geralmente os usuários ficam ansiosos para acompanhar as novidades do momento.
Como os algoritmos do Instagram trabalham para entregar o conteúdo que for relevante para os usuários, é muito importante que você defina estratégias também para gerar um alcance maior. Um exemplo disso é as hashtags, essenciais para entregar o conteúdo que o perfil procura.
3- Tem o recurso da aba explorar
O Instagram vai enviar seu conteúdo para aba “explorar” se ele for relevante. Neste sentido, faça conteúdos relevantes para seu público, que de fato agreguem valor e informação nova aos usuários.
4- Engajamento e efeito viral
O fato de você criar um vídeo curto e criativo pode te oferecer muitos engajamentos de forma automática, a exemplo de compartilhamento, curtidas e comentários. Essas ações aumentam as chances de o seu vídeo se tornar viral, o qual pode inclusive ser compartilhado em outras redes sociais.
Portanto, com esses pequenos vídeos, e falando a linguagem do seu público, a conexão será cada vez mais sólida entre você e seu cliente.
5- Você pode fazer parcerias com influencer
Você já deve saber que as parcerias com influencers já são engajadores por natureza. No caso de você usar algum influencer para gravar seu vídeo, você consegue somar dois fatores de engajamento. Isso porque eles têm grande visibilidade nas redes sociais, o que por si só seria um meio importante para promover a sua empresa.
Portanto, você soma a característica natural de engajamento do reels com a capacidade de alcance do influencer. Sendo assim, ao escolher um influenciador para discutir uma possível parceria, fique de olho para que ele esteja dentro dos valores cultivados pela sua marca.
6- Capacidade de alcance maior que o feed
Agora, no Instagram, com o surgimento desse novo recurso, você tem a possibilidade de ampliar seu alcance com os posts no feed através dos reels. Porém, vale lembrar que o reels vai te dar maior alcance por ele ser facilitado pelos algoritmos.
Portanto, se você usar essa ferramenta, uma das grandes vantagens é a de que você vai ter alcance de forma rápida e a baixo custo.
7- O reels tem a cara do Instagram
O reels é perfeito para divulgação no Instagram pelo seu caráter alegre, jovem e divertido. No entanto, se você já postar nesta rede social, você pode migrar muito conteúdos para essa nova ferramenta, e gerar ainda mais engajamento no seu perfil.
Logo, com esse novo formato de postagens, você pode fortalecer a experiência do usuário em relação à sua marca e criar mais engajamento.
8- O formato do reels possibilita sucesso
Se você perguntar porque o TikTok cresceu tanto em pouco tempo, a resposta está em seu formato alegre e descontraído, além de uma capacidade de interação incomparável, objeto de grande desejo na atualidade.
Indo ao encontro dessa proposta, o reels também segue a mesma linha. Assim, quando você produz um conteúdo nesta ferramenta, você agrega o valor da ferramenta para a sua marca.
9- Facilita os pequenos produtores
Para quem está começando a divulgar um negócio, o reels abre um leque de possibilidades devido a sua capacidade de alcançar um público maior.
No entanto, existe o fato também do Instagram ganhar através do crescimento desses novos produtores. Assim, se você tem uma marca e um perfil pequeno, a hora é agora para usar esta ferramenta.
10- Uso de hashtags não agrupadas
O Instagram segmenta as hashtags por grupos de assuntos, facilitando a busca das pessoas e seu algoritmo. Essa estratégia obriga as empresas a usar um grande número de hashtags.
Portanto, para que o seu conteúdo chegue de modo mais fácil ao seu público, é essencial escolher quais são as hashtags que melhor caracterizam o seu conteúdo.
11- A utilização do reels vai valorizar seu perfil
Ao usar o reels, você vai desfrutar de algumas vantagens do Instagram:
- Aumenta o alcance dos posts no feed;
- Aumenta as chances de aparecer no espaço explorar.
Essas vantagens são decorrentes dos algoritmos, isso porque ele entende que o seu perfil é valioso para o reels.
12- A facilidade do reels para o seu perfil
Para muitas pessoas, o Instagram, de certa forma, não oferece tanta oportunidade como antes. Contudo, isso tem mudado com o surgimento do reels, pois novas oportunidades surgiram a partir desse novo recurso.
Sendo assim, o reels tem algumas vantagens específicas:
- Dá espaço a conteúdos de várias características;
- Ajuda os produtores pequenos;
- Abre a chance para um grande crescimento.
13- Formato conhecido
O fato dessa ferramenta ter um formato semelhante ao TikTok faz ela ter inserção natural no gosto do usuário. Ou seja, as pessoas já estão acostumadas, e se estão usando esse recurso no Instagram é porque se identificam de alguma maneira.
Isso faz com que o conteúdo fique mais natural para o público e também tem a grande vantagem de possibilitar o compartilhamento.
14 – Torna seu perfil mais variado
Para quem possui um negócio ou uma marca, e deseja divulgar no Instagram, a principal regra é fugir da mesmice. Ou seja, o segredo de sucesso é ter um perfil variado. Assim, com esta nova ferramenta, você pode construir um perfil super interessante e diversificado, fazendo com que o usuário permaneça mais nele.
Para isso, você pode contar com, por exemplo, stories, posts e agora vídeos no reels.
15- Comunicação mais pessoal
O reels do Instagram é uma ótima ferramenta para se comunicar de forma mais pessoal com seu público. Através dos vídeos postados, você pode interagir com o público para melhorar a relação dele com a sua marca e aumentar a sua visibilidade.
Algumas dicas para criar conteúdo e estabelecer essa conexão são:
- Trends;
- Conte uma história pessoal;
- Faça conteúdos com tom humorístico;
- e muito mais.
Esses elementos são fundamentais para gerar a humanização da sua marca, o que ajuda a promover um vínculo maior com o seu cliente.
16- Conteúdo com entretenimento
O conteúdo de entretenimento no Reels do Instagram pode ser muito variado e divertido. Na verdade, o que vai determiná-lo é o seu planejamento, o qual deve ser baseado nas expectativas do seu cliente em potencial.
São muitas possibilidades. Veja alguns exemplos:
- Dicas;
- Produtos;
- Promoções;
- Desafios;
Todos esses elementos são considerados bem positivos para o Instagram. Logo, isso pode trazer ainda mais destaque no seu perfil.
17- Aumenta as possibilidades
O reels tornou a produção de conteúdo mais simples e trouxe a possibilidade de ter um alcance maior dentro da plataforma. Para isso, você pode usar um tom mais formal, ou explorar elementos divertidos para criar os vídeos. Vai depender somente da forma como o seu público deseja receber os seus vídeos.
Sendo assim, aposte na singularidade e autoridade para engajar cada vez mais com esse recurso.
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Referências: Agência Eco, Comunicar Pr, The Digital Eden