O live marketing é feito em tempo real, gerando uma interação direta com o público. Dentro dessa estratégia, ainda é possível aplicar o marketing de eventos, social, promocional e muitos outros.

O que é live marketing?

O live marketing é uma estratégia que aumenta a interação com o público. Além disso, envolve ações, eventos e campanhas que geram uma relação mais íntima com o público. Isso, é claro, com o objetivo de elevar as vendas e a retenção de clientes.

Como funciona?

Com o objetivo de estabelecer um contato direto com o público, existem algumas estratégias que podem ser usadas. Uma delas é a realização de feiras ou conferências. Dessa forma, os clientes podem dividir o espaço com especialistas da sua empresa, e conhecerem mais do que você pode oferecer.

Como funciona?

As famosas amostras grátis também são uma ótima opção de live marketing. Além disso, transmissões ao vivo através de redes sociais, como Facebook, YouTube e Instagram, também são boas opções. Logo, todas as técnicas que levam o cliente a se aproximar e conhecer sua empresa.

Outras ações que fazem parte

Atividade de merchandising; ação virtual, como lives em redes sociais; geomarketing; utilização de técnicas de vídeo imersivas, como o 360º; entrega de brindes ou amostra grátis; realização de congressos, feiras, exposições ou conferências.

Vantagem dessa estratégia

A principal delas é a aproximação dos clientes com a empresa. Isso gera mais confiança para a sua marca com os clientes. Como eles vão ter acesso a conteúdo valioso, eles podem até repercutir sobre a sua marca, se tornando advogados do seu conteúdo.

Como medir o retorno das ações

Para medir o ROI das ações de marketing, é necessário definir o objetivo daquela ação. Você precisa elencar quais são as suas prioridades. É vender mais? Gerar leads? Divulgar um produto novo? Aumentar a autoridade da marca? Gerar engajamento em redes sociais?

Como medir o retorno das ações

Seja qual for o principal objetivo, é a partir disso que você poderá escolher a melhor estratégia dentro do live marketing. Depois disso, fica mais fácil estabelecer os indicadores-chave de desempenho (KPI) para atestar o quão bem sucedida foi a estratégia.

Exemplos de ações

Um dos exemplos mais conhecidos das ações de live marketing são as exposições da Apple e da Samsung. Essas exposições acontecem de forma regular, sempre que novos aparelhos são lançados.