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Social analytics: aprenda o que é e como analisar

Social analytics: aprenda o que é e como analisar

Você já ouviu falar em social analytics? É a análise que ocorre nos dados que as redes sociais de uma pessoa ou marca geram, verificando além da quantidade de seguidores, cliques e likes. Ou seja, também estuda as demais interações digitais, como taxas de conversão, impressões, engajamento e geração de leads.

Dessa forma, uma empresa é capaz de entender como o cliente interage com sua marca e o que ela oferece. Com esse tipo de insight, ela é capaz de fornecer uma experiência geral melhor e mais customizada.

Neste artigo você vai aprender o que é social analytics, sua importância para pessoas e empresas e como fazê-la corretamente, além de conhecer os elementos mais relevantes para esta análise.

Aproveite a leitura!

O que é social analytics?

O social analytics é o processo de coletar, medir e interpretar os dados gerados pelas redes sociais de uma pessoa ou marca. Esses dados podem ser referentes às quantidades como: número de seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações, cliques etc.; ou sobre qualidade, como: sentimentos, opiniões, preferências, necessidades, entre outros.

O objetivo desse processo é entender o comportamento, as motivações e as expectativas dos usuários das mídias sociais, assim como avaliar o desempenho e a reputação de uma pessoa ou marca nessas plataformas. Desse modo, é possível obter insights relevantes para melhorar as estratégias de marketing de um negócio.

Qual é a importância do social analytics?

As redes sociais são um canal fundamental para a comunicação e a interação entre pessoas e marcas na atualidade. Atualmente, é possível que exista mais de 4 bilhões de usuários ativos nas redes sociais ao redor do mundo todo, o que representa mais da metade da população global.

Esses locais que permitem às pessoas expressarem suas opiniões, compartilharem experiências, se informarem sobre diversos assuntos e se conectarem com outras pessoas com interesses em comum.

Além disso, elas também influenciam as decisões de compra dos consumidores, que buscam informações, recomendações e avaliações sobre produtos e serviços nas redes antes de efetuar uma compra.

As marcas, por sua vez, utilizam essas plataformas para divulgar seus produtos e serviços, gerar valor e autoridade, construir relacionamentos duradouros com os clientes, prospectar novos leads, aumentar o tráfego para seus sites e blogs, monitorar a concorrência e aperfeiçoar suas ofertas.

Por que considerar o social analytics?

O social analytics ajuda a conhecer melhor o público-alvo e com isso possibilita criar personas mais precisas e segmentar as campanhas de forma mais efetiva. Além disso, ele permite otimizar o conteúdo, produzindo materiais mais relevantes e atrativos para o público.

Também melhora o atendimento ao cliente, uma vez que possibilita monitorar as menções à marca, comentários dos clientes, as dúvidas, as reclamações, os elogios etc. Desse modo, permite responder de forma rápida e personalizada, solucionar os problemas e fidelizar os clientes.

E por fim, ao analisar os dados disponíveis das redes, conseguimos medir os resultados das estratégias, do alcance, impressões, entre outros, permitindo assim saber se os objetivos foram atingidos ou se carecem de ajustes ou melhorias na abordagem.

Como analisar as redes sociais?

Para analisar as redes sociais, é preciso definir os objetivos que se deseja alcançar por meio das mesmas, seja a busca por aumentar o engajamento, gerar leads, alcançar uma melhor reputação. Além disso, é necessário saber quais plataformas serão utilizadas, determinar que tipos de métricas serão selecionadas para verificar, e estas devem estar de acordo com as metas estabelecidas.

Utilizando ferramentas próprias para essa finalidade, é possível coletar os dados a serem analisados, de forma organizada e automatizada. E por fim, os resultados devem ser relatados, para fins de comparação sobre as abordagens e seus impactos em cada plataforma.

Instagram

Para acessar o Instagram Insights, você precisa ter um perfil de negócios ou de criador de conteúdo. Pela ferramenta você pode ver as métricas do perfil, como alcance, impressões, interações, visitas e seguidores. Também é possível ver as métricas dos seus stories, posts e Reels, como visualizações, comentários, curtidas, compartilhamentos e salvamentos.

Além disso, você pode ver os dados demográficos do seu público, como idade, gênero, localização e horários de maior atividade. Essas informações podem te ajudar a criar conteúdos mais relevantes e engajadores para o seu público-alvo. Também é possível acessar parcialmente essas informações pelo Meta Business.

Facebook

As páginas criadas pela plataforma já contabilizam dados analíticos desde o começo, e estes podem ser acessados por meio da ferramenta Insights de Página, que é mais completa que o Meta Business para visualizar essas informações. Contudo, ainda será necessário calcular o CTR de seus posts orgânicos e a taxa de engajamento no Facebook.

Pinterest

Para analisar as métricas do Pinterest, antes de tudo, é necessário trocar o tipo de conta para business e acessar os dados disponíveis. Com a ajuda de filtros, é possível fazer uma segmentação detalhada por faixa etária e outras informações. Também é possível exportar esses dados para utilizar em conjunto com outras ferramentas.

LinkedIn

Enquanto as páginas pessoais carecem de dados mais detalhados sobre as métricas, as de empresa contam com informações ricas, graças aos perfis de usuários bem completos e minuciosos. Com isso, os insights do LinkedIn são bem valiosos e trazem diversos dados relevantes para análises.

X

O X conta com uma ferramenta integrada de estatísticas que retorna informações completas sobre seu perfil, desde quantidade de publicações até número de menções, visitas recebidas, quantidade de seguidores, destaques etc. Além disso, também permite analisar a métrica de tweets individualmente, desde a taxa de engajamento até cliques, impressões e vezes em que foi favoritado.

YouTube

Por meio da ferramenta Youtube Studio é possível acessar insights detalhados sobre o canal, como interações com cada vídeo, desde curtidas, até comentários, minutos assistidos, interações, compartilhamentos, incluindo média de ganhos do canal como um todo, entre outras informações relevantes para promover ajustes e melhorias.

Quais são os elementos importantes do social analytics?

Como você pode ver, existem diversas métricas que podem ser usadas para analisar as redes sociais. No entanto, nem todas elas são relevantes dependendo dos objetivos e plataformas utilizados. Por isso, é preciso saber quais são os elementos essenciais para o seu caso.

A seguir, vamos ver alguns dos itens mais importantes para fazer o social analytics e como eles podem ajudar você a entender melhor o seu desempenho nas redes sociais:

Alcance

Se refere ao número de pessoas únicas que viram o seu conteúdo nas redes sociais. Ele aponta o potencial da sua marca para ser vista e reconhecida pelo seu público. Quanto maior for o alcance, maior será a chance de atrair novos seguidores, clientes e parceiros. Para aumentar o seu, você pode:

  • Usar hashtags relevantes e populares;
  • Publicar em horários e dias estratégicos;
  • Criar conteúdos virais e compartilháveis;
  • Fazer parcerias com influenciadores e outras marcas;
  • Impulsionar as suas publicações com anúncios pagos.

Impressões

São o número total de vezes que o seu conteúdo foi visto nas redes sociais. Elas indicam a frequência com que a marca aparece para o seu público. Quanto mais impressões tiver, melhores serão as chances de você gerar lembrança e preferência pela sua marca. Para aumentar as suas:

  • Publique conteúdos de qualidade e relevância;
  • Use imagens e vídeos atraentes e originais;
  • Otimize os seus títulos e descrições para as buscas;
  • Interaja com os seus seguidores e incentivá-los a interagir com você;
  • Teste diferentes formatos e tipos de conteúdo.

Awareness

Determina o grau de reconhecimento que o seu público tem sobre a sua marca nas redes sociais. Ele indica o nível de autoridade e credibilidade que você possui dentro de um nicho. Quanto maior for o seu, igual será a chance de você se tornar uma referência e uma fonte de confiança para o seu público. Para melhorar o seu, considere:

  • Criar uma identidade visual consistente e marcante;
  • Mostrar os seus valores, missão e propósito;
  • Compartilhar depoimentos, cases e resultados;
  • Produzir conteúdos educativos, informativos e inspiradores;
  • Participar de eventos, lives e webinars.

Engajamento

Mostra o número de pessoas que interagiram com o seu conteúdo nas redes sociais. Ele mostra quanto de envolvimento e relacionamento que você possui com o seu público. Quanto maior for o seu, mais chance de você gerar fidelização e recomendação pela sua marca. Para impulsionar o seu engajamento, tente:

  • Criar conteúdos que gerem emoções, opiniões e reações;
  • Fazer perguntas, enquetes e quizzes;
  • Usar chamadas para ação, como “curta”, “comente”, “compartilhe” etc.;
  • Responder aos comentários, mensagens e dúvidas;
  • Criar comunidades, grupos e fóruns.

Menção

É a quantidade de vezes que o seu nome ou a sua marca foi citada por outros usuários nas redes sociais. Ela aponta o grau de influência e repercussão que você possui no seu meio. Dessa forma, você pode ampliar o seu alcance e o seu awareness nas redes sociais. Para aumentar as suas menções:

  • Crie conteúdos que estimulem os usuários a marcar você ou a sua marca;
  • Faça sorteios, concursos e desafios;
  • Agradeça aos usuários que mencionarem você ou a sua marca;
  • Monitore as menções negativas e responder de forma adequada;
  • Use ferramentas de social listening para acompanhar as menções.

Ocorrência

São as vezes que um determinado termo ou assunto foi mencionado nas redes sociais. Ela indica o nível de interesse e relevância que esse termo ou assunto possui para o seu público. Para aumentar as ocorrências, você pode:

  • Pesquisar quais são os termos e assuntos mais buscados e comentados nas redes sociais;
  • Criar conteúdos relacionados a esses termos e assuntos;
  • Usar palavras-chave estratégicas nos seus títulos, descrições e hashtags;
  • Acompanhar os eventos, datas comemorativas e sazonais;
  • Antecipar as necessidades, dores e desejos do seu público.

Segmentação

Se refere à divisão do seu público em grupos menores com características semelhantes. Ela indica o grau de personalização e adequação que você possui para cada tipo de cliente. Quanto mais segmentar, maior será a chance de você criar conteúdos mais relevantes, atrativos e efetivos para cada grupo. Para aumentar a sua segmentação:

  • Defina as suas personas, ou seja, os perfis ideais dos seus clientes;
  • Colete dados sobre os seus seguidores, como idade, gênero, localização etc.;
  • Analise o comportamento dos seus seguidores, como interesses, preferências, hábitos etc.;
  • Crie conteúdos específicos para cada persona ou segmento;
  • Promova anúncios segmentados para cada persona ou segmento.

Linguagem natural

É a forma de comunicação que os usuários usam nas redes sociais, que pode ser diferente da linguagem formal ou técnica. Ela mostra quanto de compreensão e adaptação que você possui para cada tipo de público. Dependendo da sua capacidade de utilizar a linguagem natural, maior será a chance de você criar conteúdos mais humanizados, próximos e persuasivos para cada grupo. Para aumentar a sua habilidade de usá-la, considere:

  • Estudar o vocabulário, a gramática e a ortografia do seu público;
  • Adotar gírias, expressões e emojis com moderação e adequação;
  • Evitar termos técnicos, jargões e siglas sem explicação;
  • Incluir frases curtas, simples e diretas;
  • Aplicar a voz ativa e o tom de conversa.

Cluster

O cluster é o agrupamento de usuários com base em características comuns, como interesses, comportamentos, localização etc. Ou seja, o nível de segmentação e personalização que você possui para cada tipo de público. Para aumentar o seu conhecimento sobre os clusters:

  • Faça análise de dados, com ferramentas como Google Analytics, Facebook Analytics etc.
  • Adote inteligência artificial, como IBM Watson, Microsoft Azure etc.
  • Implemente pesquisas de mercado, com ferramentas como SurveyMonkey, Typeform etc.
  • Realize o monitoramento de redes sociais, com Hootsuite, Sprout Social etc.
  • Utilize ferramentas para visualização de dados, como Tableau, Power BI etc.

Share of voice

É a porcentagem de menções que a sua marca recebe em relação às totais do seu segmento nas redes. Ele indica a presença e influência que você possui no seu mercado. Quanto maior for o seu, maior será a chance de você se destacar da concorrência e conquistar mais clientes. Para aumentar o seu, você pode criar conteúdos que:

  • Sejam originais, exclusivos e diferenciados;
  • Gerem valor, solução e benefício para o seu público;
  • Estimulem a interação, o compartilhamento e a recomendação;
  • Gerem emoção, opinião e reação;
  • Aproveitem as oportunidades e as tendências do mercado.

Conclusão

Nesse artigo você viu que para fazer uma boa análise das redes sociais é preciso definir os objetivos, escolher as plataformas, criar conteúdos, monitorar as interações e medir os resultados. Além disso, é preciso conhecer os elementos mais importantes do social analytics, como alcance, impressões, awareness, engajamento, menção, ocorrência, segmentação, linguagem natural, cluster e share of voice.

Com esses conhecimentos e ferramentas em mãos, você será capaz de criar uma estratégia eficiente para se destacar nas redes sociais e se relacionar melhor com seus clientes.

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco. Aproveite e compartilhe com outras pessoas interessadas em melhorarem a presença nas redes sociais por meio do social analytics.

Fontes: Resultados Digitais Vtracker Mlabs Hubspot Evollo Inovação Sebrae Minas

 

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