O publieditorial é a combinação das palavras “publicidade” e “editorial”. É uma estratégia de marketing. Nessa estratégia você publica seu conteúdo em sites e blogs parceiros. A técnica tem como objetivo principal a captação de clientes. Além disso, você pode publicar conteúdo com resolução de problemas ou promovendo algum produto ou serviço. O publieditorial se faz importante porque aumenta a autoridade, já que um outro site está falando sobre a sua empresa.

O que é publieditorial?

É uma estratégia que aumenta a autoridade da sua empresa, pois é possível atingir um grande público sem precisar de anúncios no Google ou em redes sociais. Essa forma de publicidade é feita em outros sites e blogs. São artigos escrito pela marca, mas publicados em outros sites.

Como funciona um publieditorial?

De maneira simples: alguém da sua equipe de marketing faz uma busca extensa por outros sites e blogs da sua área de atuação e entra em contato com o responsável da melhor opção. Para não deixar margem para erros, é firmado um acordo, por vezes um contrato, entre ambas as partes.

Como funciona um publieditorial?

Para finalizar, o post é publicado no site de escolha. Você também pode postar esse conteúdo em seu site, com a assinatura do blogueiro. Por ser uma técnica bem utilizada, algumas agências de marketing contam com um banco de dados de diversos sites em diversas áreas de atuação.

Para que serve?

É um conteúdo pago pela empresa para aparecer em um site de confiança. Esse conteúdo serve para aumentar a autoridade da sua marca. Afinal, se um grande site de opinião escrever sobre você, significa que sua marca é importante. Além disso, esses textos servem para aumentar o ‘falatório’ sobre sua empresa.

Tipos de publieditorial

O publieditorial de review serve para mostrar seu produto ou serviço, a partir da ótica do consumidor. Ou seja, o texto é escrito explicando como tudo funciona e as vantagens de se consumir aquele produto ou serviço.

1 – Publieditorial de review

Nesse tipo, o objetivo não é exaltar a sua marca, mas apenas indicar ao público do site ou blog sobre um produto ou serviço que possa ser do interesse deles.

2 – Publieditorial educativo

Como a especialidade desse tipo é comparar entre produtos, serviços ou empresas, ele auxilia o consumidor a entender qual o melhor para si.

3 – Publieditorial comparativo

Vantagens de um publieditorial

A principal vantagem é o relacionamento com o público. Quem já consome o conteúdo de determinado site, já tem a confiança nas publicações. Ao fazerem uma matéria sobre sua marca, será possível atingir um novo público, e um público que já tem uma ligação com aquele site.

Quais são as diferenças?

Muitos podem achar que propaganda e publieditorial são a mesma coisa, porém, estão muito enganados. A principal diferença entre as duas estratégias é a sutileza. Ao passo que a propaganda é descarada em seus objetivos, o publieditorial é leve e sutil.

– Publieditorial e propaganda

O branded content é obrigatoriamente feito pela própria empresa. Eles podem até aparecer em outros sites e blogs, mas foram feitos para o site da empresa. Além disso, a marca é vista de forma diferente entre as duas estratégias. No branded content, o nome da marca é raramente citado, já que o texto é feito para passar em canais próprios.

– Publieditorial e branded content

Publieditorial funciona?

Se feito da maneira correta, funciona sim. O publieditorial reforça o relacionamento da marca com o público. Além disso, usa da confiança que os consumidores tem com um site ou blog, tendo uma alta taxa de retorno. Esses textos geram um alto tráfego, o que garante um retorno maior para sua empresa.