Início » Marketing editorial: o que é, para que serve e como praticar?
Marketing editorial: o que é, para que serve e como praticar?

Marketing editorial: o que é, para que serve e como praticar?

O marketing editorial é um setor pouco conhecido no Brasil pelo público geral. Entretanto, é uma área fundamental para quem trabalha com escrita e produção de conteúdo, seja no meio editorial ou em outras áreas que produzem criativamente, como blogs, redes sociais, podcasts, entre outros.

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que escritores, empresas e profissionais da área utilizem o marketing editorial para ampliarem sua presença em diversos ambientes e aumentarem sua divulgação, sendo a segmentação e o engajamento de público apenas algumas das vantagens que essa abordagem pode oferecer.

Continue conosco e descubra tudo que essa estratégia de marketing pode trazer.

O que é o marketing editorial?

Mas, afinal, o que é o marketing editorial? Basicamente, é a estratégia de utilizar técnicas de marketing para divulgar conteúdos editoriais, seja quadrinhos, um livro, revista, jornal, blog, um podcast, entre outros. É a união entre o conteúdo e o marketing, que tem como objetivo gerar visibilidade, reconhecimento e engajamento com o público-alvo.

Para que serve o marketing editorial?

E para que serve? Essa estratégia é fundamental para quem busca ampliar a divulgação do seu conteúdo e aumentar o seu alcance. Além disso, essa técnica permite que você se destaque em meio a tantos concorrentes, aumente a fidelização dos seus leitores/ouvintes e gere novos leads.

Quais são as vantagens do marketing editorial?

Editoras e autores do cenário nacional e internacional que investem em marketing costumam se destacar bastante, mesmo dentro de um nicho.

Podemos ver exemplos disso no cenário editorial nacional, com nomes como Rocco, Darkside, Aleph, LeYa, que investem pesadamente em bienais, lançamentos em grandes livrarias e em estratégias de conteúdo e parcerias online. O mesmo se vê com autores, de Stephen King a Enéias Tavares, que se preocupam em criar conteúdo agradável, chamativo e envolvente para seus leitores, não se limitando apenas a contarem histórias.

Mas agora que você já sabe o que é e para que serve o marketing editorial, confira algumas vantagens que aplicar essa abordagem em sua promoção de conteúdo pode trazer, seja você um autor, editora ou uma agência de produção:

Aumenta a visibilidade

Ao utilizar técnicas de marketing em sua estratégia editorial, é possível ampliar a visibilidade do seu conteúdo e alcançar novos públicos, aumentando assim a sua audiência.

Fortalece a marca

O marketing editorial permite que você fortaleça a sua marca, gerando reconhecimento e confiança no seu público-alvo.

Gera engajamento

Quando você utiliza o marketing editorial de forma eficiente, é possível gerar engajamento com o seu público, aumentando a fidelização da sua audiência e a divulgação boca-a-boca.

Amplia as oportunidades de negócio

Com uma estratégia eficiente, é possível ampliar as oportunidades de negócio, seja por meio de parcerias, patrocínios ou outras formas de monetização, e  com isso, incrementar a sua receita.

Ajuda a criar autoridade

Quando você utiliza essas técnicas, é possível criar autoridade em sua área de atuação, tornando-se uma referência para o seu público-alvo, no caso de uma editora ou produtora de conteúdo, por exemplo.

Melhora a experiência do usuário

Um bom marketing editorial tem como objetivo melhorar a experiência do usuário, trazendo e gerando conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

Permite segmentar o público

Com o marketing editorial, é possível segmentar o público-alvo, direcionando o conteúdo para grupos específicos, aumentando assim a efetividade da estratégia.

Torna o seu conteúdo mais atrativo

O seu conteúdo se torna mais atrativo e valoroso para a sua audiência, aumentando o interesse e o engajamento de seu público.

Como colocar o marketing editorial em prática?

Não poderíamos encerrar esse artigo sem trazer algumas dicas para que você amplie sua presença pública e promova seu conteúdo, não é mesmo? Então agora que você já conhece as vantagens do marketing editorial, é hora de colocar essa estratégia em prática. Confira abaixo algumas dicas:

Defina o seu público-alvo

Antes de começar a utilizar o marketing editorial, é fundamental que você defina o seu público-alvo, conheça suas necessidades e interesses. Seja no momento da escrita ou da prospecção, se a sua intenção é uma audiência específica, direcione seus esforços à ela.

Produza conteúdo de qualidade

Para que seja eficiente, é necessário produzir conteúdo de qualidade, que gere interesse em seu público-alvo. Manter uma audiência fidelizada é essencial para que suas estratégias consigam alcançar o efeito desejado, e isso se consegue por meio de produções que agreguem valor para seus leitores e consumidores.

Criar um plano de marketing editorial

É preciso criar um plano bem elaborado para estabelecer as estratégias que serão utilizadas para divulgar os produtos, desde a pré-venda até eventos de lançamentos, continuações, presença online etc.

Participar de eventos literários

Para autores e editoras, a participação em eventos literários pode ser uma ótima forma de aumentar a visibilidade da marca e criar ou estreitar um relacionamento com o público.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são importantes canais para a divulgação dos produtos e relacionamento com o público. Utilize-as para divulgar o seu conteúdo e interagir com o seu público. Manter contato com sua plateia é primordial para estabelecer uma conexão mais pessoal entre a sua marca e a sua audiência, mostrando que cada leitor importa.

Invista em SEO

Utilize técnicas de SEO em seu conteúdo para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca e aumentar a sua visibilidade online. Isso vale para perfis de relacionamento com o público, blogs e todos os canais que você utiliza para se comunicar com sua audiência.

O mercado editorial está em constante evolução, e aqueles que desejam surfar nessa onda precisam se adaptar às novas tecnologias e às mudanças nos hábitos de leitura e consumo dos clientes.

Nesse sentido, o marketing editorial pode ser uma ferramenta valiosa para os que desejam se manter atualizados e competitivos no mercado. O que está esperando? Comece hoje mesmo a investir nessa estratégia e se destacar entre a concorrência!

Comente conosco o que achou dessa leitura, e compartilhe com outras mentes criativas para alcançarem sucesso com nossas estratégias de marketing editorial.

Fonte: Editoras Diagramando Printstore

 

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *