O SEO para e-commerce é o processo de otimização que possui o objetivo de colocar uma loja virtual no topo das listas de pesquisa. Isso significa que investir dinheiro para anunciar a sua página é apenas mais uma opção – uma vez que o processo se dá de forma orgânica. Além disso, apenas 10% dos cliques são destinados a anúncios. A maior parte das pessoas clicam nos resultados orgânicos. Nesse sentido, investir em técnicas de SEO pode ser essencial para o seu e-commerce, pois, quanto mais visitas a sua loja virtual receber, maiores são as chances de o seu número de vendas aumentar.

Melhores estratégias SEO

Uma lista consistente de termos relevantes para o seu negócio é o ponto de partida a partir do qual todo o resto se desdobrará.

Pesquise palavras-chave

1

Use palavras claras, evite símbolos especiais e não se esqueça do protocolo SSL, que dá segurança ao visitante.

Crie uma URL amigável

2

Essas informações são o seu cartão de visitas. Isso porque são elas que serão exibidas na SERP.

Crie título e descrição atraentes

3

Separar os conteúdos com marcadores H1, H2 e H3, ajuda o crawler a compreender com mais clareza qual é o assunto tratado pela sua página. Ou seja, use marcadores.

Hierarquize o seu conteúdo

4

Isto é, mantenha seus tamanhos sempre abaixo de 100kb e inclua a alt tag descritiva.

Fique atento às imagens

5

Os dados estruturados Schema.org também complementam o seu cartão de visitas e fornecem informações mais completas ao seu visitante. Não ignore esta etapa.

Estruture os dados

6

Ou seja, desde a descoberta do produto até a conclusão do pedido, entregue boas descrições.

Conteúdo para a jornada de compra

7

Para medir a recepção dos seus conteúdos, adote métricas de avaliação. Métricas como tráfego; taxa de rejeição; tempo médio na página ajudam a entender seu conteúdo.

Adote métricas de avaliação

8

Adquira links qualificados e relevantes de outros sites. Isso aumenta a autoridade e reputação da sua página nos mecanismos de busca, além de melhorar sua posição de forma orgânica. Contudo, não esqueça de que você também precisa apontar links para endereços externos. Mas, claro, desde que eles levem para páginas de qualidade.

Adote estratégias de Link Building

9

Erros do SEO para e-commerce

Conteúdos copiados, seja de outras páginas, ou até mesmo dos fornecedores ou fabricantes dos produtos, dificulta o trabalho do mecanismo de busca na identificação de qual endereço é mais relevante. Por isso, sempre faça conteúdos originais e exclusivos para a sua loja.

Conteúdo duplicado

1

Sabe quando você entra em uma página e aparece a notificação “erro 404”? Esses são os links quebrados, e eles podem comprometer a passagem do crawler.

Links quebrados

2

O Google condena essa prática, o que pode desencadear punições graves para a sua página quando identificada.

Compra de links

3

Ferramentas para SEO e-commerce

Essa é uma ferramenta gratuita que oferece ideias de palavras-chave, visão geral do domínio, volume de busca, tráfego, etc.

Ubersuggest

1

O Semrush, apesar de pago, oferece dados e informações, palavras-chave, tráfego e relatórios específicos sobre SEO.

SEMrush

2

O Ahrefs é imprescindível para quem deseja fazer análises profundas sobre backlinks e concorrentes.

Ahrefs

3

O Screaming frog simula o robô do Google e faz uma auditoria completa nos sites, gerando dados muito relevantes na hora de identificar falhas técnicas.

Screaming frog

4

Por sua vez, o Pingdom analisa a velocidade de carregamento de uma página e ainda oferece a possibilidade de compará-la com seus concorrentes. A ferramenta ainda traz dados sobre o que deve ser corrigido para que a velocidade do seu site possa ser turbinada.

Pingdom

5