O mercado da nutrição está em constante crescimento, porque cada vez mais pessoas estão em busca de uma alimentação saudável e equilibrada. Por isso, está se tornando cada vez mais importante a adoção do marketing para nutricionistas divulgar seus serviços e conquistar novos clientes.
Ainda mais considerando que, atualmente, há muitos profissionais com grande número de seguidores e consolidando presença nas redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok, o que pode ofuscar as tentativas de publicidade de outros.
Com isso em mente, preparamos então algumas dicas certeiras para impulsionar a carreira de profissionais que estão buscando se destacar.
Algumas dicas são comuns ao marketing de uma forma geral, como a importância de conhecer bem o público-alvo, investir em um bom planejamento de comunicação e acompanhar as métricas. No entanto, outras são mais voltadas para a área, como a necessidade de se manter atualizado em relação às novidades na nutrição e a produção de conteúdo direcionado. Continue lendo e confira:
Dicas e técnicas de marketing para nutricionistas
Identifique seu público-alvo
Antes de começar qualquer campanha de marketing, é importante saber quem é a sua audiência. Quem são as pessoas que você deseja atingir? Que tipo de alimentação elas buscam? O que as motiva a procurar um nutricionista? Com essas informações, é possível criar campanhas mais direcionadas e efetivas.
Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma das principais ferramentas de marketing da atualidade. Crie perfis nas principais redes, como Instagram e Facebook, e publique conteúdo relevante e de interesse para seu público-alvo. Lembre-se de utilizar hashtags para aumentar a visibilidade das suas publicações, e usar uma rede para impulsionar as demais.
Invista em conteúdo de qualidade
Produza conteúdo de qualidade e atraente para sua audiência. Publique dicas de alimentação saudável, receitas, curiosidades e informações relevantes sobre o mundo da nutrição. Utilize linguagem acessível e clara, e procure se diferenciar dos demais nutricionistas.
Faça parcerias com outros profissionais da área
Uma boa estratégia de marketing é criar parcerias com outros profissionais da área de saúde, como médicos, personal trainers e fisioterapeutas. Isso aumenta a visibilidade do seu trabalho e pode trazer novos clientes. Além disso, essa estratégia pode ser benéfica para todos os envolvidos, dos profissionais que impulsionarão a presença um do outro, até os consumidores, que terão à disposição serviços mais completos e confiáveis.
Ofereça conteúdo gratuito
Outra estratégia efetiva de marketing é oferecer conteúdo gratuito para sua audiência. Pode ser um e-book, um vídeo ou um curso online. Dessa forma você cria autoridade e credibilidade no mercado e pode atrair novos clientes. Faça o contato por meio de e-mail marketing, landing pages e em outros canais.
Crie um blog
Criar um blog é uma ótima estratégia para divulgar seu trabalho e compartilhar conteúdo relevante para sua audiência. Utilize técnicas de SEO para garantir a indexação da sua página pelos motores de busca. Além de compartilhar informações úteis para o seu público, esse espaço permite a inserção de publicidades e monetização com o Google AdSense.
Invista em SEO Local
SEO é uma técnica que visa otimizar a posição do seu site nos resultados dos motores de busca. Já o SEO Local implica em utilizar essas técnicas com foco na geolocalização, ajudando a tornar seu negócio uma referência na região de atuação, atraindo mais clientes sem necessidade de investimentos absurdos em publicidade midiática.
Participe de eventos e workshops
Participar de eventos na área de nutrição é uma ótima oportunidade para estabelecer contatos e promover sua marca, além de obter informações sobre o que se destaca na área e o que a concorrência está fazendo. Dessa forma, você também pode aumentar sua visibilidade e credibilidade.
Produza vídeos
Os vídeos são uma ótima forma de promover sua marca e de transmitir conteúdo de forma didática e interativa. Utilize plataformas como o YouTube, TikTok e Instagram para compartilhar suas dicas, sugestões e curiosidades, mantendo sua audiência engajada e bem informada.
Ofereça serviços online
Disponibilizar serviços online é uma ótima forma de expandir sua atuação e atrair novos clientes. Ofereça consultas online e programas de acompanhamento nutricional. Para isso, mantenha presença em variadas plataformas, para que o seu público sempre tenha onde encontrar você e os seus serviços.
Fidelize seus clientes
Descontos e promoções podem atrair novos interessados e fidelizar os antigos clientes. Além disso, sugerir para seu público fiel indicar você para outras pessoas também pode ser uma ótima estratégia, rendendo benefícios para o cliente parceiro e para a nova indicação, como brindes e outros benefícios exclusivos, de acordo com a necessidade de cada um. São todas boas sugestões de como fazer um bom marketing para nutricionistas.
Fique atento às tendências do mercado
O mercado da nutrição está em constante evolução, por isso é importante estar sempre atualizado. Portanto fique atento às tendências e utilize-as a seu favor para criar campanhas mais efetivas.
Gostou das nossas estratégias para elaborar um bom marketing para nutricionistas e impulsionar de vez a sua carreira nessa área tão competitiva e crescente? Então comente conosco e compartilhe com outros profissionais que estão em busca de destaque.
Fonte: Sante Consulting Amor em Nutrir Instituto Cristina Martins NutMed MLabs Ceen