O publieditorial é a combinação das palavras “publicidade” e “editorial”. É uma estratégia de marketing. Nessa estratégia você publica seu conteúdo em sites e blogs parceiros. A técnica tem como objetivo principal a captação de clientes. Além disso, você pode publicar conteúdo com resolução de problemas ou promovendo algum produto ou serviço. O publieditorial se faz importante porque aumenta a autoridade, já que um outro site está falando sobre a sua empresa.
O que é publieditorial?
É uma estratégia que aumenta a autoridade da sua empresa, pois é possível atingir um grande público sem precisar de anúncios no Google ou em redes sociais. Essa forma de publicidade é feita em outros sites e blogs. São artigos escrito pela marca, mas publicados em outros sites.
Como funciona um publieditorial?
De maneira simples: alguém da sua equipe de marketing faz uma busca extensa por outros sites e blogs da sua área de atuação e entra em contato com o responsável da melhor opção. Para não deixar margem para erros, é firmado um acordo, por vezes um contrato, entre ambas as partes.
Como funciona um publieditorial?
Para finalizar, o post é publicado no site de escolha. Você também pode postar esse conteúdo em seu site, com a assinatura do blogueiro. Por ser uma técnica bem utilizada, algumas agências de marketing contam com um banco de dados de diversos sites em diversas áreas de atuação.
Para que serve?
É um conteúdo pago pela empresa para aparecer em um site de confiança. Esse conteúdo serve para aumentar a autoridade da sua marca. Afinal, se um grande site de opinião escrever sobre você, significa que sua marca é importante. Além disso, esses textos servem para aumentar o ‘falatório’ sobre sua empresa.
Tipos de publieditorial
O publieditorial de review serve para mostrar seu produto ou serviço, a partir da ótica do consumidor. Ou seja, o texto é escrito explicando como tudo funciona e as vantagens de se consumir aquele produto ou serviço.
1 – Publieditorial de review
Nesse tipo, o objetivo não é exaltar a sua marca, mas apenas indicar ao público do site ou blog sobre um produto ou serviço que possa ser do interesse deles.
2 – Publieditorial educativo
Como a especialidade desse tipo é comparar entre produtos, serviços ou empresas, ele auxilia o consumidor a entender qual o melhor para si.
3 – Publieditorial comparativo
Vantagens de um publieditorial
A principal vantagem é o relacionamento com o público. Quem já consome o conteúdo de determinado site, já tem a confiança nas publicações. Ao fazerem uma matéria sobre sua marca, será possível atingir um novo público, e um público que já tem uma ligação com aquele site.
Quais são as diferenças?
Muitos podem achar que propaganda e publieditorial são a mesma coisa, porém, estão muito enganados. A principal diferença entre as duas estratégias é a sutileza. Ao passo que a propaganda é descarada em seus objetivos, o publieditorial é leve e sutil.
– Publieditorial e propaganda
O branded content é obrigatoriamente feito pela própria empresa. Eles podem até aparecer em outros sites e blogs, mas foram feitos para o site da empresa. Além disso, a marca é vista de forma diferente entre as duas estratégias. No branded content, o nome da marca é raramente citado, já que o texto é feito para passar em canais próprios.
– Publieditorial e branded content
Publieditorial funciona?
Se feito da maneira correta, funciona sim. O publieditorial reforça o relacionamento da marca com o público. Além disso, usa da confiança que os consumidores tem com um site ou blog, tendo uma alta taxa de retorno. Esses textos geram um alto tráfego, o que garante um retorno maior para sua empresa.