O uso de redes sociais para restaurantes está crescendo cada vez mais. Isso porque o ambiente digital se tornou um ótimo lugar para divulgar bares e restaurantes, principalmente após a pandemia. Dessa forma, donos de estabelecimentos desse segmento estão investindo no marketing em redes sociais. Contudo, para se ter um bom resultado é preciso saber usar essas redes a seu favor.
8 dicas para as redes de restaurantes
Existem muitas redes, como Twitter, LinkedIn, YouTube, TikTok, Facebook, Instagram e por aí vai. Contudo, não é sábio criar uma conta em todas elas, principalmente se você não conseguir gerenciar. O ideal é que você faça um estudo de público.
1 – Escolha a melhor rede social
A bio é onde todas as informações sobre o seu negócio vão ficar. Sendo assim, use a bio de maneira sábia. Na seção reservada para isso, coloque o número de telefone que recebe pedidos do restaurante, o endereço, horário de funcionamento e site ou aplicativo que você usa para receber pedidos.
2 – Use bem a sua bio
Um dos principais pré-requisitos para que as redes sociais entregue o seu conteúdo de forma orgânica é postar regularmente. Você precisa produzir conteúdo com frequência, para manter o seu engajamento e também para manter-se ativo na plataforma. Crie um plano semanal ou mensal de posts, para que você sempre se mantenha presente na rede social.
3 – Poste com regularidade
A prova social é um dos fatores mais interessantes das redes sociais. Esse fator é executado quando um cliente emite uma opinião sobre o seu produto na própria rede social. Por exemplo, ao postar uma foto da comida e marcar o restaurante, aquele cliente estará divulgando para os seguidores dele que o seu restaurante é um bom lugar.
4 – Prova social
Um dos principais fatores das redes sociais é que você pode fazer anúncios dentro da plataforma. Por exemplo, o Facebook Ads veicula seus anúncios dentro do Facebook e também no Instagram. Para conseguir atingir um novo público com mais rapidez, os anúncios podem ser uma boa opção.
5 – Use anúncios
O marketing de influência também se faz muito importante na missão de conquistar novos clientes. Ao fazer uma parceria com um influencer do segmento alimentar, você consegue atingir um novo público e já com uma opinião de autoridade do seu lado. Sendo assim, é importante que você faça parceria com influencers.
6 – Faça parceria com influencers
Um conteúdo de qualidade e relevante é importante para qualquer segmento. No ramo alimentício, essa questão é levada à outro nível. Para se ter um bom retorno do uso de redes sociais é preciso investir pesado no visual. Você deve produzir fotos e vídeos de qualidade, para que as pessoas sintam vontade de conhecer os seus pratos.
7 – Produza conteúdo relevante
Cupons de desconto e combos especiais chamam a atenção e são uma boa oportunidade de divulgar o seu produto. As redes também podem ser usadas para divulgar as novidades do seu restaurante. É preciso sempre promover conteúdo que chame a atenção dos clientes e os leve a consumir no seu estabelecimento.
8 – Divulgue promoções e ofertas
Benefícios da divulgação nas redes
Um dos grandes benefícios do uso das redes sociais é que você consegue ter o controle de tudo. Ou seja, você pode analisar as métricas e entender o que funcionou mais para o seu estabelecimento. Além disso, as redes tem um baixo custo, principalmente ao se comparar com as mídias tradicionais como rádio e TV.