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21 dicas e estratégias de marketing para pizzarias

21 dicas e estratégias de marketing para pizzarias

Digamos que você tem uma pizzaria incrível, com pizzas deliciosas e um ambiente aconchegante. Porém, assim como em qualquer outro negócio, a concorrência é grande, especialmente com as famosas redes de fastfoods se popularizando cada vez mais nesse segmento. Então, como você pode se destacar nesse mercado e atrair mais clientes para sua pizzaria? A resposta está no marketing para pizzarias!

Essas estratégias são como ingredientes secretos, que podem fazer toda a diferença na hora de alcançar clientes. Isso porque, apesar de algumas abordagens serem comuns ao marketing de diferentes segmentos de negócio, como o estabelecimento de público-alvo e o investimento em SEO Local, há dicas que só pizzarias podem aproveitar, como a venda de pedaços individuais, ou mesmo a comercialização de três sabores em uma pizza. Então continue a leitura, que eu vou te contar algumas dicas e práticas que vão te ajudar nessa jornada.

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1. Encontre sua identidade

Defina o que torna sua pizzaria tão especial e destaque isso em todos os seus materiais de divulgação. Essa ênfase pode ser dada à qualidade dos ingredientes que seu estabelecimento usa, a tradição nas receitas da casa ou até focar na experiência do cliente.

2. Crie um logo atrativo

Invista em um logo que represente sua pizzaria de maneira única e atraente. Para isso, se certifique de que é uma identidade facilmente reconhecível em todos os seus materiais publicitários. Pode ser um monograma marcante, um mascote divertido, cores características, entre outros, desde que o cliente identifique sua marca de maneira imediata.

3. Invista em presença online

Considere criar um site atraente e responsivo, onde os clientes possam encontrar informações sobre o cardápio, horários de funcionamento, opções de entrega, entre outros. Contudo, não se esqueça de otimizar o site para dispositivos móveis. Utilize também as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Compartilhe fotos apetitosas das suas pizzas, interaja com os seguidores e divulgue promoções exclusivas. A moeda mais valiosa atualmente na internet, é a atenção, e quando você consegue cativar a de um potencial cliente, é apenas questão de um bom marketing para convertê-lo em consumidor final.

4. Ofereça promoções especiais

Crie promoções especiais para atrair seus clientes. Pode ser um desconto em uma pizza do dia, uma promoção para famílias levarem um refrigerante na compra de duas ou mais unidades, ou então cupons para o cliente trocar por novas pizzas ao acumular determinada quantidade.

5.  Marketing para pizzarias: Parcerias estratégicas

Considere estabelecer parcerias com empresas locais, como cinemas, teatros ou adegas. Ofereça descontos especiais, combos ou brindes para os clientes desses estabelecimentos, e os parceiros, por sua vez, podem promover a pizzaria da mesma forma.

6. Organize eventos temáticos

Se você possui em sua pizzaria um espaço mais amplo, como um salão para consumo, realize eventos temáticos como noites de karaokê, de trivia ou mesmo festas com música ao vivo. Assim, ajudará a atrair diferentes públicos e criar uma experiência memorável.

7. Faça vídeos de receitas

Crie conteúdo para suas redes online, eles podem ser vídeos curtos mostrando o preparo de suas pizzas para compartilhar nas redes sociais. Isso despertará o apetite dos seguidores e mostrará a qualidade dos ingredientes e o cuidado na preparação.

Dessa forma, o ideal é fazer postagens instigantes até meia hora antes de iniciar o atendimento, assim, o cliente poderá pensar na sua pizza antes de em pedir ou consumir em outro lugar.

8. Invista em embalagens criativas

Crie embalagens personalizadas e criativas para suas pizzas. Isso chamará a atenção dos clientes e fará com que sua marca seja lembrada. Pensando nisso, você pode criar embalagens que possam ser destacadas individualmente, que contenham imagens divertidas, que permitam armazenar a pizza e consumir em movimento, ou mesmo que facilitem o armazenamento dos pedaços que sobrarem para o dia seguinte.

9. Faça parceria com influenciadores locais

Além de fazer o seu SEO Local, identifique influenciadores locais com um bom número de seguidores nas redes sociais e convide-os para experimentar suas pizzas.

Portanto, se possível, peça que compartilhem sua experiência e ofereça um código de desconto exclusivo para seus seguidores, assim, além de converter a audiência do influencer para consumir pizzas do seu cardápio, você amplia seu alcance enquanto opção de consumo online.

10. Marketing para pizzarias: Participe de eventos comunitário

Esteja presente em eventos comunitários, como feiras, festivais ou campeonatos esportivos locais. Ofereça degustações gratuitas de suas pizzas para que as pessoas possam experimentar e conhecer seu produto. Crie desafios e campeonatos, a fim de engajar a comunidade local com o seu estabelecimento, fazendo algo diferente dos outros.

11. Invista em anúncios pagos online

Utilize anúncios pagos em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads. Para isso, segmente seu público-alvo com base na localização e interesses, garantindo que sua mensagem alcance as pessoas certas, no momento exato e do modo oportuno.

12. Ofereça opções de entrega e retirada

Forneça opções de entrega em casa, com um serviço rápido e eficiente, por meio de aplicativos de delivery ou com seus próprios entregadores. Além disso, ofereça a opção de retirada no local para aqueles que preferem buscar suas pizzas, com possibilidade de ganharem descontos, brindes e terem um contato maior com a sua pizzaria.

13. Dê voz aos consumidores

Incentive seus clientes a deixarem avaliações positivas em sites como o Google Meu Negócio, em seu perfil do Instagram e a página da sua pizzaria no Facebook. Isso ajudará a construir uma reputação online sólida, além de passar a mensagem de que você se importa genuinamente com seus consumidores e deseja ouvir o que eles têm a dizer.

14. Esteja no Whatsapp Business

Ter uma conta no Whatsapp Business fornece mais canais de contato para o cliente que deseja comprar na sua pizzaria. Em uma era onde todos estão com os celulares ao alcance das mãos quase sempre, atender pelo Whatsapp e outros canais online oferece ao seu público comodidade e praticidade.

Além disso, a ferramenta para empresas fornece respostas automatizadas, criação de catálogos e até a realização de vendas no cartão de crédito sem necessidade do usuário fechar o aplicativo.

15. Marketing para pizzarias: Realize concursos online

Promova concursos divertidos nas redes sociais, como “A melhor pizza caseira” ou “Pizza mais criativa”, por meio de fotos, vídeos ou desenhos dos seus clientes, e ofereça prêmios atraentes, como descontos ou brindes para os melhores colocados.

16. Ofereça degustações

Criou um novo sabor? Fechou uma parceria com outro comércio local? Comemore organizando degustações onde as pessoas possam experimentar suas pizzas gratuitamente. Isso ajuda a criar um boca a boca positivo e conquistar novos clientes, criando um hype sobre o seu estabelecimento.

17. Ofereça opções para diferentes preferências

Cada vez mais pessoas possuem gostos e necessidades alimentares diferenciados. Por isso, inclua opções no seu cardápio para atender às necessidades dos clientes vegetarianos e veganos, além de considerar alérgicos e intolerantes a lactose. Isso amplia seu público-alvo e mostra que você se preocupa com diferentes necessidades alimentares.

18. Ofereça um happy hour

Se o seu estabelecimento funciona também de semana próximo a centros comerciais e locais movimentados, crie um happy hour especial com descontos em pizzas e bebidas durante um período específico. Isso atrai pessoas em busca de um bom negócio e ajuda a impulsionar as vendas em momentos mais calmos.

19. Crie um programa de indicação

Incentive os clientes a indicarem amigos e familiares oferecendo descontos ou brindes especiais para cada nova indicação que fizerem. Essa estratégia é útil e costuma trazer bons resultados também em inaugurações. Além disso, crie programas de fidelidade para seus clientes mais fiéis, para presenteá-los com descontos e benefícios exclusivos como forma de agradecimento pela preferência.

20. Espaço Instagramável

Se você possui um salão no qual recebe clientes para consumo presencial, crie um espaço instagramável, para que seus clientes saiam bem nas fotos e compartilhem em seus perfis. Peça que marquem seu restaurante, dessa forma eles criam uma publicidade gratuita do estabelecimento, melhorando sua reputação online e ajudando a consolidar sua marca.

21. Ofereça opções de consumo

Seu cliente prefere comer pizzas meio a meio ou até consumir apenas uma fatia? Não deixe isso ser um problema. Forneça opções para os clientes que consomem pouco, como fatias individuais ou em formato brotinho. Já para clientes que consomem bastante, crie versões jumbo, com pedaços extras, e também possibilite a escolha na variedade de sabores, como meio a meio e até as de três sabores.

Agora que você tem uma estratégia de marketing criativa completa para a sua pizzaria, é hora de colocar essas dicas em prática e ver o impacto positivo que elas terão no seu negócio. Lembre-se de adaptar as sugestões às necessidades da sua pizzaria e do seu público-alvo.

O que você achou desse artigo? Comente conosco e compartilhe com outras pessoas interessadas no assunto.

Fonte: Abrahao Blog Consumer E-Comanda Saipos Loja Brazil Domine seu restaurante Publicitários Criativos

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