Início » Mapa mental: como fazer e para quê serve essa técnica?

Mapa mental: como fazer e para quê serve essa técnica?

Basicamente, o mapa mental consiste em um diagrama, usado para facilitar a compreensão de conceitos complexos.

Contudo, o seu funcionamento é simples e é elaborado de maneira objetiva. Portanto, a ideia central é colocada no centro. A partir daí cria-se as ramificações necessárias com outros conceitos relacionados a ela.

Esta esquema é muito utilizado em empresas, principalmente em reuniões voltadas para design thinking.

Para você ter um exemplo de mapa mental bastante popular basta lembrar de filmes de investigação onde o líder do grupo investigativo faz um mapa do suspeito e suas relações.

O mapa mental também é utilizado na geração de ideias quando se trabalha em grupos de criação como os brainstornings ( tempestade de ideias).

Esta atividade vai além de um técnica de dinâmica de grupo e explora potencialidades criativas de um indivíduo um grupo.

Basicamente, quando se utiliza o mapa mental em grupo pode-se utilizar desenhos cores, esquemas com ligações, fotos etc.

Softwares para fazer mapa mental

Até aqui você entendeu o conceito de mapa mental e suas utilidades. Contudo, ele serve também para expor pensamentos, debater ideias, tomar decisões e criar sistemas de estudos.

No entanto existem alguns aplicativos que ajudam a elaborar de forma mais técnica, eficaz e digital estes mapas. Neste texto vamos conhecer alguns deste software.

1- LucidChart

  • Possui muitas ferramentas como:
  • Bate-papo em grupo
  • Modelo de apresentação com diagramas e slides
  • Oferece personalização de estilo e edição no texto e na forma
  • Nível empresarial de segurança e controle administrativo
  • Os dados armazenados nas planilhas podem ser relacionados e conectados aos diagramas
  • Possibilita a importação da Amazon Web Service ( AWS)

2- Mindmaster

A Mindmaster tem  versatilidade praticidade e é de fácil entendimento. Além disso, Possui animações como modo de apresentação. A princípio, outra vantagem deste aplicativo é que ele contem mais de 700 clip Arts em modelos diferentes.

No entanto,  com respeito a reuniões que você pode fazer, possui bate-papo acompanhado de utilização de relatório e estatísticas.

A Mindmaster Importa mapas mentais de outros aplicativos. Além do mais, Você ode gerenciar projetos e tarefas

Exporta mapas com 10 formatos diferentes

3- Mind Node e Mindomo

Basicamente, o Mind Node é simples e intuitivo. além disso, é ideal para quem cria ótimos mapas em pouco tempo. Por outro lado, o Mindomo apresenta vários layouts e você pode personalizar com cores e iconografia. Portanto, Voc~e pode colocar vários estilos e temas.

A propósito, no que diz respeito a exportação de arquivos, você pode exportar em pdf e Png. Além do mais, pode rever alteração feitas, pelo modo de reprodução. O Mindomo também possibilita a inserção de imagens além de links e tarefas e permite o acesso á mapas de outras plataformas.

Como fazer um mapa mental

Existem duas formas de montar um mapa mental. A primeira forma utilizar de recursos manuais mesmos, como lápis papel, lousa, canetão, colagens de fotos e outros.

A segunda maneira é utilizando alguns aplicativos de mapas mentais como os que já vimos logo acima.

Dentre os aplicativos que vimos o LucidChart é bastante versátil. Assim, ele pode funcionar online em computador e em aplicativos de celular para android e IOS.

Quando comparado aos modelos manuais a vantagem do aplicativo reside no fato que você pode apagar e acrescentar novas ideias.

Além disso, você pode alterar a formatação e as também as cores do mapa. Contudo, no que diz respeito ao tamanho do diagrama e da quantidade de indicadores o LucidChart possui grande variabilidade. Ou seja, a medida que você acrescente mais dados e aumenta seu diagrama, a tela também aumenta se adequando aos novos tamanhos.

Outra vantagem deste aplicativo é ele ser bastante adequado para o trabalho em grupo. Porém, as colaborações mútuas podem acontecer em tempo real.

Agora vamos conhecer como produzir um mapa mental dentro do aplicativo LucidChart

1- Como definir o conceito central de seu mapa mental

O conceito central é o tema de seu mapa de onde partira as ramificações para conceitos secundários, terciários e dai por diante.

Contudo, pense que seu mapa vai se expandir para fora, então é preciso começar pelo conceito central. Neste sentido, este conceito pode ser uma frase ou palavra, imagens ou até códigos.

Se é um problema de marketing digital, você pode colocar um problema de sua empresa relacionado a leads, então você pode começar colocando a palavra leads no centro do diagrama e partir desta palavra estabelecer problemas relacionados a esta tema. No LucidChart você pode escolher um forma de mapa e arrastar para a tela para começar.

No LucidChart, é só arrastar uma forma de mapas mentais para a tela de desenho.

2- Ramificações

As ramificações são conceitos secundários relacionados com o tema central. Contudo, não precisa muita informação trabalhe com palavras que vão se aprofundando em direção a maiores definições.

No exemplo que lançamos sobre leads você pode ramificar para conversão, funil de compra, jornada, segmentos, comportamento assim por diante. No entanto a medida que você acrescenta palavras relacionadas o esquema vais se direcionando para um ideia ou solução.

Neste etapa, no aplicativo LucidChart basta selecionar uma forma e apertar tab. assim, você cria uma ramificação e um subtópico, você pode também arrastar da forma que já esta na tela.

3- Mais ramificações no mapa mental

Basicamente ao adicionar mais ramificações pense sempre que o tema é a mais importante e as mais próximas dele são secundariamente importantes. No entanto, as ramificações que estão mais longe são mais pontuais e específicas.

Lembre-se que quanto mais você se afasta do tema central, estabelece outras relações. Portanto, o mapa pode crescer infinitamente. Neste sentido, é importante focar seus objetivos e onde quer chegar para não causar muitas ramificações.

4- as cores no mapa mental

A princípio vimos até aqui que o mapa mental se organiza por níveis. Neste sentido, você pode organizar as cores por níveis. No aplicativo LucidChart e noutros aplicativos você que gerencia as cores. Além das cores você pode utilizar imagens também para memorizar melhor as partes de seu mapa, e a visualização fica bem melhor também.

Sites que ajudam na elaboração de mapas mentais

Vimos até aqui que você ode utilizar vários software para produzir mapas mentais, contudo se você preferir utilizara seu navegador tem muitos sites que oferecem esta serviço. Veremos agora uma lista de 6 sites principais

1- Mindomo

Já vimos neste texto algumas especificações deste software, Porem na internet tem também a sua versão gratuita.

Nela você tem a possibilidade de criação de 3 mapas por perfil e uma colaboração em tempo real.

Uma das características mais específica deste aplicativo é a criação de termos com hashtags (#). Estes termos agem como filtros onde você pode separar as tarefas em andamento das que estão por ser completadas.

2- Diagrams net

Basicamente este aplicativo é o mais parecido com os padrões do google em sua interface. No entanto, uma das vantagens dele é gerar fluxos com padrões profissionais passando alguns minutos de configuração.

Possui ferramentas variadas. Porém,  só tem versões em inglês. Contudo o menu é bastante fácil por conter muitos gráficos.

3- Canva

Neste aplicativo você pode criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.

Além disso, neste aplicativo você tem muito recursos de imagens, fontes, modelos e ilustrações.

4- GoConqr

a GoConqr é a única plataforma totalmente em português. Esta plataforma consiste em um conjunto integrado de ferramentas para criação de conteúdo.

Contudo, os recursos disponíveis estão na modalidade pro. A propósito, esta plataforma disponibiliza gratuitamente a possibilidade de criação de vários tipos de materiais.

5- MindMeister

Este aplicativo permite fazer mapa mental de forma totalmente gratuita. Portanto, a ferramenta possui vários modelos prontos para personalizar com suas informações.

No entanto libera a criação de um modelo branco. A criação de tópicos e subtópico nesta plataforma é ilimitada. Além disso, você pode utilizar balões, linhas e textos.

6- Padlet

basicamente, este aplicativo é um mural colaborativo. Ou seja, nele você cria mapas com uma série de modelos predefinidos. Ele é um serviço baseado em nuvem. Que hospeda uma plataforma web colaborativa.

A sua utilização em grupo acontece em tempo real no qual os usuários podem fazer upload, organizar e compartilhar conteúdos em quadros de avisos visuais chamados “padlets”.

Gostou das dicas? Temos certeza que você também mais aproveitar essa outra: 11 livros de Marketing Digital para iniciantes

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *