Benchmarking é o processo de análise das melhores práticas adotadas por empresas de um mesmo nicho. O objetivo dessa análise é monitorar a concorrência para comparar os resultados e incorporar os métodos mais eficientes. Usar essa estratégia no seu negócio pode ser uma ótima maneira de responder a questões que todos os gestores fazem, como: “Os resultados que estou alcançando são satisfatórios?”; “Como estou me saindo em relação à concorrência?”.
Benefícios do benchmarking
Ao analisar a concorrência, é possível descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto, e isso pode agregar muito ao seu negócio.
1 – Descobrir práticas de sucesso
Através do estudo das práticas de outras empresas, fica mais fácil desenvolver um plano com novas estratégias e habilidades que farão a sua marca crescer.
2 – Planejar novas estratégias
Isto é, perceber o que faz sucesso e sair à frente dos concorrentes por causa disso.
3 – Identificar novas tendências
Ao melhorar o conhecimento que a organização tem de si mesma, é mais fácil aprimorar processos e práticas empresariais.
4 – Conhecer melhor a organização
Uma vez que outras empresas já atingiram o objetivo que a sua empresa deseja alcançar, fica mais fácil para a sua equipe entender que é possível realizá-lo.
5 – Motivar sua equipe
Ao aprender com quem já passou pelos mesmos desafios, é possível reduzir os custos; aumentar a produtividade e ampliar a margem de lucro.
6 – Reduzir custos
Estudar a concorrência permite que você veja o mercado de forma mais ampla, e isso é muito positivo para o crescimento de uma empresa.
7 – Maior conhecimento do mercado
Benefícios do benchmarking
Selecione um determinado problema que a empresa esteja enfrentando e, então, defina métricas e dados que possam ser comparados com concorrentes. Para isso, utilize como fonte de pesquisa artigos; blogposts; estudos; reports; base de dados etc.
1 – Faça pesquisa de campo
Ir a eventos é uma ótima forma de gerar motivação. Ao participar, você está tentando encontrar uma solução para um problema, assim como a maioria das pessoas que estão ali. Além disso, é possível criar uma rede de relacionamento com outros empresários do setor, e até concorrentes, para investigar o que estão fazendo.
2 – Compareça a eventos
Para entender como uma empresa funciona, nada melhor que acompanhá-la de perto. Desse modo, faça visitas presenciais. Além de ser uma ótima forma de vivenciar a cultura e ver os processos em ação; esse método acelera o seu aprendizado e expande a sua rede de contatos.
3 – Realize visitas presenciais
Em síntese, as mentorias podem ajudar o seu negócio a entender quais os próximos passos tomar ou a resolver gargalos no processo. Dessa forma, elas são uma ótima oportunidade de alavancar os resultados da sua empresa.
4 – Faça mentorias