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Amazon: se inspire com as estratégias de marketing da marca

Amazon: se inspire com as estratégias de marketing da marca

Quando se trata de e-commerce, a maior influência ocidental da atualidade não poderia ser outra senão a gigante de Jeff Bezos, não é mesmo? Isso porque a estratégia de marketing da Amazon, apesar de simples, foi fundamental para que a livraria online nascida na Seattle de 1994 se tornasse a gigante que é atualmente.

Hoje a megacompanhia tem presença em pelo menos 190 países, e está avaliada em mais de US$ 299 bilhões. Talvez a causa desse sucesso seja justamente os quatro pilares que sustentam a empresa e tudo o que ela representa:

  • A obsessão pelo cliente;
  • Abraçar as tendências externas;
  • Tomada rápida de decisões;
  • Resistência à proxies.

Por isso, vamos descobrir mais da origem da Amazon e descobrir as estratégias de sucesso que mantêm essa titã no topo do mundo, além de apontar então alguns exemplos de inovações incorporados pela companhia e quais lições podemos tirar desse aprendizado. Aproveite a leitura.

Origem da Amazon

Jeffrey Bezos, um profissional promissor da Wall Street decidiu, no início da década de 90, que não deixaria passar a oportunidade dos avanços digitais da época, e por isso abriu mão de uma carreira de sucesso para se arriscar em um empreendimento próprio.

Na garagem de sua casa, em Bellevue, Seattle, Bezos decidiu colocar em prática as ideias por ele anotadas em um guardanapo de papel. Foi assim que, em 5 de julho de 1994, nascia a Cadabra Inc., uma livraria online, disposta a inovar o comércio digital e trazer comodidade para os clientes.

Tão logo seu empreendimento se consolidou no mercado, o criador da empresa se dispôs a expandir suas áreas de atuação, não demorando a conquistar o apelido de “The Everything Store”, pois trazia de tudo, de produtos para casa, até brinquedos e, claro, os livros.

Inspirado, então, pelo tamanho gigantesco do rio Amazonas, Jeff rebatizou a Cadabra Inc. como Amazon, que se tornaria uma das gigantes do e-commerce da atualidade.

Inclusive, seu logo atual carrega um impactante significado, já notou? Onde o simpático “sorriso” resume o apelido da empresa, apontando que “tem tudo de A a Z”, e está “On”.

Quais são as estratégias de marketing da Amazon?

(Reprodução: Guardanapo com o diagrama de Jeff Bezos para a Amazon)

Obsessão pelo cliente

A Amazon coloca o cliente em primeiro lugar, sempre. Ou seja, ela se dedica a entender as necessidades, desejos e preferências dos consumidores, oferecendo soluções personalizadas, convenientes e de alta qualidade. Para a Amazon, a satisfação do cliente é o centro de tudo.

De olho nas tendências externas

A Amazon está sempre em busca de novidades. Ela não se acomoda com o sucesso atual, pelo contrário, está sempre em busca de criar novos produtos, serviços e experiências que surpreendam e encantem os clientes, principalmente apostando em mercados que pode liderar. Isso não significa que a empresa não explora outros segmentos já dominados por outras marcas. Alguns resultados dessas apostas são o Kindle, o Prime, a Alexa, a Twitch e o AWS.

Tomada rápida de decisões

Na companhia, a cultura é de experimentar, arriscar e aprender. Ou seja, a valorização da mentalidade de “acerto e erro”, pois nas tentativas é que se encontra as melhores soluções, e se aproveita melhor as ocasiões, ao invés de deixá-las passar e ficar para trás. Além disso, a Amazon utiliza os dados e feedbacks de seus testes e marketing para medir o impacto das ações e melhorar continuamente.

Visão de longo prazo

Na Amazon, o foco não é apenas o lucro imediato. A preocupação principal é com a fidelização de clientes e também com o crescimento sustentável da empresa a longo prazo. Existe uma visão de futuro que guia as decisões e objetivos da companhia, que busca reconhecimento como a mais centrada no consumidor do mundo. Isso significa que, para a Amazon e Jeff Bezos, todo dia é o “Dia Um”, aquele em que tudo começa, com esforço total, sem espaço para estagnar ou ser ultrapassada e extinta.

Exemplos de inovações da Amazon

A Amazon é conhecida por seu marketing e a sua incrível capacidade de inovar, trazendo constantemente novidades que surpreendem e encantam seus clientes. Conheça algumas dessas inovações a seguir:

Alexa

A Alexa é um dispositivo que funciona como um assistente pessoal. Basta falar com ela para obter respostas. Você pode pedir para tocar suas músicas favoritas, perguntar, controlar dispositivos inteligentes na sua casa, fazer compras e muito mais. É como ter uma assistente virtual pronta para te ajudar a qualquer momento.

Amazon Go

Imagine uma loja onde você pode entrar, pegar o que quiser e sair, sem precisar passar por caixas ou esperar em filas. Isso é o que propõe a Amazon Go. A loja é equipada com sensores, câmeras e inteligência artificial que reconhecem os produtos que você colocou na sua sacola e quem é você. E o melhor de tudo é que a cobrança é feita automaticamente pelo aplicativo da Amazon.

Amazon Web Services (AWS)

A AWS é uma plataforma de computação em nuvem que oferece uma variedade de serviços para empresas e pessoas. Ela disponibiliza recursos como armazenamento e análise de dados, processamento de informações, segurança online, inteligência artificial e muito mais. Muitas empresas confiam na AWS para suas operações online, o que tornou a solução em líder no mercado e um dos carros-chefes da Amazon.

Kindle

O Kindle é como uma biblioteca que você carrega para onde quiser. Com ele, é possível baixar e ler milhares de livros digitais em uma tela de alta resolução e baixo consumo que não agride seus olhos. Além disso, o aparelho tem recursos legais, como um dicionário integrado para ajudar com palavras difíceis, tradutor, ajuste de fonte e iluminação para uma leitura confortável em qualquer ambiente.

Prime

O Prime é um serviço de assinatura especial da Amazon que oferece vários benefícios interessantes. Com ele, você tem frete grátis em milhares de produtos, acesso a filmes, jogos, séries, músicas e livros digitais exclusivos, descontos em produtos selecionados e muito mais. É como ter um passe VIP para aproveitar o melhor da Amazon.

Prime Air

Imagine receber seus pacotes em menos de 30 minutos por meio de pequenos drones voadores? O Prime Air é um serviço revolucionário que está sendo testado e aguarda regulamentação em alguns países. Ele utiliza veículos aéreos não tripulados para entregar pacotes leves (até 2,3 kg) de forma rápida e eficiente.

Quais lições tirar dessas estratégias?

Então agora que você já conhece mais sobre a história e as estratégias inovadoras de marketing da Amazon, aqui estão algumas soluções que podem ser adaptadas ao seu negócio, independente do tipo, tamanho ou setor em que você atua. Vamos à cada uma delas:

Conheça seus clientes

  • Pesquise e converse com seus clientes para então entender o que eles valorizam, esperam e precisam.
  • Use essas informações para criar soluções que resolvam os problemas e superem as expectativas deles.

Esteja atento às tendências

  • Acompanhe as novidades e as tendências do seu mercado para identificar oportunidades de inovar e portanto se destacar da concorrência.
  • Não tenha medo de experimentar novas ideias, mas faça isso de forma rápida e econômica para saber o que funciona e o que não funciona para o seu negócio.

Crie uma cultura de inovação

  • Incentive seus funcionários a serem criativos, curiosos e proativos.
  • Dê autonomia e reconhecimento a eles, estimulando o aprendizado contínuo.
  • Use dados e feedbacks para avaliar o desempenho e a satisfação dos seus clientes e funcionários.

Diversifique seu portfólio

  • Ofereça uma variedade de produtos e serviços para atender diferentes necessidades e perfis de clientes.
  • Adicione benefícios extras, como frete grátis, descontos, conteúdo exclusivo, programa de fidelidade, entre outros.
  • Crie uma experiência única e memorável para seus clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Crescimento sustentável

  • Invista no crescimento sustentável do seu negócio, buscando aumentar sua participação no mercado, receita e rentabilidade.
  • No entanto, não se esqueça de fidelizar seus clientes, oferecendo um atendimento de qualidade, um relacionamento duradouro e uma proposta de valor clara.
  • Tenha uma visão de longo prazo, definindo objetivos e estratégias que direcionem suas ações.

Lembre-se de adaptar essas dicas ao contexto específico do seu negócio, levando em consideração as necessidades e características dos seus clientes. Com essas lições de marketing da Amazon, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso e se destacar no mercado.

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Fontes: LC4 Marketing InfoMoney E-Launch/ Blog M2Br Academy DigiTalks Conta Azul

 

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