Quando se trabalha com marketing digital, saber o que é persona é muito importante para definir os rumos do seu negócio. No entanto, muita gente confunde persona com público-alvo. A verdade é que o conceito de persona é abrangente, já que envolve vários dados do cliente. Ou seja, os dados se constroem por meio do comportamento dos usuários. Além disso, entram os dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. Em síntese, a construção da persona é uma ferramenta do maketing.

Persona se refere à personalidade. Para construí-la, precisamos criar um personagem semi fictício. Contudo, este personagem se baseia em dados reais. A persona também é conhecida como buyer persona. Ou seja, personagens fictícios que possuem várias funções.

O que é persona?

Para se criar uma persona relacionada a uma marca, é preciso fazer perguntas:    - Quem são? - O que fazem? - Como se informam? - Com o que trabalham? - Quais as suas maiores necessidades?

Como criar uma persona

Ela serve para definir as estratégias de seu negócio. Assim, se você não possui, não pode investir em uma campanha, já que ela serve para enviar a mensagem certa para um público certo. Essa é uma das principais ferramentas para marcas que buscam um consumidor.

Para que serve a persona?

São utilizadas para definir segmentos de clientes, com base em características de público e comportamento. Além disso, são usados os dados relativos à preferência de produtos e percepção de uma marca.

Tipos de persona

Persona de marketing

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É um perfil semi fictício que representa o comprador ideal. Nele são considerados o comportamento e as demandas. Além disso, entram neste perfil os desafios e objetivos do consumidor. Entender o comportamento de quem compra é mais fácil que criar estratégias eficientes.

Buyer persona

2

Geralmente, são buyer personas (de comprador). No entanto, existem personas business-to-business (negociantes para negociantes). Neste tipo, podem haver vários tomadores de decisão.

Personas do comprador

3

Este tipo de persona está relacionado com o público de qualidade. Ou seja, aquele público que já interage com a sua marca. O público gerado pela audiência qualificada é diferente do seu comprador. Assim, esta persona representa aquele que visita sua página nas redes sociais.

Audience

4

Ela representa a personalidade de sua marca. Ou seja, ela incorpora valores e percepções suas. Neste sentido, você coloca no público como gostaria que ele visse a sua empresa.

Persona de marca

5

Basicamente, é uma versão inicial das outras. Geralmente, é criada nas reuniões de equipe durante brainstorming. Nela, são colocadas as características principais do cliente. Portanto, é um direcionamento inicial para dar início a construção de perfis mais completos.

Proto persona

6

São  direcionadas para a experiência do cliente online. Ou seja, ela melhora as estratégias dos sites. Na sua construção se incorpora o mapeamento de pontos de contato. Isso é feito para apoiar a tomada de decisão de compra em todos os canais.

Personas de web design

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