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Monetização do YouTube Shorts: como funciona?

Monetização do YouTube Shorts: como funciona?

A monetização do YouTube Shorts é uma excelente oportunidade para os produtores de conteúdo gerarem uma renda extra. Essa funcionalidade permite que os usuários criem vídeos curtos e envolventes com recursos exclusivos, como filtros, música e legendas. Com isso, os criadores têm mais uma opção para lucrar com seus vídeos, além dos tradicionais anúncios e parcerias.

Essa ferramenta é uma extensão do YouTube que permite a criação de vídeos curtos de até 60 segundos. É uma tendência cada vez mais popular, que surgiu como uma alternativa ao TikTok e aos Reels do Instagram.

Os Shorts são exibidos na plataforma por meio de uma aba dedicada e podem ser descobertos por meio do feed de notícias ou por busca direta. Com essa funcionalidade, os criadores têm mais uma maneira de alcançar seu público e monetizar seu conteúdo.

Como funciona a monetização do Youtube Shorts?

Uma das dúvidas mais frequentes dos criadores de conteúdo é sobre a monetização dos vídeos publicados no Shorts. Desde fevereiro de 2023, o YouTube passou a permitir a monetização direta dos Shorts por meio da receita de anúncios exibidos entre um vídeo e outro, e não dentro dos próprios vídeos como no caso dos vídeos tradicionais.

Essa receita gerada pelos anúncios é somada e destinada a recompensar os criadores e a cobrir os custos de licenciamento de música utilizada nos vídeos do Shorts. Vale lembrar que, em maio de 2021, o YouTube lançou um fundo de recompensas no valor de US$100 milhões para incentivar os criadores a produzirem vídeos curtos originais.

Esse fundo foi distribuído até o final de 2022 em mais de 30 países, e parte dele foi direcionado aos criadores de conteúdo do Shorts.

No entanto, é importante ressaltar que a monetização do Shorts não está mais ligada diretamente a esse fundo e já pode ser feita de maneira independente.

Quais Shorts são monetizados?

De acordo com a política do YouTube, qualquer vídeo publicado no Shorts é elegível para monetização. Isso significa que qualquer Shorts pode gerar receita para o criador de conteúdo, desde que atenda a certos critérios. Com o objetivo de incentivar a criação de conteúdo de qualidade, o YouTube havia criado um fundo de US$ 100 milhões para distribuir aos criadores de conteúdo.

Para que ocorra essa monetização, algumas regras devem ser seguidas. Primeiramente, é importante lembrar que os Shorts devem ter no mínimo 15 e no máximo 60 segundos de duração e serem gravados em formato vertical.

Devem trazer conteúdo original e de qualidade, ou seja, não podem ser cópias de outros vídeos já existentes na plataforma ou em outras redes sociais. Além disso, precisam estar em conformidade com as diretrizes da comunidade do YouTube, ou seja, não podem conter conteúdo violento, sexual, difamatório, discriminatório, entre outros.

É importante destacar também que, para receber a monetização dos Shorts, é preciso ter um canal ativo e participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP).

Para se qualificar, o canal precisa ter no mínimo 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses. Ou, para os criadores de shorts, são necessários 1000 inscritos e 10 milhões de views em vídeos curtos nos últimos 90 dias.

Como participar do programa de monetização do Youtube Shorts?

Para começar a ganhar dinheiro com os Shorts, você precisará cumprir alguns requisitos essenciais.

Em primeiro lugar, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade e estar em um país onde o programa esteja disponível. Além disso, você precisará criar Shorts que cumpram as diretrizes da comunidade do YouTube e que tenham pelo menos 15 segundos de duração.

Outro requisito importante é que você tenha um histórico de conformidade com as políticas do YouTube. Além disso, seus vídeos devem ter um mínimo de visualizações e engajamento para serem elegíveis para monetização.

Uma vez que você tenha cumprido todos esses requisitos (já citados acima), basta aceitar os Termos de Monetização Shorts e ativar a opção de monetização em seus vídeos. Então, você começará a receber uma parte da receita gerada pelos anúncios que aparecem entre seus Shorts.

Lembre-se de que, além de cumprir todos os requisitos, você também deve produzir conteúdo de qualidade e que atraia o interesse do público. Assim, você terá mais chances de aumentar suas visualizações e, consequentemente, sua receita.

Agora que você já sabe como funciona, não perca mais tempo e comece agora mesmo a produzir Shorts incríveis para ganhar dinheiro no YouTube!

E se gostou dessa leitura, comente conosco e compartilhe com outros criadores de conteúdo que estão interessados em começarem a explorar essa funcionalidade da plataforma.

Fonte: Youtube Pixel D Gizmodo Tecnologia IG TechTudo

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