As estratégias de Marketing de Conteúdo são um conjunto de ações colocadas em prática com o objetivo de engajar o público-alvo de um negócio por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes. O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta de atração de clientes. Contudo, o seu foco não é apenas vender. Ele também está interessado em trazer algum benefício para os consumidores. Conheça agora 8 estratégias de Marketing de Conteúdo que vão impulsionar as suas vendas online.

8 estratégias

Se você quer gerar tráfego qualificado, aumentar a sua audiência e criar um relacionamento com o seu público, não pense duas vezes, crie um blog. Contudo, para que essa estratégia funcione, é preciso planejamento. É essencial elaborar um cronograma de conteúdos que sejam relevantes para o seu público.

1 – Crie um blog para o seu negócio

Identifique os interesses do seu público e faça posts nas redes sociais divulgando os seus conteúdos e produtos. Isso aproxima os consumidores e fortalece a sua marca, gerando mais tráfego para o seu site e mais oportunidades de venda. Também fica mais fácil entender as dores e necessidades da audiência, permitindo assim que você tome decisões mais estratégicas.

2 – Gere engajamento com o público

Preste muita atenção no conteúdo das suas páginas de produtos, pois elas são fundamentais no processo de decisão de compra dos clientes. As otimize para oferecer as informações mais relevantes e úteis para os consumidores. Além de facilitar o processo de compra, isso evita possíveis frustrações com o pedido final.

3 – Otimize suas páginas de produtos

Investir em vídeos pode ser uma boa ideia. Existem várias possibilidades: você pode fazer tutoriais e dicas de uso dos seus produtos, bastidores da sua loja, filmagens com clientes e parceiros etc. Os conteúdos podem ser divulgados no blog e nas redes sociais, gerando mais engajamento com a sua audiência.

4 – Aposte no formato de vídeo

A página de FAQ (Frequently Asked Questions) é uma sessão destinada às respostas das perguntas mais frequentes dos usuários. Esse tipo de conteúdo é muito importante para o seu e-commerce. Reúna as principais questões recebidas nos seus canais de atendimento e coloque as respostas nesta página. Não se esqueça de ser objetivo e informativo.

5 – Crie uma página de FAQ

Aposte na produção de ebooks, webinars, templates e checklists que agreguem valor para o público. Essa é uma ótima forma de atrair e converter novos seguidores, pois você pode oferecer os materiais de forma gratuita em troca do contato das pessoas interessadas pelo conteúdo.

6 – Produza materiais ricos

Através do email marketing, você pode realizar ações para divulgar seus novos conteúdos e materiais, além de oferecer promoções e anunciar novidades. Segmente a sua base de contatos de acordo com seus comportamentos, histórico de compras e momento na jornada de compra. Assim é possível enviar emails mais estratégicos para diferentes públicos.

7 – Envie email marketing

Envie um produto da sua loja para o influenciador divulgar em suas redes sociais, mostrando como utilizá-lo no dia a dia. Mas, não se esqueça, o influencer precisa se conectar com os valores da sua marca. Além disso, o conteúdo deve gerar valor para o público, sem parecer forçado ou comercial demais.

8 – Influenciadores digitais