Início » Empreendedorismo social: o que é, características, importância
Empreendedorismo social: o que é, características, importância

Empreendedorismo social: o que é, características, importância

O empreendedorismo social é uma abordagem que está transformando a maneira como enxergamos os negócios.

Ao invés de focar apenas no lucro, ele busca soluções para resolver problemas socioambientais estritos ou globais, gerando um impacto positivo na comunidade que se desenvolve.

São negócios sustentáveis cujo objetivo principal é contribuir para o combate à desigualdade e injustiças sociais.

Os pilares do empreendedorismo social incluem a estratégia de impacto, a missão social e o modelo de negócio sustentável. Para que seja bem-sucedido, é importante que ele seja orientado por esses fatores, e assim possa trazer transformação ao meio em que está inserido.

O que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social é uma forma de criar negócios que têm como objetivo principal resolver problemas que afligem a humanidade, promovendo bem estar e melhores condições de vida para as pessoas.

Busca criar soluções inovadoras e sustentáveis que possam gerar uma transformação assertiva na sociedade, oferecendo serviços e produtos que atendam às necessidades dos mais diversos grupos.

Essas mudanças, que objetivam combater a vulnerabilidade social e ambiental também incluem a geração de capital, inclusão e emancipação social.

Para que ele serve?

Por meio de projetos com ou sem fins lucrativos, os empreendimentos sociais buscam trazer mais humanidade às pessoas.

Fazem isso através da geração de novos empregos e profissões, estudos, ofertando outros serviços ou produtos que contribuem para o desenvolvimento de determinado meio social, ou até para a preservação ambiental.

O foco desse tipo de empreendimento são pessoas em comunidades, situação de risco ou inseridas em um contexto social vulnerável.

Além de promover oportunidades, também auxilia no desenvolvimento de tratamentos de saúde e se preocupa em levar educação às pessoas, assim como cuidar do meio ambiente.

Também se preocupa em medir e avaliar o alcance das soluções oferecidas. Por fim, tem uma visão de longo prazo, buscando garantir a continuidade da ação e o impacto positivo no futuro.

Importância

O empreendedorismo social é importante porque busca atender demandas negligenciadas por outras iniciativas, pública ou privada, como por exemplo uma necessidade social percebida em um lugar específico ou de determinada ordem.

Além disso, pode ser uma ferramenta para promover o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Características e estrutura do empreendedorismo social

Suas principais características incluem resolver problemas sociais e a adoção de um modelo de atuação funcional a longo prazo. Além disso, os empreendedores sociais buscam alinhar seus interesses pessoais com os do meio no qual estão inseridos, podendo ser uma comunidade ou um contexto específico relacionado à sociedade.

A estrutura do empreendedorismo social é baseada em três pilares principais: a missão social, a estratégia de impacto e o modelo de negócios sustentável.

A missão é o propósito central do empreendimento, a estratégia de impacto é o plano de ação para alcançar esse objetivo, e o modelo de negócios é a maneira como o empreendimento social gera receita e se mantém financeiramente.

Diferenças entre o empreendedorismo social e o comum

A principal diferença entre o empreendedorismo social e o tradicional é que o primeiro tem como objetivo principal criar valor para a sociedade, enquanto o outro busca gerar lucro para si ou seus investidores.

Além disso, o empreendedorismo social geralmente opera em setores que são negligenciados por outras iniciativas, enquanto o tradicional opera em setores mais comuns e competitivos.

Por fim, o empreendedorismo social muitas vezes atua em parceria com organizações governamentais e da sociedade civil, buscando uma abordagem colaborativa para resolver problemas complexos.

Gostou de saber mais sobre empreendedorismo social? Comente conosco o que achou desse texto e compartilhe com outras pessoas que se interessam pelo tema.

Aproveite para conhecer alguns nomes que também estão engajados em promoverem mudanças sociais e que são referências para se inspirar.

Fonte: eCycle Fia UniSales

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *