SEO on-page é uma estratégia de otimização dos mecanismos de busca aplicada dentro de uma página. São as ações que você fará internas ao seu site que irão melhorar os resultados orgânicos do seu domínio. As ações realizadas incluem: otimização do conteúdo, ajuste de títulos, intertítulos, imagens, alt-text, meta-tags, URL e mais.
O que é SEO on-page?
É o conjunto de esforços que devem ser aplicados para otimizar as suas páginas na web e dominar os mecanismos de busca. Uma boa estratégia de SEO on page deve ser capaz de apresentar um valor único nos conteúdos direcionados para palavras-chave, um site acessível e com dados fáceis para o algoritmo do Google, etc.
Diferenças entre on-page e off-page
O SEO on-page trata daquilo que está na página web e diz respeito à sua estrutura e ao conteúdo. Já o SEO off-page diz respeito a tudo aquilo que é externo: para conseguir tráfego, ele recorre a técnicas fora de seu domínio online, como link building; promoções e parcerias; e redes sociais.
Importância do SEO on-page
É importante porque traz visibilidade para a sua marca no meio digital. Sem ele, você fica invisível, e sem visibilidade seus clientes podem não encontrar a sua marca, fazendo com que você perca bons negócios que poderiam vir. Ter uma página otimizada, bem estruturada e com conteúdos de qualidade é essencial para sair na frente da concorrência.
Elementos do SEO on-page
Se refere a uma propriedade do código HTML, identificada por meio da frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do Google. Logo, ele não é de forma obrigatória o título do artigo. Ele é o elemento mais importante de todos. Por isso, ele precisa descrever com precisão o tema que a página aborda.
1 – Título da página
É um código inserido na página que não tem peso como fator de rankeamento. Ele é o fragmento de texto que costuma aparecer na página de resultados com o intuito de mostrar para o usuário o que a página aborda. Apesar de não melhorar o rankeamento, ele é essencial para aumentar a taxa de cliques quando seu site aparecer entre os resultados.
2 – Meta descrição
É o endereço da página. Portanto, é essencial que ela seja descritiva e que contenha a palavra-chave desejada.
3 – URL
É preciso verificar nas imagens quatro itens principais: o nome de arquivo; o texto alternativo; o tamanho do arquivo; e o contexto.
4 – Imagens
São os subtítulos no código de uma página. Eles indicam a prioridade de algumas partes da página sobre outras, variando entre H1 e H6, sendo H1 o conteúdo mais importante. Na maior parte dos casos, o H1 é destinado ao título da página, e os outros códigos para subtítulos, mantendo uma hierarquia de prioridades.
5 – Headings
Repetir uma palavra de forma excessiva não é uma prática bem vista pelo Google. Tenha bom senso e crie um texto simples.
6 – Textos simples
Melhora a navegação do usuário e facilita o conhecimento de novas páginas para os motores de busca. Distribua os links de forma estratégica.
7 – Linkagem interna
Quando se cria e envia um sitemap.xml, você consegue aumentar as chances de o buscador conhecer todas as suas páginas.
8 – Sitemap.XML