Um bom conteúdo é aquele escrito de forma estratégica, organizado e estruturado com o objetivo de criar uma experiência prazerosa ao leitor. Além de atrair o público, ele é capaz de gerar visibilidade e autoridade para a sua marca. Afinal, no contexto atual – em que tudo parece ser mais do mesmo – conteúdos originais e de qualidade chamam a atenção e fazem a diferença.
Como saber se o conteúdo é bom?
Para identificar se um conteúdo é bom ou não, é necessário fazer algumas perguntas: 1 - As ideias estão claras e encadeadas? 2 - O texto está organizado e estruturado (início, meio e fim)? 3 - O conteúdo cumpre o seu objetivo? 4 - Ele proporciona uma boa experiência ao leitor?
Como saber se o conteúdo é bom?
Se todas as respostas forem sim, é possível dizer que o conteúdo é bom. Contudo, existem diversos outros fatores que influenciam na qualidade de um material, como a adequação às normas gramaticais e o planejamento do que será escrito. Além disso, para produzir um bom texto é necessário tempo e dedicação.
O que é Marketing de Conteúdo?
É um método de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Ele possui algumas estratégias fundamentais, como o planejamento; e a elaboração da persona. O planejamento serve para definir e deixar claro os objetivos gerais e específicos do conteúdo. Ou seja, aquilo que você deseja passar e alcançar com ele.
O que é Marketing de Conteúdo?
Por sua vez, a elaboração da persona serve para traçar um perfil das pessoas com quem você irá se comunicar, facilitando, assim, o processo de definir os tipos de conteúdo e a linguagem que será utilizada neles. Juntas, essas e outras estratégias auxiliam o desenvolvimento de um bom conteúdo.
Dicas para criar um bom conteúdo
De forma geral, o texto é o que mais importa. No entanto, as imagens chamam mais atenção, porque elas possuem um estímulo visual muito maior que os textos.
1 – Utilize imagens
Identifique o seu público. Só assim será possível determinar o tipo de linguagem ideal, se é mais formal ou coloquial.
2 – Defina o tipo de linguagem
Estimule comentários e provoque diálogos. Questione, instigue o pensamento crítico e proporcione um espaço rico de trocas e experiências.
3 – Permita que o público interaja
É interessante tentar investir em dois tipos de conteúdo: os conteúdos evergreen (ou perenes) e os conteúdos passageiros, também chamados de “notícias quentes”.
4 – Diversifique o conteúdo
Como conquistar novos clientes
Os clientes querem encontrar respostas de forma rápida e que resolvam seu problema. Investir em materiais que respondem dúvidas específicas de modo objetivo pode facilitar o uso do seu produto e garantir que o cliente veja valor no que comprou, sem desistir.
1 – Conteúdos objetivos
Os conteúdos segmentados atraem a atenção do público específico e fazem o cliente notar que sua empresa fala a mesma língua que ele. É importante apostar em conteúdos dedicados a cada segmento do seu público. Você pode utilizar outros meios além do site da empresa para enviar esses conteúdos, como o email marketing.
2 – Conteúdos segmentados
Por fim, lançar releases e enviar por email sempre que algo importante acontece na sua empresa possibilita que o cliente confie ainda mais e conheça melhor os valores do seu negócio. E aí, já tá pronto para criar um bom conteúdo?
3 – Conteúdos institucionais