Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Um dos seus objetivos é gerar valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios. Contudo, é importante lembrar que o bom conteúdo não é focado só em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê. Logo, as vendas são apenas consequências desse processo.

As cinco etapas da estratégia

É a etapa em que o plano deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas.

1 – Planejamento

A partir do momento em que você desenvolve a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido uma vez que você sabe a quem direcioná-los.

2 – Elaboração da persona

Os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, desde que sejam pertinentes ao seu público (por exemplo: blog posts, ebook, email, vídeo etc).

3- Criação de conteúdo

Diz respeito ao processo de promover os conteúdos nos canais em que a persona se encontra como redes sociais e listas de email.

4 – Distribuição

Por fim, analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO, é essencial para ter certeza de que as ações estão funcionando.

5 – Mensuração de resultados

A metodologia Inbound

O Marketing de Conteúdo está dentro do Inbound Marketing que – por sua vez – é qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva. Os princípios do Inbound fazem toda a diferença na estratégia de conteúdo. Eles são:

Por meio de conteúdo relevante, o Inbound atrai visitantes interessados no negócio.

1 – Atrair

Aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas.

2 – Converter

É o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda, pois o lead está interessado no seuproduto ou serviço.

3 – Vender

O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente.

4 – Encantar

Quais são os benefícios?

A melhor forma de colocar o seu site nos primeiros resultados dos mecanismos de busca é produzindo conteúdo relevante.

1 – Aumenta o tráfego do seu site

A produção de conteúdo contribui para que mais pessoas reconheçam sua marca e conheçam os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece.

2 – Gera brand awareness

Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento.

3 – Aumenta o engajamento

Produzir conteúdo que responde às dúvidas dos clientes é uma ótima forma de educá-los para que eles tomem a decisão de compra por si mesmos. Assim, será possível quebrar objeções e aumentar sua satisfação.

4 – Educa o mercado

Para gerar mais vendas é necessário focar a sua produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.

5 – Gera vendas

Para enviar o conteúdo certo com o objetivo de transformar os visitantes em oportunidades, é preciso, antes de tudo, obter informações sobre eles.

6 – Impulsiona a geração de leads

Lifetime-value (LTV) é o valor total que um cliente gasta em sua empresa como um todo. Todo dono de empresa sabe que é mais barato vender de novo para um cliente atual do que trazer um novo cliente.

7 – Aumenta o lifetime-value

O CAC é uma métrica que aponta o valor que você investe nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente. O objetivo das empresas é que seu CAC seja o mais baixo possível. Contudo, como essa tarefa nem sempre é fácil, uma boa opção seria criar estratégias de Marketing de Conteúdo.

8 – Menor custo de aquisição de Clientes